V
I
D
CRUZ A DAS
S
E
OPOSTASSATSOPO
''A vida e' uma peca de teatro que nao permite...
ensaios.
Por isso, cante, chore, dance, ria e viva
intensamente, antes que a cortina se feche e a
peca termine sem '' aplausos ''.
--- Charles Chaplin.
Na entrada da tenda lia-se :- "" Leio sua vida, passada,
presente
futura
--Mde. Zoe' ""
E Madame Zoe' leu na bola e depois no tarot que minha vida
no passado tinha sido muito '' rica'', eu fui um poderoso '' chefao''
me dizia ela, e eu acreditava? ...acreditava nada...ria dela isto sim
e que no presente minha vida seria '' cruzada'' com uma mulher
linda mas muito pobre, analfabeta, crua para a vida e que neste
nosso ''' cruzamento'' eu deveria eleva-la, educa-la em todos os sentidos porque no futuro ela e' que '' me enlevaria'', me colocaria nas nuvens...e eu a amaria muito....e eu rindo, fazendo
chacotas de Mde. Zoe'....paguei, sai da tenda e fui seguindo pelo meio da feira....feira agricola, enorme, multidao..shows, diversao.
E o atirador de facas atirando umas facas enormes na pobre
mulher, depois passou a atirar machados e por final umas facas com fogo nas pontas, terminou e foi aplaudido, eu horrorizado e mais um montao de gente tambem...nao aplaudi nao, mas tambem nao vi o rosto da moca..quem olharia? olhavamos para as maos do atirador e a moca? tinha uma venda nos olhos...corajosa!!!
Andei...andei...e na volta passei pelo local das facas....escutei solucos, um choro doido , entrei, o local vazio, apenas vi, de costas, a moca das facas...chorando, fui chegando, pigarriei...hum hum...ela se virou...que rosto...que linda....que boca...quantas lagrimas...me viu...eu viu...gostei, me amou....limpei as lagrimas, peguei pela mao, saimos...me contou:-
Ele me dispensou...diz que nao sirvo, que tenho medo na hora das facas...que tremo, que me mexo e ele fica nervoso e pode errar...ja' contratou outra....me tirou de casa la' no interior, tao longe estou...como voltar...nem ler eu sei, como vou tomar um onibus? ele ja' me pagou, gastei, sobrou apenas uns trocados...
Me condoi...tive do'!!! e uma coisa que aprendi na vida...nao tenha do' de quem voce esta' interessado em amar...o do' e' maior que o amor...o amor nao vem quando se tem do'...e nao veio mesmo, apenas gostava...nunca amei, mas ensinei, eduquei, preparei, paguei, gastei...aprendeu, ficou fina e elegante, falava bem e com desenvoltura, sabia se apresentar e se portar, aprendeu etiquetas sociais...virou uma dama, pena que nao uma puta na minha cama!!!...e nem na de ninguem , e com minha ajuda se envolveu em missoes fora do pais...visitava paises pobres ou necessitados, mesmo nacoes ricas solicitaram sua presenca...dava palestras, orientava jovens, combatia as drogas e deliquencias...sua presenca era sempre uma alegria...tinha a alegria estampada na face , tinha alegria interna e tinha amor, por tudo e por todos, amava os animais, a natureza.....e me amava!!! eu apenas gostava.
Eu a via pouco, sabia de suas andancas pelo mundo atraves dos jornais, revistas e televisao....me mandava cartoes, cartas e poemas de amor...eu lia, descartava, jogava fora...algumas coisas nem lia...eram tantas..e com o tempo foi ficando distante e o tempo senhor da razao passou depressa e meu cabelo embranqueceu....o dela quase!!!
Houve um jantar de gala em minha homenagem e ela viria.
Veio, eu a vi ....ainda era linda, nao era mais pobre, nao era mais analfabeta e nem era mais crua para a vida...era linda, rica, educada e fina, e da vida conhecia '' quase '' tudo..e eu a amei assim que vi...e senti em seu olhar....me olhou de um jeito tao diferente....tao estranho e eu soube....'' ela tinha do' de mim...agora era ela...e quem tem do' nao ama...apenas tem do' ""
Mas nao demonstrou este '' do' '' de mim...disfarcou bem, ate' discursou em minha homenagem...disse tanta coisa bonita, tanta coisa boa e linda.....me '' elevou '' 'as alturas...e ai me lembrei de Mde.Zoe'....'' ela no final te '' enlevara''...realmente
Ela me enleva....eu a amo....ela? quem sabera?.
Na saida do jantar me dizia, sem saber da '' premonicao'' de Mde.Zoe', que nunca lhe contei sobre isto , :-
'' Nossas vidas um dia se cruzaram....nos nunca nos cruzamos....nossos caminhos sim , entretanto tivemos vidas opostas...nossos caminhos sempre foram em direcoes contrarias ""
Dei um suspiro fundo, me agaselhei contra o frio da noite, coloquei as maos nos bolsos do casaco, pesado, ela me deu o braco...me senti nas nuvens, me senti tao bem...eu estava tao
'' enlevado'' por ela que '' flutuava''...e ela me '' carregava '' de tao leve que eu estava....fomos para minha casa e apos tantos anos se entregou a mim....me '' enlevou '' mais uma vez...acordei
nao tinha mais ninguem...tinha ido embora, o dever, la' na India, a chamava...foi, fiquei....
Enlevado. Danada de Mde.Zoe'!!!
*********************************
Que vida ferida...partida...medida...vencida...que vida vivida e tao querida!!
Que vida cruzada...chamada...cantada...que vida passada!!!
*********************