A DIFÍCIL ARTE DA SEPARAÇÃO

Aquela terça-feira iria ser um dia difícil para Jorge. É sempre muito complicado acabar uma relação. Parece que uma parte da nossa vida vai embora, perde o sentido de existir. E, na verdade, é isso mesmo. A separação nos separa de algo a que estamos acostumados, quer gostemos ou não. Mas, é necessária. Jorge pensava nisso. Jorge sentia isso naquela terça-feira, enquanto estava sentado ao sofá, esperando Sofia chegar do trabalho.

Sofia estava fechando o caixa do supermercado, enquanto pensava na pedreira que iria encarar quando chegasse em casa. De certo modo a necessidade da separação já era um consenso entre ela e Jorge. Ambos concordavam que o fim tinha chegado. Faltava só a coragem de oficializá-lo. Tarefa árdua. Sofia fazia as contas automaticamente. Sentia que um paredão a esperava quando tivesse que encarar Jorge na hora do tchau final.

Aquela terça-feira parecia que não iria terminar nunca. Sofia pegou um táxi. Queria chegar logo em casa, acabar com o suplício. Não aguentaria ficar daquele jeito em um "nibus lotado na hora do rush. Jorge preferiu não jantar. Fez uma vitamina de banana. Sentia um bolo enorme na garganta e não passaria nada sólido. Mas precisava continuar de pé após a dura conversa que iria ter com Sofia.

Finalmente Sofia chegara em casa. Jorge, no sofá, levantou-se para cumprimentá-la e não a chamou mais por Fia. Engraçado essa coisa de separação: nos minutos finais, os casais adotam como que por instinto atitudes formais um com o outro. Mudam logo a forma de tratamento. Já preparando o cérebro para assimilar a nova condição de pré-separados.

Jorge foi quem começou: ‘Precisamos conversar, não é?’. Sofia só balançou a cabeça. Para quebrar o gelo, ele resolveu falar amenidades. A previsão do tempo, o calor, o frio, a comida que estragou na geladeira. Sofia, por sua vez, engatou na conversa. Falou do dia no supermercado, nos pré-cozidos novos que chegaram, na facilidade que eles proporcionam no dia a dia. Ao fim de uma hora de conversa, descobriram que gostavam de comida tailandesa. Foram para a cama.