O NOVELO
Pedro é casado com Luíza, mas ama Tereza, que ama Amadeu, que sente tesão por Silvana, que pensa que ama Maria, mas é só carência de amor de mãe e na verdade ama o primo Alceu. Só que Maria, que conquistou o pseudo amor de Silvana, ama Natália, que é apaixonada desde criança pelo professor de literatura Ronaldo, que é casado com Dora, que é professora de inglês e dá aula a Luíza, aquela que é casada com Pedro.
Apesar de amar Tereza, Pedro, aquele que é casado com Luíza, tem um romance secreto com Marlene, a dona do curso de inglês onde Dora trabalha. Só que o romance não é tão secreto assim. Ronaldo, que é casado com Dora, ouviu-a comentar que a chefe dela tem um caso com um homem casado e partilhou essa informação com Alceu, aquele primo de Silvana pelo qual ela é apaixonada e não sabe.
Deu a maior confusão porque Alceu, que adora uma fofoca, contou isso na barbearia, mas não percebeu que Pedro também estava lá e ouviu tudo. Furioso com o comentário, mas sem poder fazer nada para não dar bandeira, Pedro foi tirar satisfação com Marlene, a sua amante que é dona do curso de inglês onde Dora trabalha e também onde Luíza, a esposa traída, estuda. Marlene negou que tivesse comentado com alguém, mas Pedro não acreditou. Desencantou-se com Marlene e acabou o romance.
Até que um belo dia Luíza, a esposa de Pedro, ficou sabendo do boato lá no curso de inglês de que a dona estava tendo um caso com um homem casado. Mas não tiveram coragem de dizer a ela que Pedro, o seu marido, era uma das partes envolvidas. Dora, que gosta muito de Luíza, ficou com pena e começou uma amizade com ela.
Luíza acabou se aproximando de Dora e passou a frequentar a casa dela. O professor Ronaldo, marido de Dora, quando conheceu Luíza, a mulher traída, ficou encantado. Uma mulher jovem, linda e meiga. Diferente de Dora, que tem o temperamento forte. Passou a cortejá-la, sem nem Luíza nem a esposa perceberem. Comentou com o amigo Alceu, que adora uma fofoca.
Alceu não se conteve e revelou o segredo de Ronaldo. Comentou com a prima Silvana, aquela que gosta dele (de Alceu) e não sabe, que, por sua vez, disse a Maria e esta comentou com o seu amor platônico, Natália, aquela que é apaixonada justamente pelo professor Ronaldo. Enfurecida por estar sendo preterida do lugar de amante, Natália deu um jeito de a notícia chegar a Dora. Dora, a princípio, não acreditou. Mas depois, com o passar do tempo, flagrou os dois - Ronaldo e Luíza - numa sorveteria. Já estavam tendo um caso!
Sem pestanejar, Dora, que nem conhecia Pedro, a não ser pelo boato do caso dele com Marlene, a chefe dela, foi na casa dele e revelou tudo. Disse que Ronaldo, o marido dela, estava tendo um caso com Luíza, a mulher dele. Pedro ficou surpreso, mas só. Dora ficou decepcionada. Incitou-o a acabar com aquela história, mas Pedro disse que já estava querendo se separar porque finalmente Tereza, aquela que ele amava mesmo estando casado com Luíza, havia aceitado sair com ele. Só que Tereza tem um namorado e ninguém sabe. É um marinheiro que só vive viajando e por isso não entrou nessa história.