As Três Rosas Amarelas

As Três Rosas Amarelas

Sergio não acreditava mais no amor. A decepção que passara ha alguns anos atras foi suficiente para ele não confiar em outra mulher. Tinha medo de voltar a sofrer outra decepção amorosa.

Com isto, passou a viver sem objetivo definido. Seus dias eram vazios e ele os preenchia com o trabalho; e as horas de lazer com atividades que não comprometessem os seus sentimentos, principalmernte aqueles que envolvessem qualquer risco de voltar a amar outra vez.

Pessoa agradável, aparentemente muito lógica e racional, era um companheiro para tudo: festas, esportes, camping. Não tinha diversão preferida.

Era só telefonar, e ele sempre estava disposto a colaborar com um amigo ou amiga; para uma exposição, conferêmcia, teatro, ou até mesmo missa ou velório.

Extremamente social, não esquecia as épocas festivas e evitava a solidão, pois nela ele se encontrava com o Sergio que realmente era ; vazio, sofrido e infeliz e, porque não dizer, covarde.

Três moças diziam amá-lo profundamente, e que se co1ocavam competitivamente para conquistá-lo, com a intenção de casamento. Fingiam desconhecer que ele namorava as três. O mais incrivel é que elas se conheciam e mantinham um relacionamento relativamente cordial para serem concorrentes.

Galanteador, irônico, Sergio tinha por hábito oferecer a elas, em momentos oportunos, uma rosa vermelha.

Elas consideravam uma brincadeira quando ele dizia: no dia em que algumas delas recebesse uma rosa amarela, significaria a sua despedida, que jamais seria encontrado, para senpre; não que ele fosse se suicidar, mas mudaria para outro lugar, ou até mesmo deixaria o país definitivamente, enfim sumiria.

Nunca prometeu a nenhuna delas casamento. Era como se brincasse, levando aquelas três namoradas como um passatempo. Elas conheciam, ainda que superficialmente, o problema da sua grande frustração, não que ele houvesse contado, mas essas coisas sempre se divulgam.

Não tinha nenhuma queixa contra ele. Individuo sempre educado, nunca exigia nada de nenhuma das três, nada reclamava, não demonstrava ciume , a não ser aquele para agradar a vaidade feminina.

Mas, uma delas, Sergio descobre um dia que ama. E a sua defesa ao problema de uma possivel decepção o apavora. E ele só tem uma solução fugir enquanto é tempo.Mas não poderia abandonar só uma.

Decide enviar as rosas amarelas para as três, imaginando que talvez fosse um meio ainda que pudesse provocar certa frustração, verificar qual era o real sentimento de cada uma delas.

Enviou as rosas, após ter deixado o apartamento e seguido para uma casa de campo, onde ha alguns meses atrás ele havia aberto urna excessão levando Rachel (a que começou a amar), para passar um fim de semana.

Ninguem mais conhecia esse retiro onde ele se escondia para ter um encontro consigo mesmo.

Ao receber a rosa, Regina se desesperou, mas, alguns momentos depois, achou que foi melhor assim, ja que ela tinha perdido as esperanças em casar-se com o Sergio.

Beatriz faz uma cena, e quam a visse diria: -“Pobre criatura , ela realmente amava o Sergio”. Mas na realidade, ela se sentiu ferida na sua vaidade de mulher extremamente bonita, e não admitia o fora que estava levando, ja que era bastante procurada, e tão procurda que só no segundo telefonema de um admirador, aceitou o convite para uma saída a fim de minorar o seu “profundo sentimento“ pelo desaparecimento de Sergio..

Rachel, menos dramática, derramou duas lagrimas, que rolaram mansamente pelo seu rosto simpático, terno e extremamente expressivo.

Caiu sobre ela, um silêncio profundo, como se o tempo tivesse parado, sendo impossivel aceitar a realidade.

Passou e noite acordada, entre leves cochilos. Ela pela manhã teve um impulso: foi até ao retiro onde passára momentos maravilhosos com Sergio, maravilhosos para os dois, porque Srgio amou-a intensamente. Foi nesse encontro que Sergio, com receio de uma novas decepção, decidiu fugir antes que fosse tarde de mais.

Rachel, encontrou-o sentado à beira da piscina quando se olharam e nada foi preciso ser dito, estava claro que ele dessa vez não se decepcionaria.

.

Registro na Embrafilme sob o nº 0446