musica que estou ouvindo enquanto escrevo "" Carinhoso"" com Marisa Monte...como Marisa Monte disse...Carinhoso e' a musica que os brasileiros mais lembram quando perguntados sobre isto...entao?...entao??/ aqui vai....
foto
: Casa de Repouso Santa Luiza de Marilac em Itabirito MG....incrivel, depois de escrever o texto, pesquisando uma foto para  '' alegra' '' meu texto me deparo com esta dai....se encaixa direitinho no texto...leia e confira!!


ESTE NAO E' O MEU LAR..mas, e' o meu lugar?



                Casa= tijolos, cimento,areia, pedras...frias, casa... vazia, continua sendo casa, venha quem vier morar continua sendo apenas, e so', somente, ...uma casa !!!

                    Lar= gente, humanos, criancas...pardais, filhotes, gatinhos, cachorrinhos...passarinhos, canario amarelinho...musica, almoco em familia, cama gostosa, aconchegante, quentinha nas noites de frio...pe' com pe' entrelacados...amor com jeito de pirata...lar....para ser lar quanto sacrificio, quanto amor...ilusao, quimeras!!!

                   ....Uma casa pode ser , e deve,  se transformar em um lar....nunca, nunca, um lar se transforma em uma casa...a reciproca neste caso nao e' verdadeira...sempre tem!!!

                   Lar e' amor,.....casa e' pedra, tijolo, frieza, dinheiro, poder...seducao!!!

                   Castelos, mansoes, casas caras, casebres, barracos....materia, material , valor do imovel..compra...venda...negocios...lucros...milhoes...ate' por um barraco se mata....apenas $$$$$$

                   Ela ve ...ele ve...coracao bate forte, desejo...amor..casas comigo?...sim....entao no poder por Deus em mim investido...marido e mulher/esposo e esposa...lua de mel...a volta para a...a....casa..ainda nao e' um lar,mas fica sendo casa para sempre?...nao!!! 

                   O amor vai transformando aquela casa em um lar...aos poucos,  pimpolhos chegando, arrulhando estao tambem os filhotinhos da pomba rola...do bem-te-vi, do fogo-apagou..no beiral da casa, mas o ninho deles ja' e' um....  lar.....e cantando ...chilrreando para os moradores do novo ...lar

                  Casa e lar...quanta diferenca!!1

                  Lar doce lar...e nao casa doce casa, que tijolos nao sao feitos de acucar e nem de gengibre....lar sim. lar e' feito de ....algodao doce?....suspiros?...bolinhos? quais?..cheiro de tempero? alecrim? adivinhei....lar tem cheiro e sabor..de amor.

                  E, pensando assim, Germano, o Mano,.....tinha este apelido desde que nasceu , a avo', alema~ la' da Westphalia nao sabendo pronunciar o nome todo...chamou...Mano, e Mano ficou.....,e pensando tudo isto sobre casa, lar...sentadinho, quietinho tomando o sol da manha na varanda do que agora era seu lar...lar!!! 

                  ""...este nao e' o meu lar, meu lar era so' meu...este Lar dos Velinhos e' de todos...sao todos moradores do mesmo lar...lar dos incapacitados....mas, meu Deus, eu nao sou incapacitado...minhas maos nao tremem, caminho com facilidade, enxergo bem, minha saude e' perfeita  entao, como posso ser  '' incapacitado" ?... 

                   "" e uma musica ao longe se ouvia, era la' no salao das refeicoes, sempre havia musica por la' para alegrar um pouco o ambiente...salao enorme, frio, muitas mesas, muita gente ao mesmo tempo , no cafe' da manha~ lotado, das 7 ate' 9,30...depois vazio, vazio.....no almoco , das 11 ate 1 da tarde, de novo lotado....vazio ate' as 5,30 /7.00...e assim era...lotado mas sem calor..vozes mas nao se ouvia nada...so' um burburinho..vazio, parecia um mausoleo, um museu vazio..""este e' meu novo lar , ou seria casa?""...continuava pensando Germano.

                   Germano foi musico a vida inteira, pequeno ainda ja' tirava "" lascas "" no sax e nao parou mais...ser saxofonista foi sua vida...a musica veio assim o'''...do coracao e do coracao tocava...alegrava, tardes dancantes, noites com champanhes borbulhantes, gafieiras matreiras, malandras madrugadas..carnavais sensuais, provocantes carnavais, ....enchentes de '' pimpolhos'' la' por novembro/dezembro...nove meses apos o carnaval, todo ano a mesma coisa, os cartorios tem muito, muito servico de novembro para a frente....e as maternindades entao!!!!                 

                    E em um carnaval Mano conheceu Adelia, a colombina dela se rasgou bem em frente ao palco onde ele tocava, ele ate' errou a nota, ela enrubesceu, vermelha ficou e sorriu...sentou no chao em frente ao palco, sabia....'' ele vira' """...e ele veio, deu um no' na blusa da colombina e um pierro ja' foi levando Adelia embora e  ele, Mano,  que nem era arlequim ficou com o coracao dela ...na mao...e dois meses depois entregou, la' no altar da catedral...foi lindo o casorio!!!

                    Adelia era professora do normal, uma mestra maestra ensinando outras a serem tambem  mestras maestras, e maestra Adelia conduzia bem a orquestra do novo lar...e nas noites calmas, quietas, ficava ouvindo, com paixao o som que saia do sax...e quem tocava era o '' meu Mano, o meu Germano"" velhinha ja' e se lembrava tao bem....filhos tiveram, quatro, dois rapazes, duas mocas, e gatos, cachorros e periquitos...e pardais?..centenas vinham '' ciscar'' migalhas do farelo de pao...Germano adorava ve-los brigando por isto e quando tomavam banho de areia...que graca!!!....era um Lar!!

                    A vida, o furacao vida, passa levando a vida no roldao, para la' longe na imensidao...e vidas vao e vem...e mais vao do que vem...e Adelia se foi, os filhos tambem foram viver suas vidas e Germando foi para a casa...a casa dos Velinhos...ou seria um Lar, dos velhinhos?.....improvavel!!!

                    Germano reconheceu a musica que tocava ao longe..."" Carinhoso""..Pixinguinha....o mestre maestro..e fechou os olhos...Adelia amava quando eu tocava esta musica...e eu gostava de tocar porque sabia que ela gostava...fazia um pouco de cu' doce , que era para dar mais sabor, mais tempero....toca Germano, que coisa!!!  custa?...toca va'...toca e te faco um chamego...e fazia, no rosto e na cabeca '' cafune'''...e eu tocava , com gosto, com alma.....Caprichoso Carinhoso!!!...

                    Deitado, descansando depois do almoco, decansando para que?, pensa Germano, e ve em cima do armario o estojo do sax, levanta, apanha, tira e tira as primeiras notas do Carinhoso e vai aumentando...aumentando....e som maravilhoso se esparramando pela  casa dos velhinhos e alguns se levantam tambem, saem pelos corredores...e o som carinhoso do Carinhoso ecoando pela casa toda....os que podem se locomover vem vindo...e Germano vai saindo, vai tocando, vai em direcao ao salao...funcionarios param, olham admirados...

                    Seu Germano?....tem certeza?...e' ele mesmo?...como?...toca tao bem?...que linda musica, que musica e'...Carinhoso?...nao conheco...ahhh bom...antiga, porisso..mas e' linda.....voce sabe a letra?....canta entao um pedacinho...que vergonha que menina...canta ai, vai...comeca....isso!!!

                    "" Meu coracao bate feliz quando te ve.......

                     Dona Zuma?....quem diria a senhora dancando? e a senhora D.Ligia...tambem.....e algumas se deliciando, outras dancando e D.Neusa, a diretora so' apreciando...e pensando:-

                    "" que danado....tenho que arrumar um jeito agora de coloca-lo tocando na festa de aniversarios do mes...""...e foi indo na direcao dele...Seu Germano?.......tocou e tocou lindo!!!

                    Valter, tinha sido magico na vida, circos famosos, clubes, viagens , Paris, Nova York.....foi um sucesso tambem...e D.Neusa se maravilhando...
 
                     Pedro, o vo Pedro...poeta?...declamador?...ledor de historias e estorias para os moradores da casa?...sim, vo Pedro agora lia, lia  e velinhos e velnhias ouviam...e sonhavam, com unicornios brancos com asas, passaros azuis que falavam..borboletas magicas...poesias de amor com dor..para rimar...e como gostavam!!!

                      E outros e outras...ahhh D.Marcilia, bailarina classica, jaz, sapateado e ate' danca irlandesa....ja' tinha treis ou quatro ensaiando passos com ela...e Kioko, japonesa maquiadora ensinando beleza, cortando cabelos, deixando na moda...

                      E no baile anual, com direito a desfile de moda e tudo, seu Mano, o Germano e seu sax alegrando a festa...tocou pouco, e nos intervalos ''solava'' e o povo adorava...magico tinha tambem...e contador de estorias e causos tambem...e dancando todos estavam , menos alguns e' claro, e se vissem olhos e bocas bem pintadas que estavam...lindas!!!...pareciam uma familia, e eram...entao...entao...

                     Se uma casa, de tijolos frios...tem uma familia dentro dela e esta familia e' feliz...esta casa vira , passa , se transforma ,em um? ...em um?..isto, em um LAR...

                    Germano chegou a conclusao que sim tambem...ontem foi a primeira noite , depois que Adelia se foi que dormiu, dormiu?..sei!!!... com outra mulher...a sua mulher, sua esposa agora...a Adelcia...ate' no nome e' parecida...e' bem parecida com Adelia, mas nao e' Adelia nao....e' briguenta, tem ciumes dele e do sax entao!!...mais do sax dele do que dele proprio...o sax esta' bem ativo, atrai multidoes de mulheres ao redor dele, do Mano, do Germano...""do meu Mano, do meu Germano""....credo!!! pensa o Mano, ate' nisto sao parecidas....e sai para mais uma vez tocar...tocar a Valsa do Adeus....ou seria a Valsa da Despedida?..afinal hoje e' 31 de dezembro e meia noite sem esta cancao nao tem ''virada '' do ano nao!!!

                      '' Adeus amor eu vou partir......

=====================================
                    

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 09/02/2010
Código do texto: T2077086