Humildade e fé

= Humildade e fé =

“Hilu, quando jovem, era amigo inseparável de Nestor. Tinham semelhantes idéias e as mesmas aptidões. Quando atingiram a adolescência, ambos sentiram uma grande vocação para a vida sacerdotal. Foram para o seminário na esperança de permanecerem sempre juntos. Hilu, em pouco tempo, se destacou pela facilidade com as palavras, mostrando que seria mesmo um bom sacerdote. Nestor, ao contrário de Hilu, apesar de humilde, era limitado, na certa não conseguiria ser um padre. Foi, justamente, o que aconteceu, HiIu ordenou-se padre; Nestor não conseguiu. Mesmo assim, continuaram amigos inseparáveis. Todas as vezes que padre Hilu celebrava uma missa, Nestor estava presente, sentado bem na frente, admirando seu amigo.

A cada dia, a fama de padre Hilu corria, já atravessando fronteiras. Cada vez que pregava, mobilizava os fiéis com tamanha sabedoria. Nosso amigo chegou a ficar tão famoso que começou a se esquecer daquele amigo que sempre o acompanhava. Certa vez, foi convidado a pregar para uma multidão de fiéis em um país vizinho. Sua vaidade sobrepôs sua humildade e, quando subiu ao altar, sentiu um tremendo vazio que foi o seu primeiro fracasso. Dias depois, viveu o maior sonho que um padre poderia sonhar. Foi convidado a pregar na praça São Pedro, no Vaticano. Com todo o entusiasmo de quem esperou anos, por tão sublime momento, preparou incansavelmente para corresponder a todas as expectativas. Infelizmente, mais uma vez, fracassou. Sentido-se derrotado, triste e solitário, lembrou-se de Nestor.

_ ‘Onde andará meu fiel amigo, não sei por que o desprezei, deixando-o entregue à sua própria sorte.’

Decidiu ir em busca daquele fiel escudeiro. Ao chegar em sua terra natal, foi à casa de Nestor. Chegando lá encontrou enfermo o seu grande amigo. Este, ao vê-lo, ficou emocionado. Começaram a conversar e então, o velho amigo perguntou ao padre:

_Amigo, você fracassou?

_Sim, meu irmão, acho que a fonte de minha inspiração secou. Hoje, estou certo de que você era esta fonte.

_É, caro amigo, formávamos uma grande dupla, enquanto você falava, eu, ali na frente, orava pedindo a Deus por você. E abraçaram-se chorando, prometendo, um ao outro nunca mais se separar.” "A humildade é o mais alto degrau da sabedoria"

Tonho Tavares

ANTÔNIO TAVARES
Enviado por ANTÔNIO TAVARES em 25/01/2010
Código do texto: T2050381