UM ROMANO....UM MEDICO


                    Lucas!!!.....Lucas!!.....que menino!!!!, nunca esta' por perto quando preciso dele...Lucas!!!...ahhh!!estas ai heim?....preciso de agua Lucas, vai ate' a cisterna, rapido Lucas....pare um pouco de ler..vai!!

                          E Lucas foi, rapido...rasteiro, voltou, despejou a agua na terrina onde sua mae mandou e voltou rapido 'a leitura das taboas que o escriba lhe tinha dado...as de hoje eram sobre pessoas, gente pobre, doentes que necessitavam de ajuda...de socorro.

                           E Lucas, nos seus doze anos, nunca tinha ainda lido nada assim...deste pequeno se interessava pela natureza, pelos animais, por historias onde criancas como ele eram o centro , o giro da narrativa..mas esta nao, desta vez o escriba , de proposito, estava introduzindo Lucas no mundo real, de gente de carne e osso....Lucas estava crescendo, e o escriba sabia....daqui para a frente Lucas iria saindo da infancia..aos poucos, entrando na adolescencia..se preparando para a grande jornada de sua vida...a medicina.

                            Lucia sabia onde sempre encontrar Lucas....alem dos muros da cidade, era longe, sua mae vivia ralhando....Lucia , nao passe dos portoes da cidade...e' perigoso, soldados indo e  voltando das campanhas...nao va'!!!..Lucia ia!!!

                             Lucia sabia como chegar onde Lucas estava, cortava caminho, ia rapida, corria....seus doze anos lhe permitiam...tinha as pernas longas, corria bem...era astuta...e seu coracao era de ouro, amava animais, amava gente tambem....sofria com injusticas...seu pai, um senador romano, vivia lhe contando casos la' do forum...muitas vejas Lucia chorava...e junto com Lucas se sentia bem..conversavam de tudo...e brincavam...

                             Lucia e Lucas eram filhos de familias amigas...o pai de Lucas , Duilio, um soldado romano, centuriao, tinha participado da campanha do Egito..lutou muito por la'..recebeu honrarias, comendas e agora pertencia a guarda do palacio do imperador...do Cesar...sua mae Nubia, era filha do pretoriano Laerte, um dos mais famosos de sua epoca, e Lucas, portanto, vinha de familia nobre.....Lucia, filha do senador Petronio  , e de Laila, sobrinha do imperador Ovidio, pai do atual Cesar....prima de Cesar,...Lucia descendia de cesares...tinha linhagem real!!!!

                             Lucas crescia no amor 'a natureza, aos animais, 'as pessoas...no sofrimento alheio, na cura..no fazer o bem sem olhar a quem....caiu nas gracas do imperador...e Cesar forneceu-lhe tudo...Lucas foi para a escola de medicina....se formou medico!!!

                             Lucia se formou mulher...linda, romana de estirpe...altiva, educada....sabia ler as tabuas, de leis e de injusticas....junto com seu pai, agia, lutava, ganhava, perdia...o imperador nao via com bons olhos...uma vez chamou Lucia no palacio, ela foi junto com seu pai, jantaram com o imperador..ele, veladamente, insinuou seu desagrado....uma mulher na luta da justica...nao via com bons olhos....apresentou 'a ela, Marco...um soldado de seu agrado...Lucia foi fria..distante....Marco arrogante!!!

                            De Lucas pouco se sabe neste periodo que esteve na escola de medicina, apenas que foi o mais brilhante aluno que por la' passou...se formou com honras...e seu unico pensamento era...Lucia...assim que me formar, casamos!!!

                              De Lucia muito se sabe neste periodo...foi a primeira mulher a estudar as leis romanas..foi a primeira portanto a se formar na escola da lei..de formar, acabar de redigir a lei...o direito romano.. materia ate' hoje estudada...contrariando o ditado..'' o que e' bom dura pouco''..o direito romano dura ate' hoje...terminou a escola da lei com laudas...e no senado foi recebida...primeira mulher senadora por Roma..cidade onde nasceu...cidade opulenta, rica..mas injusta....e Lucas chegou!!!

                                Quanta espera!!!...quanta!!! ..e agora chegou o dia...chegou finalmente o dia !!!...mas era o dia de Cesar tambem...nunca aceitou Lucia nos seus estudos, no senado....suportava...mas nunca apoiou...mulher no senado!!!...na tribuna!!! e enviando discursos inflamados..clamando por justica!!!...justica em Roma quem faz 'e Cesar.....

                                 Lucas foi enviado 'a Judeia...os soldados romanos por la' necessitavam de medicos..de ajuda, de socorro....Lucia foi impedida de ir, pelo Cesar...ordens imperiais...ficou, mas com uma condicao...." Cesar eu fico..mas nao me caso com Marco..."..Cesar, a contragosto aceitou...enviou Marco para a Galia, deu-lhe por esposa Giana, uma sobrinha sua ,e um dote de ouro, enorme..Marco foi satisfeito.....ambicao!!!

                                 E o trabalho de Lucas comecou...primeiro foi realmente com os soldados romanos...quantos, quantos doentes...fracos, sofrendo mais da saudades de casa do que de ferimentos no corpo..e foi se infiltrando na Judeia....na Galileia...e ali um dia viu...viu a luz...sentiu o poder...e soube na hora por que estava ali...por que tinha aceitado vir de tao longe..para isto...para ver e sentir a luz...o poder..a gloria...diziam que era o nazareno...que era medico tambem..que curava..que tinha poderes..e tinham a mesma idade ..trinta anos..e Lucas seguiu!!!

                           Seguiu e soube....tudo sobre o nazareno..seu nome, sua vida, suas curas....suas palavras....que palavras!!!..de tudo o melhor..as palavras....o que dizia eram verdades...eternas...Lucia precisa conhecer...precisa vir ver...vou dar um jeito de que ela venha!!!!

                            E Lucia veio....Cesar permitiu, achou oportuno...uma mulher, uma senadora de Roma, uma mulher importante e que sabia das leis ...iria se livrar dos pedidos da familia..."" permita Cesar que Lucia se case com Lucas..."""..era matar dois coelhoes com uma cajadada so'...tirava Lucia de sua presenca, enviava para Lucas..que se virassem por la' naqueles desertos, casassem se quizessem...e deu ordens expressas a ela.."" va'..e resolva questoes por la'...existem rebelioes e alguem esta' fomentando algo contra Roma, contra mim...coloque em pratica por la' nossas leis...nossos direitos..."   Lucia obedeceu....contente!...iria ao encontro de Lucas......chegou!!!

                           Lucas estava na frente da casa onde usava como tudo, moradia, consultorio, hospital..tirando agua da cisterna...Lucia vinha saindo da casa ajudando um paciente a caminhar...e viu um grupo grande de pessoas chegando...'' mais?..pensou...onde vamos colocar mais doentes....e de repente viu no meio do grupo...uma luz, um clarao...ficou sem visao...nada via para os lados..apenas via o centro do grupo..e viu....""ele ""..o nazareno...e soube...tinha que seguir....sua visao voltou, viu Lucas, viu quando o nazareno chegando por tras despejou em Lucas tambem uma luz...forte, Lucas se virando...e o nazareno o abracando....quem seria?

                        Por que ?...Cesar tinha medo do nazareno?

                        Lucia, agora na cama com Lucas pensava...o nazareno nao era nada daquilo que Cesar temia..era suave...falava bem, com calma, transmitia paz...certo era que falava coisas que era dificil entender..talvez por isso Cesar tinha medo..tinha medo do desconhecido e do que nao podia entender..todos temos!!..e dormiu, em paz, sorrindo, abracada 'as costas de Lucas...o medico !!

                         E Lucas seguiu...curando e seguindo o nazareno...Lucas curava o corpo...o nazareno a alma!!

                         Lucia nos embates com os antigos das tribos da Judeia...Galileia..Samaria...no comeco nao aceitavam uma mulher nas discussoes da lei...mas quem sabe , sabe  e quem sabe se impoe...a voz do saber fala mais alto...a verdade prevalece ...e Lucia era tudo isto junto...demorou, mas foi aceita!!!....em toda disputa era requisitada e Cesar soube!!.....queria Lucia de volta ao senado Romano...mandou que viesse!!!..Lucia , delicada, recusou...ele ainda insistiu mais uma vez..Lucia argumentou...ele desistiu!!...ela ficou!!

                             Era a epoca dos festejos...romanos sairam em busca...prenderam o nazareno...Lucas no desespero...Lucia foi chamada por Pilatos....que achas?...que nao achas?...e' culpado de que? Lucia no desespero....o que ele fez?.....nem todos os argumentos da lei...nem os do amor ao proximo , que o nazareno tanto pregava..nada, nada....foi a primeira derrota de Lucia......saiu arrasada!!! correu ate' Lucas.

                              No meio da multidao, eles agoram viam o nazareno indo em direcao ao monte...ao calvario, la' no alto treis cruzes...uma delas ainda vazia...logo  foi colocado ali...suspenso...sofria....o meio dia se fez meia noite...trevas, trovoes, relampagos....o ato consumado...a lei romana de nada valia...o direito romano ali nao valeu...era a Judeia....a Galileia...

                                Lucas subiu ate' la....os soldados romanos lutavam pelas vestes....a profecia dizia isto..e o soldado romano que ganhou nos dados o manto, colocou nos ombros de Lucas...'' leve doutor...como paga pelo que me curastes...e Lucas o reconheceu..era Angelus.....e Angelus viu a luz...e seguiu...Lucas desceu com o manto...abracado, sentindo ainda molhado...seria agua?...vinagre?....Lucas olhou, colocou o polegar e cheirou...era o sangue do nazareno!!!...chorou...Lucia tambem...o manto esconderam na casa.

                          Lucas seguiu curando...homens e almas!!

                          Lucia seguindo Lucas a curar homens e almas..e curando injusticas  onde houvesse e sofrendo...que para  curar homens...almas ...e injusticas se sofre, e muito...muito mesmo e somente almas abnegadas conseguem.....conseguem por que o nazareno com o seu manto sagrado da' forcas...energia...disposicao.... 

                           Os descendentes de Lucas e Lucia foram muitos e muitos...Nivia....Helena....Laerte...Ercilia...Felipo...Lucinda..Felipe..alguns curando homens...outros almas...outros injusticas...todos seguindo o nazareno...suas palavras...suas acoes...suas curas milagrosas...e por geracoes e geracoes de romanos.....e depois da queda do imperio se transformaram em italianos...e seguiram na mesma ''toada''...e foram se espalhando pelo mundo..e quando ''fazer a america'' se tornou '' moda'' vieram ao novo mundo...ao mundo do sul, como minha avo' dizia...e com um sotaque lindo....'' do suuuulll'' e hoje na hora da missa...o padre, italiano, serve vinho  da serra e pao com a semente do trigo que veio da boa '' terra nostra''....e o nazareno ali ohhh!! so' de olho nos filhos e filhas de Lucas e Lucia.....que luz!!!...que brilho!!..que amor!!!

                  Muito ja' se escreveu sobre Lucas..muito ja' se contou...falta muito ainda, muito.

                  Pouco se escreveu sobre Lucia..eu comecei...alguem vai continuar.....

                   ''NUNCA CONFIE EM UM HOMEM..EM UMA MULHER...CUJAS ACOES SEJAM DIFERENTE DE SUAS PALAVRAS ''''..........Deus...o Nazareno....Lucas...Lucia...tinham acoes e palavras de acordo..faziam sentido...nao passam, nunca !!!

                      *************************

ps:-'' quem com ferro fere...com ferro sera' ferido''

       '' quem com palavras elogia...com palavras sera' elogiado

          e com amor divino sera' agraciado""... este texto tem cor

e sabor de '' coracao''....pois com ''ele' foi escrito.
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 12/01/2010
Código do texto: T2024959