CINZAS...brasas.....soprando ainda tem....'' FOGO ''


                    Velho no corpo.....
 Jovem no coracao....

                                Viuvo mais de seis anos, Lupercio vivia so', solitario....e desde que Zuma ficou doente eles tinham vendido a casa na cidade e foram morar na chacara, amavam demais o lugar e era mais saudavel, sossegado..uma paz. Zuma ficou doente por dois anos, sofreu muito e logo que mudaram para la', Zenilda veio trabalhar para eles...era Zeni, pra ca'..Zeni pra la'...ajudava em tudo!!!

                                 Zenilda tinha 15 anos , era a filha mais velha de dona Flora, morava la' no fim do bairro das chacaras, gente pobre, simples, humilde,..mas gente honesta, trabalhadeiras, limpas, de corpo e de alma.... seis irmaos...sete filhos!!!...Zeni, no comeco vinha logo de manha, ia embora 'a tarde..depois que Zuma piorou foi ficando, dormindo.  e ia so' aos domingos visitar a familia.. dona Flora vinha sempre ajudar, ficou amiga..era pau para toda obra...uma santa!!! dona Flora!!!

                                Lupercio e Zuma tiveram dois filhos, Antenor e o Jr..quando Antenor estava nos seus 22 vieram os ''homens''...algemaram, prenderam, julgaram, condenaram...22 anos na ''jaula'', ....dava trabalho desde os 14, roubo, drogas, sumia por dias....ate' este dia que foi de vez....""pelo menos sei onde esta' agora, pensava Zuma.""

                                 Lupercio sempre foi caladao, ficou como mudo....e quando a noticia de que tinham ''estiletado''Antenor la' na cadeia...ela no enterro chorou, e muito..Lupercio nao, tinha um olhar vazio, no infinito...

                                 Jr.tinha 17 nesta epoca, jurou vinganca...na escola, que nao terminou, virou heroe, fumava tudo, comecou no roubo, nas drogas e nos 21 ja' estava junto com o irmao..comendo grama pela raiz!!!!

                                  Lupercio emudeceu de vez, aos 46 parecia 60...Zuma foi definhando, sumindo, e aos 42 teve o primeiro derrame e aos 44 foi para junto dos filhos....ficou Lupercio, envelhecido, triste, abatido, solitario!!!!

                                   Antes de Zuma adoecer e de acontecer tudo isto aos filhos..gostavam de ir na chacara, plantar..a horta era coisa linda, de tudo um pouco...e o jardim?...coisa linda!!!, tudo quanto era especie de flor e plantas,..de tudo plantavam por la'..

                                    Lupercio trouxe uma muda de rosa-cha', Zuma, que tinha mao boa, plantou e na primeira florada de rosas-cha' foi aquela beleza...abundancia de rosas miudas..cor de rosa claro...foi replantando e um lado da chacara de ponta a ponta era so' rosa-cha'..da cor de rosa claro...um encanto!!!

                                    Zuma um dia, ja' bem abatida, pediu uma tesousa, cortou um pouco de seu cabelo, pediu para Lupercio leva-la la' na primeira roseira....la' ele enterrou os cabelos dela...''assim ela sabera sempre quanto eu a amei..dizia Zuma""...na floracao seguinte vieram em dobro as  rosas-cha' da cor de rosa claro.....Zuma nao viu!!!!

                                    Zenilda depois que Zuma se foi, nao trabalhou mais na casa...mas vinha de 15 em 15 dias, dava uma geral, ajeitava e sumia ate' a proxima....

                                     Lupercio cuidava da horta, das flores..vendia ...uns extras $$$ era sempre bom...tinha aposentado, estava perto dos 60 ja'...tinha se acostumado com a solidao!!!

                                      Algum tempo depois......
                                     
                                      Zenilda um dia apareceu para fazer a limpeza, a faxina geral, chorava muito, estava diferente...tinha engordado , alguma coisa estava errada!!!..Lupercio notou...

                                     Zeni o que esta' acontecendo com voce?

                                     Nada , seu Lupercio, nada..e enxugou os olhos no avental...fungava forte.

                                     Me conta Zeni...se abre..sirvo de seu pai.

                                     To gravida seu Lupercio!!!

                                     Gravida?...vai...vai..ter um bebe?

                                      Sim..e desabou ................desabafou....

                                      Lupercio ouviu:-..do Toninho do Bar, aquele danado, era casado la' no norte ,e eu nao sabia de nada seu Lupercio...dia destes a mulher e dois filhos chegaram...ela me contou tudo, sem saber nada que houve entre nos....eu ja' estava gravida dele, ele nao sabe, ninguem sabe...ele nao me quer mais seu Lupercio....nao sei o que fazer...minha familia nao sabe...e agora?..que faco seu Lupercio?..e chorava!

                                      Damos um jeito Zeni....vamos dar um jeito!!!....fique por aqui hoje...amanha sera' outro dia Zeni, vamos achar uma solucao...vamos sim!!!

                                      Achou!!!!

                                      Zeni, casa comigo?...vem morar aqui, dorme em um quarto, eu no outro..casamento de mintirinha Zeni..voce cuida da casa, me ajuda...eu te ajudo...dou nome 'a crianca...assumo como meu, ninguem precisa saber Zeni..casa comigo?

                                      Zeni muda, calada, pensando...falou:-""nao vou mentir para o sr ...ainda gosto, e muito do danado do Toninho,sei que nao devia, mas gosto..se ele me procurar sei nao se vou resistir seu Lupercio...nao quero o sr.sendo corno..sendo envergonhado ..e outra coisa seu Lupercio..minha mae tem que saber...nunca menti para ela..nao vou mentir agora ""..dizia Zeni para Lupercio...

                                      Foi para casa...contou para a mae, tudo, ate' o casamento...dona Flora esperou uma semana Zeni se dicidir e foram juntas para a casa de Lupercio...sentaram, conversaram os treis....dona Flora ficou sendo a sogra de seu Lupercio..era assim que sempre o chamou...continuo ate' morrer..ele era mais velho que a sogra....tambem chamava de dona Flora...nao teve festa, nem festejo....no sabado cedo, com roupas do dia a dia..foram ao cartorio...hora marcada, casados...eternos namorados....seriam mesmo namorados e namorados antigos, aqueles que no comeco nem na mao pega...quanto ao resto!!!

                                        Zeni de barrigao...Lupercio contentao...fazia todas as vontades dela...curtiam a crianca juntos...comprava enxoval.....""nao precisa tanta coisa nao..Lupercio..."""...agora ja' tratava de Lupercio..era mulher dele nao era?...entao era Lupercio...era Zeni....e nasceu, nasceu um menino Zeni...e' nosso??

                                        E' seu Lupercio...e' seu filho..e meu!!!

                                        Cesar Augusto, assim foi batizado...

                                        Lupercio sugeriu, Zeni aceitou...venderam a chacara, compraram outra , do outro lado da cidade...maior, mais bonita ainda...levou tudo o que pode, e a primeira rosa-cha...ja' foi indo no caminhao de mudanca com terra, raiz e cabelo de Zuma agarrado...plantou, flor..flor..flor..cor de rosa claro, na primeira florada Zeni apanhou um buquet enorme..levou la' no tumulo de dona Zuma...''de presente, dona Zuma, de presente!!!...dizia Zeni baixinho....

                                         Dois anos foi assim, cada um no seu quarto...todos na casa....o quarto dele ela so' entrava para limpar...e no  dela, ele nunca entrou!!!

                                          Lupercio tinha remocado, era outro homem..do triste virou homem-feliz....comprava de tudo para o bebe, para ela, para ele....pareciam mesmo um casal feliz...quando saiam juntos pessoas olhavam...ela tao jovem, ele mais velho...e tem um filhinho!!!..os dois no comeco se sentiam um tanto quanto encabulados,,com o tempo se acostumaram, nem bola davam...fizeram festas de aniversario para Cesar...um aninho, parentes, amiguinhos....segundo ano..mais gente, mais amigos...mais felicidade!!!

                                          O diabo tenta, o ferro entra...Deus poe o diabo dispoe...Zuma era jovem, nao era bonita, mas era mulher, e Venus, a deusa mulher se encanta com este tipo de mulheres....e cupido adora flechar coracoes solitarios...entao!!! unindo o util ao agradavel....

                                           Calor...cheiro ..perfume de rosa-cha' cor de rosa claro no ar....um quarto quente, uma camisola transparente...suor..Zeni levanta, vai a cozinha beber agua...por baixo da porta de Lupercio..a luz acesa...nao pensa, vai ...abre...

                                            Lupercio lendo na cama..leva um susto...sorri ao vislumbrar Venus...era ela..com certeza..ali na porta...'a luz do abajur lilas..so' podia ser ela Venus...linda, diafana...desejo!!!

                                             Joga o livro de lado...tira os oculos....levanta ...ele vai...ela vem...vai..vem.....um beijo louco, um amor..dela,   uma paixao desvairada...dele....um arrancar de roupas...uma jogada na cama...uma penetracao,  gritos, sussurros..gemidos.....uma gota de suor, ...da testa dele dentro..no centro da boca....ela engole.....

                                         Nasceu Dalva...em homenagem 'a estrela d'alva...a mais brilhante, a primeira a aparecer no ceu 'a noite...tem outro nome na astronomia...Venus...planeta Venus!!!....viu?...Lupercio tinha razao...era Venus mesmo..ali na porta...ele viu!!!...so' nao viu Cupido flechando os dois e rindo e depois se escondendo...alias, nao era Cupido, era Cupida...era a Dalva, querendo chegar mais rapida...chegou logo, nem esperou os nove nao...nasceu de sete mesmo

                                        Dizem que crianca que nasce de sete meses nao ''vinga'' , Dalva ''vingou''...e crianca ''vingada''fica esperta que so' vendo...cresce logo, e cresce forte...e inteligente!!!....

                                        E depois de Cesar...veio Dalva, depois Liana,, e por ultimo eu...Nivaldo, ...e sempre me pergunto:- por que Nivaldo?....nunca Zeni, nem Lupercio me responderam.....mas depois que pai Lupercio faleceu e mae Zeni ja' estava bem velhinha, ela me contou..:-

                                      Depois que  Liana nasceu, minha mae Zeni queria outro filho homem,... para dar de presente a pai Lupercio..tinha Cesar...e Dalva e Liana..e um dia ela disse brincando..se tiver mais um filho homem..dois sao  seus...e as duas sao minhas...ele olhou, sorriu e uma lagrima desceu...ele entendeu!!!...ela tentava, tentava e nada..e um dia teve uma ideia...

                                      Foi na primeira rosa-cha'..cortou um pouco do seu cabelo...enterrou fundo junto com o de Zuma e pediu:-......mae Zuma, me de outro filho homem..coloco o nome que voce quiser..peca a Deus para fazer este milagre!!!
Deus fez!!!.....eu nasci!!

                                       E mae Zeni sonhou um dia,bem antes de ficar gravida,.. com um homem de chapeu preto, roupas de coronel de fazenda..chicote na mao...e dizia alguma coisa que ela nao entendia....entendeu um dia quando ja' estava gravida..Lupercio mostrando fotos antigas e ela viu o homem....

                            Era o avo de Zuma...chamava-se coronel Nivaldo...me botou o nome....ate' hoje meu apelido e'..'' coroner''...foi pai Lupercio que me botou este apelido...que raiva tinha de meus irmaos e amigos me chamando.......coroner...coroner!!!! e eu nao sabia o por que?...quando fiquei sabendo, gostei!!!...me senti o proprio......vaidades, vaidades!!!

                           Pai Lupercio um dia teve a brilhante ideia...escreveu tudo em um caderno ate' meses antes de morrer,  nunca mostrou a ninguem...quando faleceu, ao arrumarmos suas coisa, seus papeis , encontramos um envelope , grande, grosso e estava escrito:-  so' abrir depois que mae Zeni falecer""...ela ficou curiosa, morria de curiosidade..e um dia nao aguentou...fechou-se no quarto e abriu...

                             E quando abriu a porta de volta, chorava e tinha fechado o envelope de novo e escreveu embaixo do outro desejo :-....'' so' abrir depois de minha morte'' e nos entregou...''..e assim fizemos, anos depois quando mae Zeni se foi, abrimos e juntamos com o  outro que encontramos nas coisas dela....o segundo completava o primeiro....ela escreveu a continuacao da vida dos dois..e terminava.....

                  "" CINZAS....nao era cinza nao...era fogo, era braza..faltava so' assoprar....acendeu, virou labareda, queimava tudo...me queimou por inteira...me consumiu no fogo de sua paixao..pai Lupercio!!, ..pai Lupercio!!...que me fizeste?...a mim, tao pura, tao inocente..pensando que "" amor ""era o primeiro..ledo engano!!! ledo engano!!!...voce, pai Lupercio foi o ''tudo''....o desejo, o amor....a paixao....labareda vermelha do meu coracao...como te amei, pai Lupercio....mae Zeni ""

                   Cesar, quando teve idade para entender, mae Zeni e Pai Lupercio, explicaram tudo a ele...no comeco ficou um pouco triste, foi conhecer , de longe o pai dele..o danado Antonio...nao gostou do que viu...mas nao tinha soltado a mao de pai Lupercio nao..agarrou com mais forca ainda....'' vamos embora pai Lupercio...vamos pra casa''....vamos filho, vamos""...era assim pai Lupercio...era assim...uma bondade!!!

                   Como foi gostoso ter os dois por pai e mae...eu e meus irmaos fomos abencoados por Deus por ter tido esta familia...e somos ate' hoje....todos nos temos rosa-cha' plantadas em nossos jardins...quando florescem....que perfume!!!...que saudades!!!...pai Lupercio...mae Zeni...vo' Flora....temos a impressao de ver, nas noites quentes do verao...pequenas nuvens brancas formando pequenos rostos nas pequenas rosas-cha'....sera?


                                  *****************************


              FOI FOGO...FOI  PAIXAO...FOI  BONDADE..
              
              ENTRETANTO.....

              NAO  FOI  ILUSAO.....

               foi cinza,...foi brasa,...foi fogo...foi vida!!!!
                                                                                   ZENI

                                                                                                  

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 10/01/2010
Código do texto: T2021782