O DESTINO..o que esta'escrito esta'escrito

           Este ''causo''foi contado 'a minha familia por um irmao do Nilson....

           Nilson ja' nasceu dando trabalho. O doutor avisou:- talvez salve...talvez nao...e o pae e a mae prometeram:- senhor, faca esta crianca nascer em ordem...colocaremos para trabalhar a seus servicos..se menino, padre!!!...se menina, freira!!..nasceu, tudo bem.

                                         Cresceu sadio, forte, sem vergonha!!!..ja' aos 10/11 anos sabia tudo de putaria...mentiroso, arteiro..vivia aprontando!!!!

                                         Aos 14 colocaram no seminario...de la' fugiu...sumiu, viveu sumido ate' os 18.....embarcou no navio Santos e foi correr o mundo...terminou  na ilha de Java...la' na Indonesia, e foi ficando por la'...arrumou no navio um amigo, Danilo, e conheceu Elza, uma enfermeira do navio, ficaram amantes...e na ilha de Java aprontavam!!..os treis, arruacas, bebedeiras, jogos, vida facil...vida dificil...mas trabalhar que era bom...nada!!!

                                       Veio a guerra!!!...a ilha de Java caiu na maos dos ''amarelos''...dos japas...veio o apuro...fugir seria a melhor solucao..e como milhares fugiram, se embrenharam pela mata cerrada em busca de refugio e tentando atravessar a ilha para chegar do outro lado, embarcar em algum navio...sair dali!!!...a ilha e' vulcanica, tem vulcoes ativos,...animais, selva densa mesmo...montanhas, vilarejos, vilas, povoados..e os treis fugindo...fugindo....os ''japas'' no alcanco.

                                       Em uma das vilas os japas ja' tinham feito o estrago, queimado tudo, arrasado com tudo e no orfanato destruido, tinham matado o padre,  e um casal de missionarios catolicos.....Nilson nao pensou duas vezes...vestiu a batina, catou os documentos...Elza as roupas da missionaria , documentos, bolsa, chapeu...tudo, e Danilo as roupas e documentos do marido....sairam,  viram criancas por ali..vivas, as criancas vieram atras de Elza, confundiram com a missionaria...Elza tentou afastar, corriam atras....levaram com eles...

                                      Dormiam de dia...caminhavam a noite..se escondiam...fugiam....de vila em vila...se escondendo na batina e nas roupas dos missionarios...e mais criancas se juntando!!!

                                      Em uma das vilas veio o convite....Irma Elza? pode ficar por aqui tomando conta deste orfanato?...ficou e Danilo ficou com ela....Nilson continuou fugindo em direcao as montanhas, se conseguisse atravesar, de la' ate' um navio seriam apenas dois dias mais...

                                      No alto da montanha, uma aldeia, ..lugar de dificil acesso...os japas aqui nao chegam, diziam....nunca!!! era uma paz ...um sossego...parou para descansar um pouco, um dia, pensou...apenas um dia de descanso....levaram a uma choupana, deitou , dormiu de batina e tudo...acordou muito tempo depois, saiu para fora e viu a vila toda reunida em volta dele....um padre!!!!...um homem religioso!!! um homem de Deus!!!...a vila, uma pobreza de dar do'...nenhum hospital...nenhum socorro...na maioria, velhos, criancas e mulheres, os homens ativos na guerra...pediram...ficou, foi ficando..foi rezando..do jeito que sabia..na lingua que sabia..ninguem entendia nada mesmo...fazia o que podia....recolhia doentes, tratava, curava, limpava feridas...saravam....

                                      Elza, a missionaria, e Danilo, agora  como seu marido, subiram e vieram trazendo criancas com eles...fugindo dos japas e trazendo, comida, remedios, animais,...galinhas e patos...comida!!! remedio!!...construiram uma chopana grande...o hospital!!!....uma igreja...nunca na vila houve uma...nao eram catolicos...ficaram sendo!!!

                                       Durante quatro anos assim se esconderam dos homens, mas apareciam diante dos olhos de Deus...Elza e Danilo tiveram duas criancas suas...criavam juntas com as outras....

                                       A guerra acabou!...ja' tinha um tempo... a noticia demorou a chegar la' no alto..e quando chegou os treis pensaram em descer...em voltar....no dia da ida...foi o dia da vinda do bispo...conversa franca...verdades, mentiras, sinceridade..era tempo de guerra sua eminencia!!!!...queriamos sobreviver...e o bispo, no amor e na guerra, vale tudo...tudo vale, ainda mais quando o amor prevalece.

                                      Ficaram.
 
                                      Nilson estudou e se formou...padre!!!

                                      Elza e Danilo se casaram de verdade....mantiveram o orfanato por la''\...criaram  filhos e mais filhos..foram avo's de centenas e centenas...orgulhosos avo's!!!

                                     O irmao de Nilson contou este ''causo'' dias depois de voltar da ilha de Java onde foi assistir a cerimonia da colocacao de uma placa no centro da  aldeia...nao e' mais vila ..cresceu!! ..em nome dos treis benfeitores...e na entrada da aldeia foi colocado o busto do padre Nilson, o maior benfeitor que por la' ja' passou...foi tudo, diz na placa abaixo do busto...foi homem, foi amigo, foi um pai...mas acima de tudo foi um ''padre'' exemplar!!!

                                  Estao os treis enterrados por la'...para toda a eternidade.....amem!!!

                                  Ao ouvir minha familia contar este ''causo'' me arrepiava...e eu pensando ca' com meus botoes:-  destino...existe?..ou somos nos que fazemos?...misterioooooooooosssssss!!!

                         ******************************************************
                                               
                                               *************************                                                                              

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 07/01/2010
Reeditado em 09/01/2010
Código do texto: T2015456