O PIANISTA



                                 Alexia ainda estava sem saber por que estava  sentada na primeira fila do recital do pianista russo Palipov, nao conhecia, mas lhe disseram que era russo , um dos mais famosos do mundo e um dos melhores ,e ela admirando o teatro...uma das coisas mais linda que ela ja' tinha visto na sua vida . 

                                  Dimitri, seu marido na poltrona ao  lado, Natasha, sua filha e o marido dela Iganov tambem, e Igor, o filho mais velho, tinha o lugar reservado no seu lado direito.

                                  Igor estava agora nos camarins do pianista, conforme lhe tinham pedido logo na entrada do teatro, o pianista queria conversar com ele, pois Igor foi quem recebeu o motorista que veio trazer os convites um mes atras, e foi Igor tambem quem cuidou de tudo, com o dinheiro recebido junto com os convites, de providenciar  roupas, sapatos, carro, que os levariam ate' o teatro e o jantar que Palipov daria logo apos o recital.

                                 Alexia e sua familia ali na primeira fila, na espera...na angustia do por que?....principalmente Alexia....mas foi se acalmando quando  aos poucos constatou que as pessoas ao seu redor falavam o russo....

                                  Arriscou com uma senhora na frente dela...era russa sim...e a senhora explicou que sempre no recital de abertura nas turnes de Palipov, ele exigia, por contrato, que primeiro fossem doados convites aos imigrantes de origem russa , depois pessoas que falassem o russo e por fim, se sobrassem poderiam ser doados a outras pessoas da comunidade....

                                   Excentricidade de artista, dizia a senhora...Alexia deu um suspiro...jurou aproveitar a noite a partir de agora...era esperar a cortina se abrir e se deliciar...nunca tinha ido a um teatro na sua vida, entao...olhava, admirava...suspirava.

                                   Igor regressou, sentou-se ao lado de Alexia, olhava nos olhos de sua mae, tinha lagrimas nos olhos, ela lhe perguntou se estava tudo bem...ele fez sinal que sim com a cabeca, segurou sua mao...as luzes se apagaram....o recital comecou!!!


                                   TRINTA ANOS ANTES......


                                   Alexia se viu em desespero, seu marido, Dimitri, tinha imigrado para ..como era mesmo o nome daquele pais tao longe?...Brazil?...nunca tinha ouvido falar, mas Boris, o primo de Dimitri, tinha encontrado um homem na aldeia vizinha  que dizia maravilhas daquele lugar...agua em abundancia, calor, terras gratis para lavradores..sol o ano inteiro..colheitas fartas...fome de menos, dinheiro...
     
                                     E Dimitri partiu com Boris e outros...foram na frente, se tudo desse certo mandaria buscar a ela e aos dois filhos, Igor e Natasha...mas agora tinha mais um outro, que quando Dimitri partiu ela estava gravida...e nasceu  Alex...


                                      Alex nasceu bastante doente, nao era um menino normal, deu trabalho para nascer , dava trabalho agora que ja' estava com mais de um ano ... nao falava, nao andava...vivia levando ao doutor da aldeia..era fraquinho, dificil de se alimentar...tossia muito..e tinha um dos pezinhos torto, para colocar em posicao normal necessitava de uma operacao delicada.
 
                                      E lhe disseram que  so' em Moscou se faziam este tipo de cirugias...era longe, custaria muito caro..foi ficando assim mesmo....usava um pe' de sapato normal e no outro pe' Alexia dava um jeito...abria o sapato com uma faca, ajeitava e assim ele andava...claudicava um pouco..mas fazer o que?...dinheiro curto!!! 

                                      No dia que Alexia recebeu a carta com as passagens , dinheiro,  um dos homens que tinha ido junto com Dimitri veio trazer 'as mulheres para que se fossem juntar aos seus maridos,... se desesperou...

                                      Dimitri na carta dizia das condicoes e dos direitos dos emigrantes, dos documentos que deveriam trazer, dos atestados de vacinas, medicos e que todos deveriam estar em perfeita condicoes fisicas, serem saudaveis para poderem passar pela casa alfandegaria, do contrario seriam mandados de volta ao pais de origem.  

                                      Dimitri nao sabia de Alex...e agora como faria ela para ir?...como passaria pelos medicos da casa alfandegaria com uma crianca nestas condicoes?..... Desespero total!!!

                                       Ivanona, sua vizinha nao tinha filho, era so' ela e o marido, ambos nos seus quase quarenta...propos a Alexia que ficaria com Alex, mas queria ficar com ele como filho...tudo no papel...criaria, cuidaria...mas nestas condicoes, se nao nao...nada feito.

                                        Alexia tinha que ser rapida...teria que seguir viagem logo , primeiro por terra, quase dois dias de viagem ate' chegar ao porto de embarque, as passagens tinham o dia marcado..se perdesse como faria ? como dizer a Dimitri....durante uma semana ficou como louca, nao queria deixar Alex para tras...nao podia leva-lo....abracou os treis filhos...se ajoelhou e pedindo a um Deus que ela nao conhecia...mas sabia que existia..que lhe desse um sinal...mandasse um anjo lhe dizer:- va'...e deixo-o aqui...eu tomarei conta dele!!!...dormiu aquela noite, teve pesadelos terriveis....e de manha ao sair para apanhar o leite na frente da casa viu uma cigana vindo em sua direcao e chamando-a..

                            Senhora...senhora...quer que lhe leia a buena dicha?....sao cinco centavos so'!!!

                            Nao tenho cinco centavos para gastar assim..tenho criancas que preciso alimentar senhora...sinto muito, e se virou para ir embora.

                             Leio por um copo do seu leite...tenho fome senhora...e frio, muito frio, esta noite nevou muito...tambem tenho criancas senhora

                             Alexia se condoeu e entrou, apanhou um pedaco de broa, dura, gelada e um copo de leite e levou a' cigana...

                              A cigana colocou em cima de uma pedra, pegou a mao de Alexia e comecou a ler...:- vais fazer uma longa viagem...por agua, vais chegar ao teu destino em paz...mas vai ter que deixar algo que muito ama para tras...se deixar nao diga a ninguem la' onde vais...um dia vao lhe entregar de volta e voce vai ter que explicar....Alexia puxou a mao...correu para dentro, se trancou, chorava muito....a cigana apanhou o copo o pedaco de broa e se foi, comendo...

                              Alexia sabia...tinha pedido..... e o Deus desconhecido tinha lhe respondido....Alex ficou para tras....Aleixa  seguiu viagem, chorando...era uma outra mulher agora, algo tinha morrido dentro dela...alguma coisa nasceu no lugar....uma nova amiga nasceu...a       esperanca!!!!

                              NO  CONCERTO

                              
                              Nos primeiros acordes da musica Alexia fechou os olhos...era uma cancao de ninar, aquela que ela cantava para os filhos...mamusca, mamusca...maezinha, maezinha...onde estas...tenho medo...esta' escuro nao me deixes, me aperte...me abrace forte...mamusca, mamusca...com voce nao tenho medo....um som de balalaikas encheu o teatro...um balet russo encheu o palco....cenarios de predios russos, neve caindo...um frio soprou do teto do teatro...neve caindo na plateia....um ohhhh!! se levantou e uma luz forte focalizou Aleixa....Igor se levantou , tomou sua mae pelas maos e foi levando em direcao ao palco, subiram por uma escada lateral e foram em direcao ao piano....um outro pianista tomou o lugar de Palipov e ele foi ao encontro de Alexia ...Igor ficou um pouco a distancia..e Palipov se aproximou e na luz forte e com toda a musica e danca russa no maximo Alexia tirou do peito sua amiga Esperanca e soube na hora...os olhos, o sorriso....a testa grande...era ele...era seu filho Alex...o Deus desconhecido tinha cumprido a promessa..tomou conta dele e muito bem...Alex Palipov, o maior pianista do mundo tinha encontrado ali, agora sua mamusca...sua maezinha...Igor em um microfone anunciava 'a plateia o que estava acontecendo

                         Dimitri foi chamado ao palco, Natasha e seu marido tambem e Igor se juntou a Alex e Alexia...finalmente a familia estava agora reunida....ao lado do piano tinham colocado poltronas e foi dali que a familia ficou assistindo ao final do espetaculo...durante duas horas Palipov tocou...sozinho, para o balet e dancas folcloricas russas....no final, uma ovacao fantastica...ele teve que voltar duas vezes para agradecer...a plateia nao queria deixar o teatro...as cortinas se fecham..ele vem em direcao de sua familia....Alexia nota agora que ele claudica um pouco....chora ao lembrar de seu pequeno pezinho torto....Alex Palipov quer saber o porque do choro agora...ela lhe diz...ele abaixa...tira os sapatos...tem os pes perfeitos, apenas um tem um longa cicatriz...sinal de uma longa operacao em Moscou...ri e brinca.....Manquei de proposito...assim mamusca, voce teria certeza que era eu mesmo....

                           O jantar foi deslumbrante, Alexia voltou para casa descalca, meia alegre pelas champanhes tomadas e cantarolando....mamusca...mamusca....pela primeira vez em mais de trinta anos iria dormir em paz...e amanha iria a igreja agradecer ao Deus que agora e desde que chegou ao pais tinha conhecido, nao era mais um Deus desconhecido...era um Deus presente e tinha mandado de presente.... Alex...de volta, inteiro!!!
  

                                    
                                      Durante os trinta anos passados


                           Ivanova tinha se mudado para Moscou com medo que ali na aldeia alguem a denunciasse as autoridades e lhe tirassem Alex...amava como se seu filho fosse, seu marido no comeco nao aceitava muito nao, nao queria se mudar, deixar a aldeia, ela foi categorica......eu vou...se quiser venha..se nao fica...me divorcio de voce...

                           Foi e depois de uns tempos se apegou tanto ao menino como se seu filho fosse, trocaram seu sobrenome para Palipov, o hospital do estado o operou  passou a caminhar normalmente,  colocaram na escola e quando demonstrou talento para a musica conseguiram coloca-lo no instituto de musica do estado, estudou por doze anos e fez mais quatro de aperfeicoamento
  e quando estava pronto assumiu na sinfonica de Moscou.

                            Tocou na Russia toda, ficou famoso e recebeu convites da Franca, Inglaterra , da Europa inteira, Japao, China e quando esteve na Australia recebeu convite do Canada e Estados Unidos
  e assim foi percorrendo o mundo ate' chegar ao Brasil, visitando suas principais capitais e tinha um objetivo...chegar na cidade que Ivanova tinha lhe contado onde sua mae estaria....e o dia do encontro chegou na forma de um recital de gala...de todos foi o melhor!!!  

  
                                          Hoje.....Alexia ja' acompanhou Palipov em varios recitais pelo mundo, voltou a Russia, visitou Moscou e Ivanova, agora viuva, viajaram para sua aldeia juntas, reviram amigos, foram a alguns recitais de Palipov juntas, vieram ao Brasil e Ivanova sempre que pode desembarca por aqui...vem visitar seu filho Alex que mora proximo de sua mae Alexia....que confusao!!!...mas quanto amor!!!!...viajam pelo mundo....e o melhor, agora juntos no mundo da musica e do amor.

                                Dimitri no comeco, assim como Natacha...Igor nao, que ele sempre soube..mas Natacha nao se lembrava, era muito pequena.....cobravam muito de Alexia pelo abandono, agora mais nao...e quem pode condenar?...quem puder que atire a primeira pedra....ate' agora ninguem atirou!!!!

                                 Nem Alex...entao quem mais vai atirar? 


                                       **********************
                                            ***************
                                                  *********
                                               
                         

ps:- navegando pela internete  na procura de historia e estorias da familia imperial russa....czar nicholau..anastacia...depareci com a foto que esta' no inicio do meu texto...como um clarao vi Alexia com Alex no colo...Natacha e Igor ao seu lado esquerdo...vi a aldeia...as casas..as roupas...e fui escrevendo...como se algo me determinasse.assim...assim...e peco desculpas por possiveis falhas...erros mesmo...nao sou muito bom em ''russia'' sei o arroz com feijao...nunca estive por la'...nem sei se o termo '' mamusca'' se aplica a ''maezinha'''...mas veio 'a minha cabeca e ai vai ficar...entao que me perdoem os entendidos em ''russia'' e me corrijam ..aceito de bom grado..e ao povo russo gostaria que aceitassem como um ''presente'' de natal este meu ''arremedo'' de conto....obrigado....em tempo:- como se diz obrigado em russo...alguem me ajuda?...nao quero procurar na internet nao...quero algo humano, mais pessoal....internet e' muito  ''frio''!!!!...
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 25/12/2009
Código do texto: T1995555