CHAMPANHE



                       O ano 1973. A idade 22 anos.

                       Enio amava Adelia. Adelia amava Enio.

                       Adelia era pobre, linda, honesta, trabalhava na fabrica de tecidos, entrava as seis da manha, saia as cinco da tarde...tinha 21 anos e mais seis irmaos menores para ajudar a criar...ajudava e com muito amor..

                       Enio Lipieri, era rico, bonito, filho unico do senador da republica e da deputada federal...fazia a faculdade de direito, o pai e a mae o queriam mais tarde como braco direito,ao seu lado na luta da defesa de seus direitos politicos...e Erica, a filha unica do atual prefeito da capital e futuro candidato a deputado federal e da futura candidata a prefeita....par perfeito, achavam eles, todos eles....e no futuro Enio e Erica.....possiveis candidatos a politicos tambem?

                      O mundo gira.....a terra roda...Deus poe...o diabo dispoe...o destino marcado, intervem!!

                      Enio voltava da faculdade, fura um pneu, ele vai parando devagar  e para bem em frente da fabrica de tecidos, um apito se ouve e uma multidao apressada sai em busca do merecido descanso....passam apressados por Enio....e um rapaz oferece ajuda para trocar o pneu...e comeca a trocar e   Enio  sente um olhar , olha e ve Adelia ali parada, imovel, olhando para ele e para o rapaz.....

                      Vermelha, timida......e' meu irmao...estou esperando por ele

                      Vai ate' ela..prazer, meu nome e' Enio..e o seu?

                      Adelia....ele e' Jorge meu irmao..trabalha aqui comigo...

                       Ficam calados...se falam com  os olhos...com gestos...a atracao e' tanta que se aproximam, ficam proximos, juntinhos, quase se tocando, da' para sentir o cheiro um do outro....respiram fundos, se olham, sorriem, cumplices...cupido la' do alto, sorrindo....as flechas atingiram os alvos...dois jovens coracoes estavam  agora apaixonados .... 

                        E assim comecou aquilo que nunca mais acabou.

                        Enio passou a levantar cedo e ir para a faculdade....tenho trabalhos para terminar..tenho provas mais cedo....sempre desculpas...desculpas....e voltava mais tarde.....o transito, fiquei terminando trabalhos...estudando para a prova....desculpas, desculpas...

                         Finais de semanas sumia...estudando mae, estudando pai.....muitas provas!!!

                         No final de treis meses a descoberta....a zanga...os ultimatos:-

                          Ou larga dela de vez ou te deserdamos...te colocamos fora de casa....te mandamos para a Europa.....vais morar por la' de uma vez...vamos todos....acabamos com nossa carreira politica por aqui...adeus sonho de ser presidente....largas ou nao?...aceita ir para a Europa?

                            Trato feito. Enio desembarca do navio em Napoles...segue direto para o hotel....desce do taxi...olha para cima...acena e corre...passa pela portaria correndo, sobe as escadas e no corredor a sra. Adelia Lipieri o espera de bracos abertos  ...e o abraco e' apertado...como estava tambem o coracao....

                             ( a musica Champanhe...com o napolitano Peppino di Capri...inunda o hotel...a cidade...era sucesso no mundo...linda champanhe tao borbulhante...explosiva champanhe....)

                              Enio a levanta, carrega no colo, atravessa a porta com ela como manda o figurino dos noivinhos apaixonados ...e se amam adoidados, e como manda a tradicao napolitana um lencol manchado de sangue virgem e' colocado no balaustre da sacada para que todos vejam....aqui tinha uma virgem, um macho sedento de amor a transformou em uma mulher apaixonada..

                          Tinham se casado em segredo no Brasil... Enio tinha vendido o carro e tudo o que era seu..juntou o dinheiro necessario e mandou Adelia na frente....o casal de politicos recebiam uma vez por mes cartoes postais..de Roma, cidade que Enio '' morava'', tinha o endereco de um amigo por la', cartoes de Florenca, Veneza..nunca receberam de Napoles...viviam escrevendo a Enio....filho va' ver Napoles....e ele sempre respondendo...quando tiver tempo vou...qualquer dia vou...nunca ia....nao precisava estava la'....e riam, achando graca da situacao.....


                          Filho, estamos chegando a Roma, vamos a uma entrevista politica com o Papa, fazemos parte da comitiva do presidente, queremos voce junto...


                          Enio Lipiere e senhora e filho, anunciou um dos guardas suissos da seguranca do papa....

                          E foi assim que o casal esperto de politicos ficou conhecendo a nora Adelia e o neto Leon Lipieri...
um lindo bebe italo/brasileiro...foi registrado com dupla cidadania, assim nunca poderia ser politico em nenhuma de suas patrias, apenas um bom cidadao......ou um excelente educador, poeta, escritor, cientista....politico nunca!!! 

                          E hoje passado quase 40 anos ainda estamos juntos...sempre que saimos com o carro e um pneu fura ...rimos e brincamos....aonde esta' Jorge para ajudar?....Jorge esta' longe...em Napoles, e' cantor famoso por la'...Adelia e eu ajudamos a todos a seus irmaos a se  ajeitarem na vida....se tornaram meus irmaos tambem....ser filho unico nao e' coisa boa...ficamos egoistas, nunca aprendemos a dividir...Adelia me ensinou....aprendi!!..formamos uma grande, feliz familia...

                           Depois de Leon veio Anita, Anna e por ultimo Junior...vive dizendo que quer ser politico...deve ser influencia dos avos....heranca postuma!!!...eu e Adelia ainda vamos conseguir que nao...que nao seja politico, mas se tiver que ser que seja..nao podemos mudar o destino, podemos?.....meu caso com Adelia prova isso nao prova?

                            A musica do Peppino di Capri, Champanhe sempre teve uma grande influencia em nossa vida...nos momentos alegres....nos tristes...no dia a dia..e ate' hoje quando escutamos a emocao toma conta....e os filhos e netos entendem....eles tambem tem as deles!!!

                            Tentei explicar sempre aos meus pais....

                            "" Do destino e da morte, ninguem foge""

                            Nunca quiseram entender....apenas os netos os fizeram compreender....mas, apenas um pouco, que pena!!!!


                                 *************************


ps: nunca, mas nunca mesmo, nem eu nem Adelia dissemos aos nossos filhos...namorem este ou esta...aquele ou aquela....eles escolhem de acordo com a forca de seus coracoes....da' certo assim, para que vamos interferir entao...e se nao der a escolha foi deles..vamos estar junto para ajudar...esta e' a nossa funcao.
                                                     
                                                                     
                                 
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 22/12/2009
Código do texto: T1990716