COMECO....MEIO....FIM


                  Mudei-me a alguns dias a esta velha casa no que 'e hoje um suburbio, mas a casa ja' pertenceu a uma fazenda que nao mais existe, tive que fazer algumas reformas e na reforma fui descobrindo coisas, tesouros guardados ..a casa ficou fechada muitos anos e no porao haviam caixas comidas por ratos, baratas ,e no sotao caixas e mais caixas, moveis, roupas em velhos baus empoeirados, fotos, roupas de criancas, muitas,  albuns, flores de sedas, desbotadas e no meio de tudo isto um diario, escrito em letra feminina, no meio, flores secas, rosas parecem ser....alguns brinquedos quebrados, outros inteiros...um cavalo de balanco...

                      Nao tive tempo durante a reforma para ver nada disto, limpei o porao, necessito dele  para meus ''cacarecos'',subi todos os trastes para o sotao....e agora mais no sossego pedi a Lindaura, minha ajudante, para me auxiliar na limpeza e na arrumacao do sotao....ela adorou, eu tambem...

                      Como eu , Lindaura e' curiosa, ama o passado, adoramos ler desde o comeco dos tempos ate' o passado mais recente...ficamos fascinados com as caixas....Lindaura ja' foi pegando as roupas desbotadas, separando as femininas das masculinas.....cada vez que encontrava algo que gostava colocava na frente e ia se olhar em um espelho grande que ha' por la...eu na separacao de livros, fotos, diarios...no final duas pilhas de roupas....e engracado!!! Lindaura tambem notou...haviam muito mais masculinas do que femininas..e ela teve o trabalho de separar e notar que eram de tamanhos diferentes...dois homens, dois tamanhos..as femininas nao, um tamanho so'....nao me interessei muito por isto, ela sim...colocou um vestido em uma cadeira como se alguem estivesse ali sentada..um paleto, o menor, a esquerda em outra cadeira e o outro , o maior, em outra cadeira a direita...

                       Me chamou..olhei, estranho...pareciam mesmo treis pessoas sentadas ali, conversando....Lindaura tinha colocado as mangas dos paletos como se apoiando nas coxas do vestido....davam a impressao que iam sair andando....valsando....voando...eram roupas muito antigas, aqueles vestidos longos, esvoacantes....fiquei olhando...continuamos o que viemos fazer....arrumar.

                       Lindaura encontrou o diario, comecou a ler....sem nada a dizer passa para mim....comeco a ler....


                       """ .....Dez/22 .....Vitor voltou ontem. Nao reconheci quando o vi.
                       Esta' tao diferente!!!...Ao descer do carro que o trouxe la' da estacao ficou parado olhando para a casa...demorou a subir as escadas, colocou a mala no chao....me abracou em silencio, afagou meus cabelos e apenas perguntou :- como estas? e entrou...nao o vi desde entao...nao desceu para o cafe' da manha e ja' passa muito da hora do almoco...nao sei se bato na porta ou nao...melhor nao, melhor esperar para ver...dar tempo ao tempo..."""

                         """"......Dez/24.....Emmanuel chegou....deveria ter vindo ontem, 23, o trem atrasou, teve que dormir la' pela cidade mesmo...chegou pela manha....chegou gritando, como sempre, ...:-chequei...olaaaaa...cheguei....a cabeca fora da janela do carro..desceu esbaforido, correndo...subiu os degraus de dois em dois...me abracou apertado, gostoso, me beijou , na face, no pescoso, na boca...esqueceu de pagar o carro..voltou correndo, jogou o dinheiro, pegou a mala, me levou para dentro....me amou ali na sala mesmo....saudades de quase quatro anos......levei um susto quando vi Vitor nos olhando la' de cima da escada...nada disse, apenas se virou e se trancou em seu quarto...


                         """".........Dez/ 27....o Natal passou, foi uma reuniao triste, treis pessoas, treis destinos....pouco se falou...Emmanuel como sempre bebeu alem da conta...foi dormir...fui para o quarto de Vitor...me amou com furia, com paixao...eu correspondi com mais furia ainda, mais loucuras fiz...saudades de quase quatro anos...

                         Desde que foram para a ''bendita'' guerra na Italia que eu nao os via...muita coisa aconteceu por aqui....morreu pai, mae, amigos..e por la' tambem, a guerra mudou tudo...destruiu o que tinha que ser destruido e agora tentam se erguerem...e por aqui como vai ser?....vai comecar nossa guerra de amor de novo? """""""

                         Li ate' o fim o diario...deixamos a arrumacao para outro dia...Lindaura cansou, eu nao....estava como um ''serelepe'', ativo, dinamico por causa dos meus ''achados, meus tesouros''..sabia que dai poderia sair um bom conto...uma boa estoria de amor....

                         Lendo, fui formando o perfil da estoria.

                         Vitor e Emmanuel eram um ano de diferenca de idade, nasceram na fazenda, pais abastados, estudaram nos melhores colegios, faculdades e foi justamente na faculdade que conheceram Maeve,  linda, morena, independente...estudante da Historia Grega..eles...estudavam o que? nem sabiam porque estavam ali...apenas estavam....eram jovens, queriam aproveitar a vida...nao ficarem trancados em salas de aulas....Maeve veio para mudar tudo isto,...se apaixonaram....eles por ela...ela por eles.....eles nao sabiam um do outro...ela sabia tudo!!!!

                          Viviam os treis sempre juntos..riam e brincavam...""somos os treis mosqueteiros....mas na verdade falta um quarto....os treis eram quatro sabiam?""""....Maeve dizia:- esta' bom assim...para que mais um?....Vitor retrucava:-....uma mosqueteira...para Emmanuel!!!....Emmanuel:-....para mim nao..para voce Vitor...eu ja' tenho Maeve!!!!

                          Maeve olhou de soslaio para Vitor...estava livido, branco feito papel ...tinha entendido...olhava para Maeve, como a perguntar..:- e' verdade?.....e com o olhar Maeve respondeu:- sim e abaixou a cabeca....Vitor nada disse e passou a ficar mais calado ainda e quando se amavam parecia possuido de uma furia louca, de uma possessao doida....Maeve amava estes momentos, se realizava.

                          Quando Maeve estava com Emmanuel era diferente...ele era exuberante fora da cama, na cama era rapido, ligeiro, como amor galopante, amor por fazer...sem ser feito...Maeve amava, mas nao se realizava..era com Vitor que isto acontecia....

                           Quando chegou o final do curso Maeve colocou tudo a limpo, os dois apenas se olharam, se abracaram e abracaram Maeve...ficaram juntos os treis....dois irmaos nao iriam se matar por causa de uma mulher..mas Maeve nao era qualquer mulher..era a mulher!!!....levaram para a casa da fazenda!!!

                            A pessoa que menos entendeu tudo foi a mae, o pai tambem mas tinha mais coisa para pensar...aceitaram, diziam que era uma nova auxiliar na casa...e realmente Maeve passou a ser o braco direito da fazenda..e quando os dois foram para a Italia lutar pela liberdade do mundo...ficou ela la' tomando conta de tudo...dos velhos principalmente, ate' eles falecerem....e dizem que de tristeza!!!

                           Ao morrerem Maeve ficou responsavel por tudo ate' a volta dos dois...e se nao voltassem ela ficaria com tudo...voltaram!!! a vida nao era mais a mesma.

                           Feridas deixam cicatrizes para serem lembradas sempre...e mesmo  tudo parecendo normal ,haviam disputas, guerras entre os dois e Maeve no meio.

                            Havia um grande hiato no diario....acredito que quase de 25 anos sem escrever...esquecimento? falta de interesse?...apenas poucas paginas no final...

                            """"".....Dez/22...Emmanuel saiu da prisao ontem...chegou, nada disse...foi para seu quarto...nao o tenho visto, deve descer a noite para ir a cozinha comer...deixo tudo preparado..ouco seus passos, tossindo....me pareceu bem doente, velho....eu tambem estou...o tempo passou diario, e muito...depois daquela tragedia ....Emmanuel sempre foi voluntarioso, ciumento, Vitor tambem...mas eu amava os dois...eles me amavam...por que Emmanuel teve que tirar Vitor de minha vida....nao o perdoarei nunca...nunca.... """""

                            """"...Dez/27...o Natal passou, eu sozinha, Emmanuel sozinho.....a casa vazia, nada de decoracoes...presentes, arvores...que nada , ha' muitos anos esta casa nao ve mais isto....desde a tragedia naquele natal , mais de 25 anos atras, quando meu Vitor se foi...Emmanuel ficou, mas ficou na prisao....para que Natal entao????..."""""

                           Parei de ler....parei de escrever...como poderia acabar uma coisa destas???......em tragedia? , e foi o que aconteceu...Maeve com certeza nao conhecia a natureza humana, o ser humano complexo, dualidades.....apesar de ser uma boa alma, acredito eu, .......tinha no proprio nome a maldade???..ou nao??

                            MA' EVE......ma' eva?.......a criacao?  ...a maca~?....

                            a tentacao?....o castigo?......o....

                            comeco?....o meio?.....o fim tragico?...

                            Maeve!!!, Maeve!!!.....meu amor,....meus amores.....


                          Dias destes apareceu um senhor por aqui em casa, Lindaura me chamou, fui ver o que queria...queria comprar coisas antigas, coisas velhas, coisas do passado...Lindaura ja' se excitando toda...:- vende tudo que tem no sotao !!! ..levei-o ate' la'..disse-lhe que tudo aquilo veio junto com a casa...entao me pertencia, tinha comprado a casa com tudo....vendi..limpou o sotao, quase que nao cabe na pequena camioneta....o cavalo de balanco foi no topo de tudo...se equilibrando para nao cair....Lindaura ja' providenciou de enfiar trastes e coisas por la'....e como ela recebeu o dinheiro e o recibo, veio me trazer euforica para que eu visse o nome do comprador....

                           ""Loja de Antiguidades Maeve""....e quem assinava o recibo era....Vitor Emmanuel......coincidencia?... talvez!!!!

                          Lindaura ate' hoje me pergunta:-

                          Por que sera que o sr.que comprou os trastes, quando pegou no cavalo de balanco chorou?

                          Como posso saber? e como posso responder?...nem vi esta parte...ela sim viu, ve tudo esta Lindaura, se ve...fica fazendo ''conjecturas'....Lindaura danada!!!!.....mas..eu tambem!!!!


                                    *************************

                      **************************************

                                    *************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 13/12/2009
Código do texto: T1976143