PARA QUEM ESTÁ PERDIDO QUALQUER MATO É CAMINHO
Dona Emerenciana é uma velha esquisita. Vive sozinha, num casebre no alto de uma montanha. Os nativos da comunidade lhe levam a comida de sustento. Dona Emerenciana benze, dá conselhos. É uma espécie de feiticeira daquela vila e muito respeitada por ser sábia. O curioso é que ela só fala em tom proverbial. Por conta disso, o que sai da sua boca é considerado lei pelas pessoas. Homens, mulheres e crianças sempre recorrem a Dona Emernciana quando estão em apuros. Problemas conjugais, mau-olhado, corpo quebrado, fraqueza de espírito..., enfim, para tudo Dona Emerenciana tem uma frase proverbial. As palavras parecem que ganham força quando ela as diz. A pessoa escuta, entra nos ouvidos como se fosse um remédio e, pronto, no outro dia aquele mal já não está tão grande assim.
Certa feita, estava Dona Emerenciana apreciando os pássaros que lhe visitavam sempre ao final das tardes, quando sobe à montanha um homem, meia-idade, robusto e preocupado:
- Boas tardes, Dona Emerenciana!
- Tardes sempre são boas, noites é que às vezes são más, mas depende de como e com quem a gente dorme! - respondeu ela, do seu jeito diferente.
- Eu vim aqui para lhe pedir um conselho, a senhora pode me receber?
- Fale sem titubear. Quem muito duvida, em pouco acredita.
- Olha, Dona Emerenciana, eu tenho até vergonha de lhe dizer isso, mas é que eu estou desconfiado da minha mulher. É que nos últimos tempos ela anda muito estranha, muito nervosa e agitada...
- Gaivotas em terra, tempestade no mar! Prossiga com o andor...
- Minha esposa sempre foi carinhosa comigo, mas há algum tempo não está mais. Até acho que ela tá me evitando na cama...a senhora sabe do que eu estou falando...
- Gato escaldado tem medo de água fria!
- Ela não fala mais direito comigo, não dá bom dia quando acordo, não faz mais nada direito em casa. Vou trabalhar e, quando volto, ela nunca está em casa. Sempre diz que estava na casa de uma amiga, ou na igreja, mas eu não acredito!
- Desculpa de amarelo é comer barro, não é?
- Pois é! Eu acho é que ela está me traindo. O que eu faço para descobrir?
- Jogue uma semente. Se germinar, a terra é fértil.
- Entendi! Vou ver se ela cai em uma armadilha, não é?
- Em cama grande, a gente se espalha!
O homem foi embora determinado a pegar a mulher no flagra.
Um mês depois, volta ele, sorrindo:
- Dona Emerenciana! Eu sou um homem feliz! Mandei o meu primo dar em cima da minha mulher, várias vezes!
- E o peixe comeu a isca?
- Não! Quer dizer, como meu primo disse que deu em cima várias vezes, quando ela ia aceitar ir ao cinema com ele, ele parou! Então, acho que ela só estava insatisfeita mesmo. Até meu primo acha isso também!
- Antes ser cego do que apagar fogo com palha! - disse a velha.