O   BALET


                                  Conheci  Norma ja' estava nos meus 42, solteiro, solitario, morava em um bom apartamento, classe media alta, grande demais para mim, mas tinha comprado muitos anos atras quando num arroba de paixao achava que tinha chegado minha vez...ela, a escolhida , Janet,  nao quis, sumiu, fiquei eu com este enorme apartamento tocando a vida, tentanto achar aquela que seria a numero um...dificil encontrar, entao saia sempre as noites, ia a boates, clubes noturnos, bebia...dormia, esquecia, trabalhava..era minha rotina.

                                    Faltava alguma coisa...entao conheci Norma, 25 anos, dancarina em uma das boates que frequentava, nunca tinha visto por ali, olhei, nao gostei, nao fui nem conversar...quase no final da noite, a garota que eu estava junto ''desmaiou'' de bebeda, fiquei so',  e Norma veio...'' precisa de alguem amor?''...sentou, colocou sua mao em meu ombro...senti um arrepio gostoso, olhei bem para ela..olhar doce em um par de olhos azuis cor do ceu,...'' que foi?""...por que me olha assim?....nao consegui responder....colocou sua mao em meu braco, de novo o arrepio gostoso...foi ate' o alto da cabeca, desceu pela espinha..tremi!!!

                                    Ficamos de conversa, proseando ate' quando os garcons comecaram a colocar cadeiras sobre as mesas..paguei o que devia ao bar...eu fui pagar a ela pelo tempo gasto comigo, perguntei quanto era...disse :- nada...e' um presente a um novo amigo...insisti, sei como precisam de dinheiro, nao era justo...nao aceitou e ainda me fez um convite delicioso.

                                     Venha!!!...fui, nem perguntei aonde..fomos no meu carro, Norma nao tinha....era um restaurante deste que abrem as  seis da tarde e fecham as seis da manha, e' para aqueles que sao notivagos...como eu e Norma,...servem principalmente sopas, varios tipos, escolhi de cebola...uma delicia, Norma de aspargos, boa tambem...provamos um pouco um do outro...nao gosto disto, nao sei porque com Norma fiz. Nao tinha nada de mais fazer isto...passei a gostar, trocavamos bocados sempre..delicia!!!

                                       Me convidou, fui para sua casa...morava em um bairro distante, nos fundos de uma casa grande, entramos pela lateral, era bem simples, treis pequenos comodos mais um pequeno banheiro,  daquelas que a pia nao tem gabinetes e sim uma cortina de chita pendurada em um arame de aco...deu para entender?....ficamos no papo , jogando conversa fora ate' o sol apontar no vitro da sala...adormeci no sofa, Norma no quarto...nao fizemos sexo, nao havia uma quimica para isto...mas para amizade sim e amigos ficamos, somos ate' hoje...

                                        Saimos um final de semana em direcao ao oeste, sem rumo, sem nada programado...apenas indo acompanhando o  sol se pondo...ouvindo musica, parando para pequenos lanches, um almoco aqui...um jantar ali...alguns nas estradas, outros em restaurantes de pequenas cidades..paramos em uma pequena cidade turistica, um hotel, mais parecia uma pensao...daquelas do passado, o casal tomava conta, os hospedes se conhecem .se relacionam, cafe' da manha..um sonho...o almoco um encanto...o jantar....sem palavras.

                                         Norma tinha classe, apesar de ter nascido pobre, tinha berco, educacao, auto-conhecimento, gostava de ler, assistir bons filmes,teatro, musica classica, tinha assunto e o melhor de tudo era a melhor da ouvintes...como sou muito falante me ouvia...dava suas opinioes...me orientava...gostava de estar com ela...mas de sexo nada, e olhe que nunca deixava escapar nenhuma...Norma nao...era uma amiga.

                                         Nossa amizade cresceu tanto que ficamos dependentes um do outro, me ligava toda hora apenas para me dizer..oi, tudo bem?....ou era eu que ligava...vamos sair? nao?..te apanho entao e vamos para meu apartamento ok?...iamos, outra vezes eu ir dormir la' na ''casinha'' dela...tinha melhorado um pouco, tinha vergonha...eu ria...vergonha de que?...depois que vi seu apartamento tenho...bobagem Norma,  o que importa somos nos, paredes caem....com o tempo passou a nao se incomodar mais..

                                          Um dia em meu apartamento fizemos um jantar gostoso, como queriamos, mesa linda, velas amarelas, flores, loucas lindas, talheres idem..vinho do melhor...jantamos, relaxamos, fomos ao sofa ouvir nossas musicas...olhei para ela, via diferente agora..estava linda, cabelos escuros..olhos azuis..tinha agora quase 27..fazia quase dois anos que nos conheciamos...ficamos calado, eu comecei a suar, as maos frias....segurei sua mao, estava quente, macia...fui me chegando, abracei, beijei como louco...fui correspondido, me abracava..me acariciava com furia....

                                          Acordei com alguem cantando gostoso no meu banheiro...no meu?  ...era Norma, cantava trechos do Quebra Nozes de Tchaikovsky...fiquei ouvindo, que gostoso acordar assim....e epa!!! eu nu?....o travesseiro ao meu lado amassado...Norma cantando no meu banheiro...corri...vi..ela nua, se penteando, cantando...me viu, sorriu..nada disse...eu tambem, apenas abracei, me abracou, choramos....choramos por saber que tinha acabado nossa tao gostosa amizade....sabiamos porque tinhamos conversado sobre isso muitas e muitas vezes...e assim foi!!!!

                                          Nao me procurava mais, nao me atendia...se eu ia ao clube dava um jeito de ficar ocupada, evitava conversar comigo....tivemos um conversa longa e Norma decidiu que iria para outra cidade longe...senti a falta e muito.

                                          Nao ia mais ao clube, se fosse sofreria..fiz mudancas na minha vida..tinha saudades dela, do nosso ''namoro amizade ''...viajei, conheci outras.... seis meses se passaram, e um dia meu telefone toca..atendo...era Nininha, uma amiga de Norma la' do clube...queria falar comigo, fui la'....sai arrasado!!!

                                          Nininha tinha ido a cidade onde Norma estava, quase  quatro horas de carro, se encontraram e Norma estava gravida!!!

                                         Eu tinha que saber...precisava. fui

                                          Diga-me Norma...e' minha esta crianca?

                                          Sim.

                                         Abracei, choramos.....enjoelhei na sua frente, casa comigo?
                                         Nao.....nao casamos, mas ficamos amigos.

                                         Voltou ..veio ficar no meu apartamento ate' meu filho...ou filha...nascer, depois veremos dizia ela.

                                           Nasceu uma menina, colocamos o nome de Clara  Liandra....nao sabemos porque, gostamos colocamos e pronto!!!...mas nunca foi chamada pelo nome inteiro...ficou Liandra

                                          Vendi meu grande apartamento, comprei dois menores, coloquei no meu nome, quando eu partisse ficaria para  Liandra..usos e frutos de Norma, ate' Liandra completar dezoito...depois um para Norma, outro para Liandra....eram proximos, Liandra cresceu com amor de nos dois...ficava sempre comigo, cresceu conhecendo o pai...amando a mae e o pai...so' nao entendia...por que voces nao moram juntos como todos os pais dos meus amigos?...explicamos mil vezes....entendeu!!! 

                                             Norma nunca se casou...nunca soube que ela tivesse nem namorados...ajudei, comprou a boate, passou a ser a dona de um negocio..por sinal um grande negocio, lucros altos..trabalha bastante..mas compensa!!!...nunca me casei tambem, nunca tive este gosto...uma noiva...uma igreja...lua de mel...festa...vivi em funcao de Liandra e em consequencia Norma tambem...

                                              Dei a Liandra o melhor que pude e Norma tambem, boas escolas, danca, equitacao..tudo do melhor em educacao, em cultura..levava a teatros, cinemas, parques, balets...e aos seis anos ao ver um balet me pediu"= quero ser bailarina, posso?...claro que pode meu amor...nao so' pode como deve, se quiser...quis...estudou com afinco, com amor...seguiu carreira

                                              E hoje foi o nosso grande dia, dia nao, noite..noite de estreia do balet.."" O quebra Nozes "" de Tchaikovsky...Liandra fez sua estreia como primeira bailarina do corpo de baile do Teatro Municipal....trabalhou duro para isto..teve dias de seu pe' sangrar de tanto esforco...quase nao comia, emagreceu um pouco..mas diz que recupera...quero so' ver...faco comer na marra e Norma entao!!! fica louca se ve emagrecendo, nao comendo....

                                              Tudo foi uma surpresa para mim...nao quis saber nada antes...apenas eu e Norma bem vestidos, orgulhosos,  e ao me olhar no espelho  la' no teatro...vi Norma linda, ainda jovem..e eu envelhecido, cabelos brancos...me sentindo diferente ate' que alguem me diz:- o sr . que  e' o  pai de Liandra...foi o bastente , me enchi de orgulho...sim sou....prazer sou Julio....me apertou a mao...nao sei porque senti ciumes...disse a Norma baixinho...ela apenas riu...um riso maroto...pensei:- ai tem...tinha mesmo...estavam namorando!!!

                                             O balet foi o mais lindo que eu ja' tinha visto..apesar de ja' ter assistido varias vezes este espetaculo, mas este era diferente ....minha filha era a bailarina numero um...foi lindo..ela foi aplaudida de pe'....a cortina se abriu duas vezes para ela...que orgulho!!!

                                             Liandra ganhou flores, xereta fui olhando os cartoes la' no camarim...tinha um do tal de Julio...cara enjoado!! va namorar filha de outro...coisa!!!...fomos comemorar la' no restaurante da sopa da madrugada...o tal de Julio foi junto e teve a cara de pau de me pedir Liandra em namoro....chorei e muito...mas dei...e ainda por cima abencoei...Norma sorria, eu chorava.

                                             Liandra comunicou....ganhou uma bolsa de estudo na Europa, pode escolher entre Londres ou Moscou..comecou um bate bola...aceita este...aceita aquele....e a coitada sem saber o que fazer...bati na mesa com forca..Liandra!!!...parou todo mundo...voce escolhe o que for melhor...Norma agora sim chorava...vou junto...eu:- vai nada...eu vou....vamos os dois juntos entao Norma dizia...Liandra so' sorria.....sabia!!! Julio, o coisa, ganhou uma bolsa para estudar cenografia, iluminacao tambem...vao juntos!!! 

                                               Conheci Norma por acaso do destino...nao casamos...mas engracado!!! temos uma familia juntos...nao nos amamos, apenas nos gostamos, queremos bem um ao outro, nos respeitamos....mas outra coisa engracada!!!

                                                Vamos ser avos juntos......que delicia!!!

                                                 E  ao me deitar fiquei relembrando do balet..de como tinha sido bonito...e lembrei de algo, acendi a luz...peguei o programa na mesa de cabeceira...vi mais uma vez a foto de minha filha, linda...e comecei a folhear..e me recordei....

                                                Norma quando ficou gravida, cantava no banheiro trechos do balet O quebra nozes....e o nome da principal personagem e'  ...pasmem!!! ..."" Clara ""...que se casa com um principe.....me lembrei de repente!!!

                                                Aquele tal de Julio nao me tem cara de principe nenhum...mas me parece e' um sapo isto sim!!!...dasaforado!!! veio para levar minha Clara Liandra embora.....danado , me paga, vou mimar tanto os filhos dele, meus netos que ele vai ver so'....coisa!!!
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 05/12/2009
Reeditado em 07/12/2009
Código do texto: T1961262