foto:-...desfile de modas no Lar dos Velinhos de Campinas...minha homenagem...a foto e' pequena mas '' os coracoes'' que batem la' dentro sao '' enormes'' !!!

************************************************


            MINHA CASA ...LA' NA RUA DA SAUDADE,, FICOU

            70?

            Sim, D.Lavinia, 70...70 bem vividos, um pouco cansada, que viver 70 anos pesa D.Lavinia!!! cada ano que vivemos tem um peso, sabia?

            Nao D.Gloria, como assim, pesa? Posso sentar?

            Pode, nao repara a bagunca, senta ai' na cama mesmo, que a cama e' o unico lugar ,aqui neste quarto, que nao esta baguncada,....mesmo assim, fui tirando meu casaco de cima da cama, dando mais espaco para ela se assentar.

            Sentou, eu sentei tambem, minha cadeira de balanco, tao linda, antiga, foi de minha avo', depois de minha mae ,e agora quem se senta nela sou eu, se nao levar vou sentir saudades dela!! ...uns minutos a mais nao vai matar ninguem, o pessoal da mudanca pode esperar...

            Pesa D.Lavinia e como pesa!!! em cada ano que vivemos, acontecem coisa boas, ruins, ma's, alegres, tristes, enfim..e' como em uma fazenda, um sitio,...se planta... se espera,...vem granizo? muita ou pouca chuva? se pouca, seca tudo, se muita ,alaga tudo..assim e' a vida, e cada vida sempre 'e diferente de outra vida, existem vidas parecidas mas iguais nao, vida e' como impressao digital, unica!!!

            E ja' fui servindo cafe', leite, bolinho de araruta, eu tinha de mantecau mas acabou, uma delicia!!
 
             D.Nena , a outra vizinha que fez, sempre me agrada,.. com isto, ..com aquilo, de uma outra vez foi com bolinho de chuva, sabe que gosto, faz que e' uma delicia e coitada!! amanheceu chuviscando, apertou, choveu mais forte e l'a pelas 4 da tarde, embaixo daquele aguaceiro olha D.Nena aqui na minha porta, pratinho coberto com aquelas toalinhas de rendas que ela mesma faz, lindas, delicadas, se equilibrando para nao deixar cair, com a outra mao segurando a sombrinha e com um pe',''socando'' a porta para eu abrir.

              Acredita? ficamos na prosa marvada de gostosa, comemos tudo? quando vi tinha um ultimo no prato, D.Nena, e eu ,rimos...quem pega o ultimo? ....a senhora pega D.Gloria, eu que fiz, tenho mais em casa, peguei...saborei!!

               Somos amigas desde que mudei para esta minha casa, que naqueles dias, eu, com orgulho, dizia:- 

                                            vou mudar para minha casa NOVA, hoje, coitada da minha casa, e' tao velha quanto eu.

              Tem 40 eu 70.
 
               E' como cachorrinho, gatinho, cada ano deles vale por 7 nossos, nem sei se estou certa nestas contas, para casas e' assim tambem? nao sei....entao minha casa teria 280? nossa!!! nem parece, esta' tao conservada!!!!
 
                                              eu nao!!! o tempo passou para mim...conservada estava minha casa, quando Jura, Jurandir, meu marido, era vivo, depois que ele partiu, eu sozinha, que jeito?? ele era prestimoso, cuidava, eu ajudava...conserta uma calha aqui, um vidro ali, vaza aqui, vaza ali, ele mesmo dava um jeito, hoje nao, tenho que chamar o encanador, nao vem, vaza, ponho balde, passo pano, limpo, 2 dias depois vem, cobra caro, chamo de novo, vazou de novo..

                                              .e a coitada foi sentindo o peso dos anos, ela tambem sente o peso, o telhado!!!, e as paredes entao?? parecem que choram, de tanta agua que escorre, e' a vida casa amiga, e' a vida amiga ,casa da minha vida.
 
                Vivi 40 aqui, tinha trinta quando te conheci e agora...vou embora, vais ficar. 

                 Saudades vou levar, vais sentir de mim?
 
                  Parece que ouvi...sim sim!!!

                  Fomos terminando nossa prosa, nosso cafe, eu e D.Lavinia, vizinha boa tambem que so' vendo!!!, e levantando e acabando de arrumar os poucos pertences que vou levar..

                                                ela veio me ajudar, que D.Nena hoje nao pode, tem consulta..pressao alta, diabetes, colesterol...nao pode bobear nao!! eu nao bobeio nao!!..e arruma aqui...arruma ali e o pessoal da mudanca chegou e meu filho mais velho, Junior, tambem, pontual como sempre!!! ainda mais quando e' para me levar para aquela ''casa'' que e' nova, mas nao e' minha casa NOVA, "Casa de Repouso Sao Joaquim""...

                                                ''ele'' agora e' que vai tomar conta de mim, Sao Joaquim?

                   Abracei D.Lavinia, forte, com amor e saudades ja', nao chorei, que sou forte pela frente, quando estou longe...manteiga derretida.

                   D.Nena, coitada ,  tinhamos nos despedidos antes, quando foi ao medico passou aqui, demos um dedo de prosa, um cafezinho preto mesmo, que 'e para ela fazer ''boca de pito'', fuma' um cigarrito, como ela mesmo diz, escondidinho do Alaor, seu marido, e do doutor.ahahah ri, esta' sempre rindo esta D.Nena, e' alegre...vou sentir saudades tambem...

                                                 as duas D.Lavinia e D.Nena, se mudaram quase ao mesmo tempo que eu aqui...nossos filhos cresceram juntos, e minha filha Andrea casou com Julio, filho da D.Nena, sao felizes.

                  Eramos!!!

                  Como no livro da Senhora Leandro Dupre'..""...Eramos seis "" e felizes...eramos!!!!

                  O caminhao foi por um caminho, eu por outro, meus ''trastes'' la' dentro, trastes!!!..assim meu filho chama meus pertences de vida, trastes velhos!!!..

                  Sao? 

                  Entao os albuns de fotos, do meu casamento, o de minha mae, o de minha avo..sao trastes? e os de meus filhos crescendo? nossas festas, viagens..fotos de seu pai, irmaos? sao trastes? nao sei nao, nao quero ser ma' mae nao, mas D.Lavinia as vezes diz do filho dela que saiu para o mundo, chora por ele tanto, coitada!!...

                                          ........aquele? aquele Dede', D.Gloria e' um traste, sempre foi, tentei de tudo, eu e o pai, os irmaos..que nada, traste quando nasce traste...nunca vira gente, fica traste pro resto da vida...coitada!! fala assim da boca para fora...vive esperando ele voltar para casa...sumiu no mundo . 

                    Mae nunca acha de verdade que os filhos sao ''trates'', eles sim.

                    Meus ''trastes'', meu ''lixo'', como Netinho, meu outro filho, o do meio, que tenho treis, Junior, Netinho e Andrea, chamou dias destes que veio ''ajudar'' a encaixotar, Andrea deu uma olhada feia para ele que so' vendo e piorou quando viu lagrimas em minha face, Andrea 'e a unica que aprova, gosta de tudo que faco...

                                                 e' mulher, e mulher entende sentimentos de outra mulher, homens nao, nem deles mesmo, que dira' de uma mulher!!! ..

                     Meus lixos, meus '' trastes'', foram para um deposito, longe, la' perto do aeroporto Viracopos...nome diferente nao?...bem coisa de homem mesmo, que foram eles que colocaram..eu e as vizinhas quando soubemos que'' meu lixo'', meus ''trastes'' iam la' perto..rimos..Viracopos...viravam tanto copos , devia ser de pinga, que ate' o nome do aeroporo pegou...Viracopos....homens!!! e demos boas risadas....de que? era para disfarcar a tristeza!!!

                      Andrea ficou triste com a decisao de eu ir viver com Sao Joaquim, mas tem sua vida...concordamos as duas: toda quarta feira vamos sair a tarde, ir as compras, tomar ate' um chopinho la' no Giovanetti,sempre tive vontade, mas cade coragem?, sozinha? credo!! nao nao...mas com Andrea junto vou, sou ate' capaz de ficar um pouco "" altinha"" que sou baixinha, 1,65cms..nao ri nao!!! tinha pretendentes assim ohhh!

                     Caminhao ?... sumiu da vista, meus ''bens'' tambem, sao meus bens sim, meus pertences....toalhas felpudas que enxugou meus nenens, pratos que alimentou, caixinhas com dentinhos que cairam...

                                                mae, nao puxa..doi....aiii.saiu Junior...saiu Andrea..ihhhh Netino nao ta' na hora inda nao...nao sai...manha~ sai Mae?....guardei os dentinhos....guardei tanto, com tanto amor e agora estao la'...la' no caminhao de mudanca, depois no deposito escuro perto do aeroporto de nome engracado..Viracopos.....virou minha vida, agora comeca outra...de ponta cabeca.

                       Dizem que na vida nada se perde...tudo se transforma

                       E' verdade....ihihihhih...para mim foi

                       Me transformei, parece que sou outra depois destes 6 meses vivendo aqui com Sao Joaquim...

                       D.Leticia e D.Nena ontem quando vieram aqui me visitar ficaram pasmas, tiveram que esperar um pouco para que eu viesse ate' elas.

                       Estava dancando, no baile semanal de toda 5a.a tarde..das 2 as 5 tem um '' sarau'' ahahah sarau!!! que palavra!!! francesa? nem antigamente no meu tempo se falava assim...sarau...quem sarou fui eu...sou outra, se sou!!

                       No comeco foi triste...meus lixos meus traste snif snif..

                       Andrea foi la' no deposito....'catou'' o que podia, o que gostava, eu tinha dado ordem a ela e a minhas duas noras, Julia e Gabriela, :-
 
                                              vao la', catem tudo que gostarem, fiquem para voces, para meus netos..nao quero mais nada, pra que?...limparam o deposito, dividiram, moveis, roupas, fotos, o que serviu serviu, o que nao serviu doaram, foi pouco o que doaram diziam...encheram as casas delas de ''lixo'' ''trastes'', ahaha viu? quem com ferro fere, com lixo e traste sera' ferido....

                                              ahahh os treis lindos maridos tiveram que engulir...lixo e traste...dias deste visitei as casas, moram perto os treis,...........ficou tao linda esta mesinha aqui, nao ficou  Mae?...ficou mesmo Andrea...ehehheeh, as duas.. debochadas!! somos sim!!!

                      D.Gloria?, gostou da mesa de jantar nova que compramos?

                      Nossa Julia...que linda!!........era a minha, com 8 cadeiras e tudo...linda Julia, linda mesmo................Netinho nem perto ficou...ahahaha conheceu papudo?

                      Gabriela me mostrou o novo quarto...lindo Gabriela, de onde tirou este conjunto de moveis de quarto tao lindo?

                      Do deposito la' perto do aeroporto D. Gloria.ahahah
      
                     Junior saiu batido do quarto

                     Somos 4..somos maioria...qualquer guerra vencemos ahah

                     Nossa!! como sou feliz...nao pago nada..eles..os filhos queridos e o genro amado pagam Sao Joaquim...

                                                         minha pequena pensao gasto em ''bobagens'' como os treis agora dizem...agora comecaram...guarde dinheiro mae, sogra, nunca se sabe o dia de amanha..fica comprando estas ''bobagens '' de mulher..... ...compra sim mae, sogra..compra mesmo, batom, ruge, po', blusa nova, vestido novo..compra mesmo...eles nao sabem de nada, nos 4 sabemos...somos unidas que so' vendo, eu, minha filha e as duas queridas noras!!!

                      Minha filha sempre foi e e' muito unida comigo, minhas noras no comeco, vieram com os dois pes atras...mas ja' fui logo dizendo:-

                      Vou amar voces como irmas mais novas, nao como filhas que nunca serao....irmas sim, e vou agradecer voces sempre, sempre por tirarem estes pesos de mim...nao mais cozinhar para estes dois enjoados..num como isto...num como aquilo...odeio jilo'...vai comer na casa da tua avo' entao... nao mais lavar cuecas borradas, rodao de bicicleta no meio...nao mais, sai daqui mae...deixa eu dormir...nao mais..onde estarao ate' esta hora 3 da manha nao chegam..chega, acabou...agora sim....vao gritar com voces...onde esta' minha camisa? tem 200 e quer a que esta' na maquina de lavar..voces agora serao as
'' abelhas rainhas operarias" e eu serei ''rainha so'''...

                                                que abelha nunca fui e operaria voces acabam de tirar esta ''alcunha'' de mim.

                       Me odiaram no comeco....ficamos amigas, somos mulheres, sou mulher, sei conquistar, odiar, amar, afastar....sabemos!!!

                        Entao....vivo feliz, segunda....vou passear com a velharada daqui..vem uma van nos leva jogar, passear.....terca...festa de aniversario da semana...o meu foi uma delicia!!...quarta...Andrea quando volta de levar as criancas da escola, ja' esta toda empiriquita e eu tambem...vamos nos!!! cafe da manha la' na Barao..torradas, geleia...um cafezao....almoco? la' no Iguatemi, nao 'e pouco nao..compras? de montao..so' bobabens, calcas Diesel para um...batons mil, de todas as cores...fico bem com este? nao mae...vermelho Carmem, a cigana nao....nela sim, em voce nao ahahah
                                                            quinta....esperar o baile...do dia, nao da saudade nao...tem ate' mocos por la..cada um bonitinho!!! dancei com um outro dias deste...45..moco nao? ahah estou tao alegre de morar aqui..te conto:-

                         Nao pago, gasto minha pensao no que quero...futuro? o meu ja' era...e' passado ahahah nao lavo, nao limpo nao cozinho, limpam meu quarto e banheiro...que delicia de vida..so' curtindo...e os jovens acham que eles curtem a vida ...ahaha que a vida e' uma curticao...curticao, morar ruim , sao eles, os jovens....eu vivo limpinha, e sem limpar...como, sem ter que fazer...pareco ate os passarinhos que '' olhai os lirios dos campos..""

                                                               ahh entao...sexta....jardinagem...adoro...aqui quem quiser,e pode, alguns nao podem mais, eu posso, abaixar, levantar,,ajoelhar...gente!!! ja' estou ate' com vontade de ''deitar', de deitar com o Joaquim, que nao e' o Sao nao, e' um mulatao lindo de viver e junto se puder, melhor agarradinho...
                                                     .........danca gostoso, beija meu cangote melhor ainda, fala cada coisa bonita...me da' flores, me ajuda na jardinagem e tem apenas, apenas 60...e ainda nao senta nao..fica em pe' muito bem, nem balanca gente, acreditam? senti sua ''emocao'' crescer outro dia quando ''bailavamos'' na curva de um tango.. ate' me deitou nas suas pernas.....grossa , fortes....um delirio e um colirio!!
                          Andrea, Julia e Gabriela incentivam, apoiam...fico meia sem jeito, me avermelho ainda...mas estou pensando, e elas:-
                          Que nada...manda a brasa...vai em frente que atras vem gente...riem as danadas, sabem das coisas, sao mulheres, somos!!
                          Nunca comentei com os treis ''machos'', com os dois ''donos''de tudo...eles me chamariam de ...nem sei do que...para filhos homens mae e' sem sexo...nao faz...e' pura..bobos!!! de onde nasceram? homens!!! sao tao bonzinhos, tao bobinhos...sao, alguns nao....Joaquim nao e' nao...me provou ontem
                           Dirije ainda o danado...e bem, me levou para jantar, vinho, comida italiana, rosa vermelha ...velas....mais vinho....dancei a valsa do adeus...adeus vida velha....vinho novo vida nova..ex viuvos novos, velhos, nao importa...vestido vermelho numa velha como eu?
 
                            Lindo mae, lindo..e colar entao? da minha avo', perolas la' de Madagascar, sao as mais puras, as melhores, que nos todas, mulheres, merecemos sempre o melhor...Joaquim, tu' e's o melhor, melho que Jurandir, o Jura, deus o tenha...eu tenho o Joaquim...nao e' portuga nao, e' mulato brasileiro, sangue bom!!!
                             Nem perceberam ne? meu anel de casamento, nao e' lindo?...e'...casei, escrevi para voces..ex viuvos novos...mandei convite..nao receberam?
                             Andrea, Julia e Gabriela me ajudaram, cuidaram de tudo, casei de cor perola, que branco ja' era, um orquidea branca na mao, isto sim, que adoro orquideas brancas, Joaquim comprou e me deu..para dar sorte...e sorte tivemos

                             Que diferenca do Jurandir!!! coitado!!

                             Nosso quarto agora e' maior, o banheiro tambem..a cama entao?? da'..e' da' para deitar e rolar..e e' o que fazemos, quando da'tempo..nos intervalos dos passeios, ai deitamos e rolamos...eta vida boa..e pensar que eu fiquei tao triste com meus ''lixos e trastes'' indo embora...vao-se os aneis que fiquem os dedos...e que dedo..dedao!!
     
                             O tiro sempre sai pela culatra? nao , nem sempre!!!

                             As vezes entra...nossa! mudei mesmo...sou feliz, Joaquim e' feliz, e todos sao felizes...mas me digam, voces todos, sou uma ''velhinha muito assanhada''?...eu era tao acanhada!!! 

                              Nossa!!! gente!!! faz tempo que nao sento na minha cadeira de balanco...coitada!!! ah! tambem nao tenho tempo...tenho agora e' disposicao..para viver o que nao vivi em 70 anos...que deliciiiia!!!

                        ****************************************************************
WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 13/10/2009
Reeditado em 07/02/2010
Código do texto: T1863532