CASAS....CASAS...e a minha casa?


                                     Casa da Sogra....casa da Mae Joana...casa da Irene...e de tanto ouvir falar nestas casas, comprei um livro chamado '' CASAS''.
   
                                     E logo a primeira casa era ..."" Casa Maluca""..depois as ""Casas no Ceu""... ichiiii quanta casa!!! casa mal assombrada, casa seria, sem casa, mudanca de casa, casa do vizinho,casa de indio, casa de duendes,, casa de amigo, caverna, joao de barro e a melhor de todas '' CASA DE AVO' "".

                                    E comecava assim.....Casa de avo' e' navio pirata em alto mar, estrela cadente para sempre no ar..........e terminava assim... Dentro da casa da avo', todos os caminhos vao dar, no pais do luar....achei lindo, chorei de emocao, que emotivo eu sou, se sou!!!, e rapidinho pensei e a casa do "" vovo Zezito ""? que desaforo!!! me deixaram de lado!!!

                                    Eu trabalhei tanto, juntei os $$$$ necessarios para construir a minha casa e agora ela nao e' mais minha, e' ''casa da avo' Maria"".

                                    Aninha aonde voce vai hoje?

                                    Na casa da vo' Maria....toimmm!!! toimmm!!!

                                    Marcelinho? onde a vo' Maria esta' agora?

                                    Na casa dela.......toimmm!!! toimmm!!!

                                    Perceberam? casa da vo' Maria, casa dela...e a minha casa onde e'? ninguem sabe....

                                    Aninha, na sua inocencia de 6 aninhos, quando um dia eu perguntei:-

                                    Aninha? onde e' a casa do vovo Zezito?

                                    Num sei nao vovo Zezito..acho que voce nao tem casa nao...eu nunca vou na sua casa, vou sempre na casa da vo' Maria!!!! toim... toim... toim...

                                    Mas Aninha, eu moro la' junto com vo' Maria, quando voce vai la' eu estou sempre la', nao estou? entao e' minha casa la' tambem nao e'?

                                    Mas vo' Maria falo que voce mora la' porque ela deixa voce morar la'....toim toim toim....que a casa e' dela....toim toim toim....

                                     Ahhhh!!! bao..ela falou e'?? hummmm entao vou falar com ela para acertar isto...

                                     Falei e demos boas risadas, mas ela, como toda boa esposa que e', e por cima ainda e' MULHER, NEGOU...3 VEZES... que tinha falado...ate' colocou o dedo indicador apontando para seu peito e falando alto '' EEEEEUUUU""...mulher quando faz assim...foi ela, falou!!!, nao assume, mas foi..Aninha nao mente, tenta, esta' aprendendo, ta' no caminho, mas por enquanto nao mente, por enquanto!!!!

                                     E como nao tenho casa, todo mundo tem, ate' o Joao de Barro tem, entao fiquei observando a casa da vo' Maria......

                                     E', e' navio pirata sim..e eu sou o Capitao Gancho..vivo fugindo do crocodilo Maria que ja' comeu a minha mao de tanto que enfio no bolso para tirar dinheiro, e deu-me uma mordida que alem da mao levou tudo, $$$$, casa, tudo tudo...e nesta fiquei vendo estrelas cadente e tudo, e quem ficou para sempre no ar...fui eu... 

                                     Mas em compensacao toda a turma do Peter Pan esta la' me fazendo feliz na casa da vo' Maria, parece mesmo com a terra do Nunca, do faz de conta....

                                     Vo' Maria parece mesmo uma fada encantada que quando anda, fala,sorri, a criancada balanca no ritmo do amor...

                                     E dentro da casa da vo' Maria na hora de ''nanar'', de ''papar'', parece que os raios de sol e de luar trocam de lugar..todo mundo obedece, ninguem reclama, que se reclamar nao vem mais na casa da vo' Maria, e isso, ninguem quer...querem vir...e vem...vivem vindo...nao querem ir embora...nao vao...ficam...se deixar, moram..tem ate' quartos e camas cativos e com nomes, e ai daquele que tentar dormir em cama trocada...sai cada ''pau''!!!!

                                    Na casa de vo' Maria tem mais regras e ordem que quartel, e engracado, ninguem reclama, so' eu, reclamo que so' vendo!!!! vo' Maria nem bola da', faz ouvido de mercador, mas depois me puxa a orelha, escondido!!!!

                                    Marquinho, um dia que fui busca-lo para vir na casa da vo' Maria, e nao na minha claro!!!, me disse:-

                                    Vovo Zezito!!! eu gosto de ir na casa da vo' Maria...de novo a casa dela, que coisa!!!... parece que vo' Maria esta' sempre esperando visita, faz cada comida boa, gostosa. o que ela fez hoje pra mim?

                                    Fez um bolo delicioso Marquinho, ela deu o nome de ''AMOR '' para o bolo..

                                    E' de chocolate? eu gosto de chocolate!!!

                                    Peguei o celular....Veia? Marquinho gosta de chocolate, e' de chocolate o bolo que fez para ele?

                                     E' Marquinho, e' de chocolate sim.....era nada, era de baunilha...corrreu fazer um de chocolate...ficou delicioso...

                                     Marquinho comeu dos dois, danado!!!! nao tinha mesmo que chamar '' AMOR '', o bolo? 

                                     Um dia vo' Maria e eu conversando, falei :- "" na casa do vizinho a galinha e' sempre mais gorda"", e' um ditado antigo que traduzido seria mais ou menos como ''sempre as coisas dos outros sao melhores"", vo' Maria riu e comentamos mais algumas coisas e esquecemos do assunto. 

                                      Aninha quando vem a casa de vo' Maria brinca com a filha da vizinha, tem a mesma idade, e um dia Bruna e Aninha se enfezaram e nao mais brincaram e vo' Maria foi ver o que tinha acontecido...

                                      Bruna chorava e Aninha nao....e falava que:- ""meu avo Zezito falou para minha vo' Maria que a galinha da sua casa e' mais gorda..e Bruna chorava porque na casa dela nao tinha galinha nenhuma e Aninha falava que tinha sim...meu avo falou e minha vo' Maria riu...entao tem sim!!! 

                                       E assim ficou..Bruna mostrou o quintal todo, nenhuma galinha mas Aninha so' olhava para mim e para a vo' Maria, como perguntando Tem? nao tem vovo Zezito? vo' Maria? e para explicar? Vo' Maria explicou o melhor que pode,mas nao convenceu muito nao...EU? eu sumi na poeira de estrelas cadentes da casa da vo' Maria....me escafedi... 

                                       E', na casa da vo' Maria a comida e' mais gostosa, vo' Maria nao obriga a comer tudo, mas todo mundo come, como vo' Maria consegue ninguem sabe...e' um misterio.... ninguem bagunca nada...e se bagucam arrumam..mas vai ver na casa deles...credo!!!

                                       Eles dizem que na casa de vo' Maria tudo parece mais bonito, ate' a gente quando se olha no espelho se acha diferente...na casa de vo' Maria a gente entra e sai quietinho....vai ver na casa deles...credo!!!!

                                       Agora o que acho engracado e' que quando era a casa da "" mae Maria "" e nossos filhos eram pequenos, que bagunca....credo!!! nunca tinha tempo para ensinar minhas filhas costurar, bordar, cozinhar...agora com as netas...nossa!!! se deixar nao faz mais nada!!!.... como pode uma mae '' nau meia sem rumo"' se transformar em uma vo' "" navio pirata rumando para o pais do AMOR ? "" 

                                       SERA' QUE E' O QUERUBIM DOURADO DOS CABELHOS CACHEADOS CHAMADO '' AMOR''? so' pode ser!!!

                                       Agora, para terminar, de uma coisa eu sei....eu tambem queria ter uma casa de '' vo Maria "" para mim...nao tenho...mas moro la'...e como disse Aninha... porque ela, a vo' Maria, deixa....ahhh!!! danada, me paga, danada Vo' Maria...mas nao me importo...no meu testamento, se morresse agora, tudo fica para os netos mesmo!!... usos e frutos de vo' Maria....nossa!!! 

                                        Sera' que e' melhor mudar o testamento? uma das clausulas estipula que terao que colocar uma placa na frente da casa...

                                        "" Esta casa pertenceu a Jose Malta, vovo Zezito, a casa era dele....vo' Maria tomou posse indevidamente por AMOR "" sera' que vo' Maria vai consentir? nao vou mudar nada....vou esperar para ver "" 

                                       ....ahh que idiotice!!! como vou ver se estarei no paleto de madeira e bem abotoado....
 
                                       Ahhh!!! se Aninha soubesse ler ia ter que traduzir isto.... ""paleto de madeira e bem abotoado ""

                                      ...como? sei la'!!! ""Vo' Maria, a fada, da' um jeito, se da' "".

                              **********************************************************

ps:Inspiracao para meu coracao de avo :- Livro "" CASAS"" Roseana Murray/Formato....demorei, mas escrevi do fundo do meu coracao...meu arremedo de conto agora pertence a vo'Maria, netos, filhos e todos os amigos do Recanto e quem quiser ler e gostar....voce gostou?

WILLIAM ROBERTO CUNHA
Enviado por WILLIAM ROBERTO CUNHA em 10/09/2009
Reeditado em 26/01/2010
Código do texto: T1802384