RAVIOLI AO VINHO

É fácil preparar um ravioli. Difícil é o acompanhamento. Você pode pegar várias receitas de ravioli na internet. Maria estava de folga naquele dia, e foi isso o que ela fez. Entrou no Google. A receita que ela pegou foi de ravioli in formaggi. Para os ingredientes, dizia que precisava de quatro gemas e mais um ovo inteiro, farinha de trigo, sêmola de trigo (de grão duro) - tudo 200 gramas - e um pouco de água para ajudar a massa chegar ao ponto.

Tinha a questão do recheio também. Era com ricota fresca (também 200 gramas), além de duas colheres de sopa de parmigiano ralado. Maria não sabia o que era "parmigiano", então colocou parmesão. "Tudo é queijo!", pensou. Também precisava de duas colheres de sopa de queijo pecorino ralado. Maria ignorou esse queijo. Acrescentou mais ricota. Achou que se botasse mais parmesão ia ficar muito salgado. O resto foi mais fácil: salsinha e orégano a gosto, um ovo inteiro (sem casca), sal, pimenta, noz moscada, canela em pó - tudo a gosto também.

Então Maria partiu para o molho. Juntou três colheres de azeite extra virgem - ainda bem que tinha essa descrição no rótulo se não ia ser ele mesmo -, uma colher de folhinhas de manjericão, ignorou o pedido de uma colher de folhas de sálvia, mas tinha o resto: dois dentes de alho (fatiados), um pouco da parte vermelha da pimenta, sal, um pouqinho de parmesão (já que não sabia o que danado era queijo pecorino).

O preparo foi mais fácil. Só fez obedecer ao que dizia a receita. Juntou a farinha de trigo num recipiente, colocou as gemas e o ovo e misturou até conseguir uma pasta macia. Testou a elasticidade nos dedos. Estava boa. Amassou durante dez minutos, enrolou num filme plástico e deixou descansando na geladeira.

Em seguida, preparou o recheio amassando a ricota fresca com um garfo e adicionando os ingredientes pedidos para essa etapa da receita: orégano, salsa, noz.... Depois, colocou o ovo por último para 'ligar'. Tirou a massa da geladeira, abriu-a tiras e distribuiu o recheio fazendo bolotinhas achatadas. Botou a massa para cozinhar. Escorreu, colocou sobre o molho que já tinha preparado, acertou o sal, pimenta, orégano e serviu.

Foi tomar banho e se perfumar. André, o marido, já tinha chegado do trabalho. Como sempre fazia, tomou banho em silêncio e foi para a mesa. Não percebeu as velas que Maria tinha acabado de acender. Então, consequentemente, não registrou que o jantar ia ser especial. Vendo que ele não fez nenhum comentário nem das velas nem de nada, Maria desistiu de contar os detalhes de como tinha, ela mesma, preparado aquele prato. Jantaram ravioli ao vinho. Engoliram em seco o silêncio. 'É fácil preparar um ravioli' - pensou Maria - 'Difícil é o acompanhamento!'