A DOR DO SOFRIMENTO

Muitas vezes me pergunto: porque necessitamos viver o “sofrimento”? Porque essa dor oculta nos acompanha e nos deixa calejado diante das batalhas que enfrentamos em nossas vidas? É claro que soubemos que a vida não é feita somente de alegrias. Existe uma luta constante todos os dias.

Mas bem sei das respostas. Existem coisas que somente o amor pode explicar. O amor verdadeiro, aquele que aflora de nosso interior, que é ardente e transborda em nosso ser. Somente o amor pode explicar o sofrimento.

Assim como eu, muitas pessoas já sofreram e este sofrimento tornou-se uma lição de vida. Quem sofreu aprendeu e cresceu. A dor deste sofrimento foi lapidando a minha capacidade de amar e me condicionou à um Ser que nasceu para amar. Hoje experiente e lapidado reconheço que amo muito mais do que amei em toda a minha juventude.

É certo que ninguém gosta de sofrer. Mas muitas vezes é inevitável que isso ocorra e não conseguimos evitar. Quando o sofrimento chega à vida de uma pessoa, com certeza esta pessoa terá um grande aprendizado.

Quem ainda não sofreu está vivendo uma grande e triste ilusão de felicidade sem a dor do amor, sem a desilusão de que pessoas perfeitas jamais existirão. Quem foge da dor do sofrimento não encontra o amor em sua vida e quem busca o amor sem dor nunca o encontrará.

Aprendi que a dor do sofrimento é uma grande oportunidade de crescimento interior. A vida é dura, já sabemos disso. Eu preciso ser duro também. Se eu for mole, qualquer tempestade me colocará no chão e certamente não terei coragem de me levantar. Preciso ser forte para fazer forte este amor que existe dentro de mim, mas preciso também chorar para restabelecer toda essa força.

Sou um ser imperfeito, limitado. Como ser humano, sei que tenho defeitos e estou separado da perfeita Criação por um enorme abismo. Por isso erro, sofro, cresço, lamento, choro, ganho, perco, me sinto vencedor e perdedor, mas não desisto de meus sonhos, pequenos e grandes, mas simples como caminhar de mãos dadas, amar e ser amado e nunca odiar.

Sei que ainda terei muitos erros na minha trajetória e nem mesmo assim desisto da minha vida porque sei também que os acertos acontecerão. Creio no poder do amor para resistir aos momentos de dor. E os momentos de dor só serão eternos para quem ainda não aprendeu a amar.

((((((Plínio)))))).

Redação em 08/07/2009 às 01:45:27

Plinio Luiz
Enviado por Plinio Luiz em 10/07/2009
Reeditado em 14/07/2009
Código do texto: T1691650
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.