As cartas de Luciana
As cartas de Luciana
12/04/1887
Meus sentimentos estão à flor de pétalas murchas, surgidas através das sensações incutidas dentro do meu ser. Escrevo esta carta a ti e meu coração pulsa a cada linha escrita e meus segredos revelados através de mim mesma. Não sei exatamente o princípio destas sensações, mas digo que o sinto. Seus olhos ficaram lacrimejantes e seu peito deu um aperto aconchegante. E continuou:
Simplesmente vejo estas frases aqui citadas como passos de meu peito em pranto, e minha mente em sintonia com algo Divino. Meu querido volte até mim, não sei ao certo o motivo de seu sumiço, mas sei de seu coração em relação a mim. Sei que me amas e nossos caminhos estão alinhados a beira-mar, meus rastros pelo qual lhe indico é minha paixão e amor que sinto por você. Beijos.
Luciana.
Depois de muito tempo descobri onde meu amado está, e esta carta talvez permanece no infinito em meu coração flagelado meu, porém meus sentimentos palpitam pela sua chegada ao belo reencontro. Roberto estava em Paris, a serviço com outra mulher, enquanto Luciana no Brasil derramava lágrimas de tê-la deixada no casório sem sua companhia. Isto foi uma afronta aos seus pais, mas seu coração por ele era quase ilimitado. Roberto viajante e empresário não tinha noção de quanto ela o amava, seu coração aventureiro e sem atitudes nobres foi levado por uma mulher vã.
02/05/1888
Meu amado suspiro entre segredos e atitudes que só você conhece. Meu coração partido e dilacerado pelas injustas proposições suas, não me levam ao ódio e sim há mais amor por ti. Não duvido que lá no fundo de sua alma more um código pelo qual é o meu nome. Não me deixe só, estou sofrendo sua perda, e não conheço outra estrada a não ser te amar. Roberto por favor, ouça o clamor de meu âmago que mais parece uma tempestade em uma noite de outono, onde pessoas não são comunicadas ou vistas. Não duvide também de nossos beijos e amores em sua casa, onde a árvore de seu quintal me dava boas vindas. Suplico e alimento aquelas cenas somente de nossos passos pela lagoa, enquanto uma chuva fraquinha nos deixou molhados, onde depois deitei sobre sua cama ludibriada pelo amor manifesto. Beijos
Luciana.
24/05/1889
Insisto em meu clamor, pois sei de suas aventuras que o ludibriam seus conceitos e sentidos. Meu amado Roberto, minha insistência está escrita e revelada por ti, porque sei de seu coração, como um pássaro que não sabe o caminho. Minha angústia só me diz da paixão que me corroem aos poucos, como galhos secos distorcidos e amarrados por uma raiz firme. Mesmo sabendo do que aconteceu, minha imaginação vai ao seu encontro, todos os dias, através de minhas inspirações pelo qual lhe escrevo. Amor lembra daquele dia onde estávamos passeando pelo parque e você me disse que me amava! Estas frases ainda estão fincadas em meu coração e seu modo de dizê-las também. Ainda acredito que superará esta fase difícil no seu caminhar, desventurado e espero ansiosa aqui comigo, Beijos de sua amada.
Luciana.
Diário de Luciana
Entre os choros e soluços, só me diz que Roberto não está lendo minhas cartas, não sei ao certo o que sentir neste momento. Sei que insisto, mas quais são daquelas pessoas que estão certas absolutamente, eu não sou perfeita e meu amor me supera deste jeito, o que fazer meu Deus? Será que meu destino é sofrer meus lamentos por ele, neste desencontro sem fim? Ou será ouvir meu coração que bate sem parar a cada letra em minhas mãos trêmulas e tristes? Não há explicações isto eu sei, mas se tiver como interceder, por favor, estou para receber esta dádiva.
02/12/1890
Meus sentimentos desalinham em desventuras e esperanças ainda. Roberto somente você poderá me salvar deste refúgio feito pelas minhas entranhas de incertezas. Ainda penso em ti e somente em ti, refrigera meus sentidos desgovernados. Em meus pensamentos há um lugar tranqüilo, somente havia um caminho: Mãos dadas e entrelaçadas por um sentimento o amor. Meu coração em pedaços somente lhe enviará desejosas manifestações de carinho e paixão, pois sei que você estará me ouvindo. Beijos.
Luciana.
Diário de Luciana
Meu Deus porque não fui gratificada pela sua mão em meus caminhos? Pois você entende meu coração e sabe do meu fervor em relação a este homem, não posso tê-lo em meus braços? Meu choro está aos poucos me consumindo e gerando até frustrações em meu ser. Por que meu Deus?
A vida nos mostra superfícies de desilusão e intranqüilidade será assim a vida sonhada quando menina? Meu Deus houve minhas orações e me torne forte para agüentar estas atribulações.
02/01/1891
A minha vida sem ti é somente desilusão, quando na verdade tudo se estabelece sem motivação ou esperanças. Estou compreendendo esta vida pelo qual fui levada, senão posso ter você, somente me envie uma carta explicando o motivo. Pois já não agüento tanto sofrimento, por favor, entenda meu pranto e minha pessoa pelo qual, vos fala através desta carta. Talvez não seja eu a mulher desejada, mas ficam na eternidade aqueles passos que caminhamos juntos. Aquele momento alegre e cintilante, onde as estrelas chamavam por beijos ardentes e suaves. Peço a Deus somente para que esta carta chegue ao destino, pois em prantos espero uma resposta. Beijos.
Luciana.
Diário de Luciana
Realmente meu Deus ele está envolvido completamente por aquela mulher, não sei o que ela tem além de mim, pois acho eu que sou muito mais mulher do que ela. Só você é meu alento e em você refrigero meus pensamentos através deste diário. Estou tento dificuldades em me manter reta em meus sentimentos, porém meu amor por este homem é grande, peço a ti desculpas por ser exigente em relação a ele, mas meu coração só você entende, em cada detalhe e manifestação. Peço ajuda agora as forças pelo qual já não sinto como antes, angustiada, triste e mal amada.
03/02/1892
Só peço a ti uma coisa Roberto para que eu me liberte, não agüento a solidão que você me proporciona, você está me matando aos poucos. Escreva uma carta me dizendo sobre sua vida e seus pensamentos pelo qual meu nome já não pertence ao seu coração. Sei que sou ingênua, mas meu coração é profundo e vasto já não tenho esperanças em revê-lo, pois seu coração já está preenchido por outra pessoa sem, mais
Luciana.
05/03/1893
Roberto já compreendi minha eterna solidão e já não aceito que sofro por ti. Pedi a Deus uma resposta e ela foi respondida através de sua ausência. Peço a Deus que seja feliz com quer que queira, eu já não sinto por ti aquele apreço. Descobri depois de muito tempo que você não merece meus sentimentos de afeto e amor. Por isso não peço mais respostas e não escreverei mais para ti, para você isto será um alívio e para mim compreensão de perda. Sem mais
Luciana.