PALAVRAS QUE NÃO SÃO DITAS

Muitas vezes ficamos com um "bolo" na garganta por causa de palavras que queríamos dizer, mas não dissemos. Palavras que não são ditas poderiam nos livrar de muitos problemas, melhorar relacionamentos, dirimir dúvidas e até mesmo mudar uma imagem negativa que o outro teria de nós. Mas é preciso saber dizê-las. Se houver alguma dúvida sobre a eficácia delas, melhor mesmo é guardá-las para si.

Por outro lado, palavras que não foram ditas, se faladas, podem ser catastróficas. Podem acabar tudo o que se vinha construindo. Muitas vezes, a sinceridade sem polidez é pior do que mil mentiras jogadas na cara. Às vezes é preciso não dizer essas palavras, pelo menos por um certo tempo. Precisamos digeri-las para mostrá-las ao outro sem a mortal dose de angústia e repugnância que elas causam a nós.

Isso acontece muito nos relacionamentos amorosos. Muitas vezes o casal tem uma série de queixas um do outro. Não se fala nada. Às vezes se ensaia uma discussão, ambos conversam sobre um monte de coisas, mas colocam para debaixo do tapete o que queriam realmente dizer. Isso acontece porque simplesmente não se sabe como dizer aquilo que está travado na garganta. Essa é uma atitude inconsciente de proteção ao relacionamento. Afinal, coisas desagradáveis devem ser ditas sem o tempero da raiva. Acertamos assim.

No entanto, erramos quando perdemos o "time" da história. Quando não conseguimos identificar a hora certa de expor o problema, por mais constrangedor que seja. Nessa situação, as palavras que não foram ditas começam a fazer mal a quem as guarda. E o seu portador acaba perdendo o controle delas. Elas passam a exercer um domínio maior na nossa mente até que chega um ponto que as soltamos, sem um mínimo de precaução. E essas palavras, ditas de uma forma abrupta, machucam. Machucam o outro num primeiro momento, mas, em seguida, castigam que as disse.

Cuidado com as palavras que não são ditas. Guardadas por muito tempo numa caixinha de ressentimentos, elas passam a contaminar a mente. Elas precisam ser ditas na hora certa, do modo certo. Não tema essas palavras, tema a falta de preparo para lidar com elas. E, o mais importante: nunca as subestime.

Leusa Santos
Enviado por Leusa Santos em 11/03/2009
Código do texto: T1481499