Da modernidade esdrúxula

Há tempos seu Jacinto andava de olho em dona Dolores. Desde quando veio a viuvez, aquela mulher de alguma forma fazia ele se sentir mais moço. A falecida mal havia esfriado e ele já andava arrastando asa para ela.

Dolores era uma mulher moderna, sempre a frente de seu tempo, despertava nas outras mulheres raiva e nos homens desejo. E não era diferente com Jacinto, que via naquela mulher a chance de ter novamente tudo aquilo que não teve com Marialva.

Dias atrás a morte andou passando pelo lar de dona Dolores levando com ela, para a morada eterna, o velho Francisco. Jacinto não pensou duas vezes.

- Agora chegou a minha vez !

Seu Jacinto já não era mais aquele rapaz dos tempos idos, um verdadeiro galã de hollywood que despedaçava corações por onde passava. Todos esses anos sob efeito da lei da gravidade não fizeram bem aos seus músculos e como todo bom cidadão da 3ª idade tinhas suas limitações, mas nada que aquele comprimidinho azul não resolvesse.

Deu-se o funeral do velho Dr. Francisco e foi no próprio enterro, acreditem, que ele resolveu flechar sua vítima com as setas de cupido.

Dona Dolores estava inconsolável, amparada pelos filhos e netos escondia todos seus quilinhos, e não eram poucos, num vestidinho preto com detalhes em crochet que não fosse pela cor passava tranquilamente por uma daquelas capinhas de bujão de gás.

Seu Jacinto com seu terno preto, o mesmo que usara no enterro de seu pai, lá pelo final da segunda grande guerra, prestava luto ao companheiro e fitava a recém-viúva e mais uma vez pensou: dessa vez, ela não me escapa!

Jacinto sempre foi um homem conquistador, possívelmente pelos dotes citados anteriormente. Teve as mulheres que quis e as que não quis também, sua esposa Marialva por exemplo - Que Deus a tenha ! - mas na sua mente de Don Juan não eram algumas décadas que lhe tirariam seu jeito para a coisa.

E seguia o cortejo com seu olhar de Clark Gable na fila do geriatra imaginando uma aproximação da viúva, talvez na hora dos pêsames.

A medida que a fila para os cumprimentos andava ele se aproximava já com seu discurso na ponta da língua, ansiava pelo momento de chegar perto dela - Na lábia, eu me garanto.

- Dona Dolores, meus sentimentos - beijou-lhe a mão sem tirar seus olhos dos dela - a senhora gostaria de me acompanhar, amanhã, para uma xícara de chá ?

- Hum...bem...acho que não será possível, por razão dos acontecimentos.

- Vamos à Confeitaria Progresso, os amanteigados Petrópolis de lá são divinos.

- É que não sei Jacinto, amanhã tenho já um compromisso...façamos à seguinte maneira: deixa um scrap no meu Orkut e assim que eu puder eu te envio um SMS.

- ?!?!

- Ah, e depois entra no meu fotolog pra ver as fotos do enterro...e deixa um comment tá !?