"CIRANDA" :
Deixe seu nome aqui assinalado - em comentários - ou o nome de uma MULHER MARAVILHOSA (qualquer uma) que você deseja hoje homenagear, eu irei recolhendo e colocando no corpo desta página.
****************
EDITORIAL
Escolhi algumas das mais representativas personalidades femininas de todos os tempos - pessoas que realmente marcaram seu tempo - para bem representar o Dia Internacional da Mulher. Os feitos e conquistas dessas mulheres já se confundem com a história da própria humanidade. Todavia, essa homenagem se estende a todas nós que, de uma forma ou de outra, com maior ou menor intensidade, buscamos cumprir nossa história pessoal realizando Pequenos Milagres Diários e sobrepujando as muitas dificuldades que ainda fazem parte da trajetória feminina.
"ESSAS MULHERES MARAVILHOSAS"
Marie Curie (1887-1934) Maior cientista do século, ela trabalhou demais até conseguir isolar um grama de rádio de toneladas de minerais,em 1898. Também descobriu o polônio. Recebeu o prêmio Nobel de Física em 1903.
Isadora Duncan (1878-1927) - Descalça, dançando de cabelos soltos e envolta em tecidos esvoaçantes (um escândalo para sua época), ela representava aliberdade de expressão e abria vida nova para o balé moderno.
Golda Meir (1898-1978) - Devido a seu valor pessoal, ela foi a primeira mulher a dirigir um país. Primeira ministra de 1969 a 1974, buscou criar um Estado forte, onde não havia espaço para entendimentos com os palestinos.
Helen Keler (1880-1968) - Essa americana cega, surda e muda obtém seu diploma num dos mais renomados colégios, sempre lutando por causas políticas e pelo direito de voto das mulheres. Escreveu vários livros para ajudar outras pessoas.
Amélia Earhart (1898-1937) Com seu espírito arrojado e coragem, essa jovem e bonita americana foi a primeira mulher a cruzar o Atlântico pilotando um avião, e isso quando as mulheres sequer dirigiam carros!
Sarah Bernhatdt (1844-1923) Ela fascinou as platéias da França e do mundo inteiro com sua representação espontânea e sensual, virando do avesso os padrões teatrais da época, ainda mesmo após ter amputado uma das pernas.
Madre Tereza de Calcutá (1910-1997) Nascida na Macedônia, essa professora trabalha junto aos pobres, leprosos e cegos. Funda asilos e ganha, por sua bondade, o 1* prêmio João XXIII da Paz, e em 1979, o prêmio Nobel da Paz. Foi canonizada.
Coco Chanel (1883-1971) - A simplicidade e a prática elegância que esta estilista francesa imprimiu aos seus modelos, revolucionou a moda no começo do século, criando um estilo que é chique até hoje.
Lady Di (1961-1997) Saúde instável e amores proibidos fizeram essa princesa de contos de fada abalar as estruturas da monarquia inglesa. Porém, ela deu a volta por cima e brilhou com luz própria, participando de temas sociais mundiais.
Marilyn Monroe (1926-1962) Tudo o quê o maior símbolo sexual de todos os tempos desejava era ver seu talento reconhecido, ser amada e tornar-se mãe. Infeliz, ela foi vítima de sua fama.
Margaret Thatcher (1925 -) Depois de Golda, ela foi a primeira mulher a se tornar chefe de Estado por mérito, exercendo três mandatos seguidos. Boa estadista, conhecida como dama de ferro.
Valentina Terechkova (1937-) Em junho de 1963, a primeira cosmonauta do mundo sobe a bordo da nave soviética Vostok e dá 48 voltas ao redor da Terra, durante 70 horas e 41m.
Jacqueline Kennedy (1920-1994) Esbanjando charme e elegância, ela encantou o mundo como primeira dama dos EUA. Viúva, casa como grego Onassis e torna-se uma grande Editora de livros.
Também essas nossas brasileiras representam muito bem as mulheres admiráveis:
Guiomar Novaes foi aclamada mundialmente como pianista.
Tarsila do Amaral foi reconhecida na Europa por suas pinturas.
Maria Éster Bueno foi tricampeã de tênis, em Wimbledon.
Rachel de Queirós foi a primeira escritora a receber o fardão da Academia Brasileira de Letras, tornando-se imortal.
..........
E elas são apenas algumas mulheres bem-sucedidas que souberam demonstrar publicamente seu valor. A maioria, porém, continua anonimamente cuidando do lar, do trabalho, da sua comunidade ou país. São enfermeiras, professoras, margaridas, empresárias, médicas, poetisas, faxineiras, engenheiras, donas de casa, artistas... Todas competentes e dignas de aplauso.
.............
Não se esqueça de cumprimentar, neste dia 8 de março, a Mulher que escolheu para companheira, que cuida de você e de seus filhos. E a que lhe trouxe ao mundo... A que limpa sua casa... A que organiza seu lado profissional... Enfim, sempre existe uma Mulher Amiga - forte e generosa - por perto: basta ter olhos de ver e coração de sentir...
********
Editorial n. 54 - feito para o Jornal “Prisma” e publicado em Março de 2004.
Silvia Regina Costa Lima
********
***Minha homenagem a todas as MULHERES deste Recanto - que, na verdade, não precisam de um dia especial porque todos os dias já são seus. (Silvia Regina)
********************
CIRANDA PARA MULHERES MARAVILHOSAS:
Silvia Regina
LILIAN REINHARDT
Mariza Brasil
Boa-tarde, Silvia! Feliz Dia da Mulher! Essa homenagem não poderia ter ficado melhor e meus parabéns por se lembrar de mulheres batalhadoras e determinas que são grande exemplo para nós! Tenha um feliz fim de semana. Abraços.
LILIAN REINHARDT
Dos roseirais de Zocha, trago uma rosa para voce, poetisa! beijos, lilian
RITA PATERNO
TODAS COM CERTEZA,E ACIMA DE TUDO A NÓS, SIMPLES MORTAIS. PORQUE ALÉM DE PASSARMOS POR TUDO O QUE AS GRANDES E RECONHECIDAS MULHERES PASSARAM,SOFREMOS, LUTAMOS, ERRAMOS, ACIMA DE TUDO AMAMOS, E PASSAMOS PELA VIDA SEM SERMOS PERCEBIDAS, E MUITAS VESES, EM LUGAR DE RECONHECIMENTO RECEBEMOS INGRATIDÃO, MAS NEM ASSIM ESMORECEMOS, POIS SER MULHER, JÁ É UM PRÊMIO.. BEIJOS A TODAS.
ze de avila
Marlene Vieira Aragão
Mena
Roselys Tricot
Parabéns hoje e sempre!...Você não me surpreende mais... "intellegentia natura" !
...Abraços...
José Romeu
GigioJr
Gostaria de homenagear dentre as mulheres maravilhosas, Maria mãe de Jesus, mullher que ampara todas as mulheres com a força do amor que dela reluz! E gostaria de homenagear outra mulher maravilhosa, Maria de Madalena, Que conviveu com Jesus na vida terrena, E o amou e o seguiu sem nunca esmorecer! Beijão amiga!
Anne Lorene
Um abraço com carinho.
Jacó Filho
Essa é a enésima vez que me surpreendo positivamente neste recanto, e cada dia evolui para melhor, e por ser você a responsável por esta, te elejo mais uma vez, juntamente com Santa Helena, que foi a responsável pela ressurreição do cristianismo, convertendo o próprio filho, o imperador Constantino, que decretou como religião oficial em Roma... Parabéns! E que Deus nos abençoe... Sempre...
Graci
mas assim mesmo eu cheguei
para homenagear
todas nós, mulheres amadas
primeiramente por Deus
depois por todos os homens
até por alguns estúpidos
que renegam sua orígem
mas bem lá no fundo amam
mas têm medo de assumir.
Quero homenagear a mulher mais perfeita que habitou nesta terra, a que foi capaz de se doar pela causa mais urgente, a de ser mãe do nosso Salvador!... MARIA! nossa mãe também.
Beijos, beijos e beijos. Celina
Sônia Maria Cidreira de Farias
Aquele chocolate que prometestes, não me lembo a quem, está aqui nesse teu texto, e bem docinho. Ah! Lembre-se que sou aquele que acha que autor não tem de agradecer.
E plagiando-te: Um beijo azul!
Lustato Tenterrara
Apenas uma que pensei desde o início e que merece aqui o seu nome em desta que, por seu pioneirismo num espaço antes somente reservado aos homens: A poeta FLORBELA ESPANCA, por seu lirismo e amor 'incomedido', incomensurável e, para alguns, incompreendido.
Também por sua força, sapiência, abnegação, aproveito para aqui homenagear a mais bela de todas, a de coração mais lindo: minha mãe, Maria Vilani Carvalho de Melo, a qual beijo e amo todos os dias e que ainda hoje é tábua de salvação para muitos desafortunados que a procuram em busca de carinho, afeto e comiseração. Te amo, mamãe!
Por fim, uma homenagem também singela à minhas filhas Carla Mariah, Yasmin, Ana Carolina e Ana Gabriella, e às suas mães, que souberam me aturar por alguns bons pares de anos, e também um beijo à minha esposa Ana Célia, Aninha Tenterrara, que representando as Estrelas e Deusas, me presenteia todos os dias com a sua presença e o seu amor.
E também Para Ti, Sílvia Regina Costa Lima, por essa iniciativa tão linda, tão maravilhosa e que ora te coloca entre as mulheres que fazem a diferença em nossas vidas.
Um beijo. Lustato.