PATA PAPERA

Na fazenda do vovô Doca havia uma grande diversidade de bichos: patos, galinhas, gansos, cabras, vacas, porcos e, de vez em quando, também apareciam bichos convidados como onças e raposas.

Para comemorar a boa colheita de feijão o vovô Doca contava história para as crianças e os jovens faziam vários tipos de brincadeiras.

Entre as atividades dos adultos havia a “brincadeira da pata cega”, que consiste em enterrar um pato, deixando apenas a sua cabeça à vista. Os homens, de olhos vendados, se revezam tentando acertar a cabeça do animal com uma vara de madeira, depois, cozinham o pato para o jantar que acontecia perto da fogueira.

Certa vez tentaram pegar a PATA PAPERA para fazer a brincadeira. A patinha saiu desesperada gritando, desequilibrada ela corria e dizia. Quá, Quá, Quá. Deixem essa brincadeira prá lá..... Quá, Quá, Quá. Deixem essa brincadeira prá lá.....

A pata fugiu...

E todos da festa, entediados, sem nada pra fazer, pegaram um violão e tentaram cantar uma música " Pato Pateta" (de Toquinho e Vinícius de Moraes) pra animar a festa. Mas ninguém lembrava da letra da música, confundiram com a clássica "Vaca amarela" ... Cantaram e tocaram algo como uma paródia confusa que dizia:

A pata papera,

Pulou da janela,

Fugiu da panela,

Foi passear com a vaca amarela.

---

A pata papera,

Esperta demais,

Saiu pela porta,

E não voltou mais.

--

A pata papera,

Foi ver seu amigo,

Avisar para ele,

Que corre perigo,

--

A pata papera,

Só quer ser feliz,

Foi ver seus filhotes,

Lá no chafariz.

---

A pata Papera,

Encontrou o seu ninho,

Contou pra galinha

O que viu no caminho.

--

A pata papera,

Fugiu da fazenda,

Foi para a cidade,

Virou uma lenda.

--

A pata papera,

Sonhou muito alto,

Construiu um castelo,

E anda no salto.

---

A pata papera,

Gosta de festa,

Mistura Disney e fazenda,

Virou princesa e se casou com o pato Pateta!

...mas ainda gosta de visitar a fazenda nas férias ...(sem o seu celular).

PS : uma memória sobre clássicas canções e do rico Folclore brasileiro....Quem não lembra e nunca cantou a "vaca amarela" pra ver quem conseguia ficar calado ... Lembram do "Pato Pateta " de Toquinho e Vinícius de Morais ? Pois é ...agora ele se casou com a princesa Pata Papera.

Simoni F. Costa em 18-09-20