PIOLHO
"Dizem que comer e
coçar, é só começar." Ditado popular.
Eu creio que quse todo mundo , quando estava na Escola Infantil ou até depois dela , já teve piolho. Eu tive, embora com os cuidados caseiros e a minha mãe aflita , eu peguei e uma outra irmã também pegou. Nós duas tpinhamos cabelo s
longos, bem longos e usávamos traças, uma de cada lado ou só uma atrás e com fitas e laços para o acabamento. Ou então , maria chiquinha ... cabelos bem lisos, sedosos e aloirados . Depois escureceram um pouquinho. Em 2 tempos minha mãe acabou com o nosso piolho e não nos deixou frequentar a escola até que os outros e as outras alunas terminassem, também com os piolhos. Na verdade todo mundo pegou , até a professora .
O piolho é um parsita que se alimenta de sangue . Existem dois tipos piolhos que pegam nas pessoas : o piolho da cabeça e o piolho do corpo. Os piolhos dos animais não pegam nas pessoas.
Cada piolho vive mais ou menos um mês e meio e põe de 100 a 150 ovos chamados lêndeas. A coisa mais importante que deve ser feita para não pegar piolho é cuidar bem da limpeza do corpo , das roupas e da casa ( Nem sempre isso resolve... se for tipo epidemia).
O piolho da cabeça deixa as lêndeas nos fios de cabelo . ( cabelo comprido... ai.... ). O piolho pica várias vezes por dia e a saliva dele irrita a pele e faz a pessoa se coçar. Quanto mais a pesoa coça , pior fica . Às vezes aparecem até feridinhas de tanto coçar .
As pessoas pegam piolhos encostando em quem tem. Ou então pelas roups , pente, e roupa de cama de quem tem piolho. As
lêndeas que ficam nas unhas também passam para outras pessoas .
Para matar os piolhos é preciso passar remédios , consultando um médico , pois tem remédios que podem intoxicar . É perigoso. E seguir as orientações dadas pelos profissionais. é bom também ficar uns 3 dias sem lavar a cabeça , mas passando todos os dias o pente fino . se os piolhos não acabarem é bom repetir o tratamento , sempre pedindo orientação para um médico ou outra pessoa da área da saúde.
Ah.... nossa , a Kalena falando de piolhos , pois hoje em dia ninguém tem mais piolho . NÃO ???? ldo engano. Não falarei o nome , mas ha pouco tempo uma pessoa famosa pegou piolho numa viagem...Então é preciso cuidado. eu que tenho cbelos longos ... nossa, cuido até ... e não encosto em gente cabeluda , nem para os tais de 3 beijijnhos ...
BEIJOS - postado por Kalena , jan. de 2009 *********
*************