O delicioso e benéfico e poético CAPIM-LIMÃO

"Tem um lindo

nome e acari

ciando e o

macerando

deixa um

magnífico

perfume

em suas

mãos" (kalena)

Ah... hoje eu fiz um chá pra ninguém botar defeito. Peguei nele, apertei, esmaguei , sempre com as mãos . E o CHEIRO de MATO que eu adoro, o cheiro de campo , o cheiro de ervas , o cheiro adocicado das folhas, da plantação , deixaram o meu espírito em comunhão - com DEUS.

O capim-limão também é conhecido como erva-cidreira ou capim-cheiro . É uma planta comum em várias partes do mundo e tem usos diversos: entorses, limbagos, tensão muscular e cefaleias . É ainda um analgésico eficiente contra a febre e a dor de cabeça crônica . Alivia os espasmos musculares, além da tosse crônica e distúrbios das funções digestivas . De 2 folhas pode se obter deliciosas e perfunadas infusões (chás) , digestivas e calmantes, cujo respons´vel é o CITROL, com odor próximo ao do limão , mas adocicado, que tem um núcleo sólido que os laboratórios usam para extrair vitamina A e essência com cheiro de rosas.

O capim-limão é um bom analgésico para as cólicas menstruais e intestinais , comprovado em laboratório do Departamento de Farmacologia de Medicina da Universidade de Ribeirão Preto. A substância responsável pelo alívio da doe é o MIRCENO que atua nos nervos dos ógãos . COMO USAR - despeje meio litro de água filtrada sobre 10g de folhas secas e tome 6 xícaras / dia. No caso de folhas frescas use 9g em meio litro de água quente, filtrada.

Apoio para pesquisa:

Ana Maria Pavanelli Bezzon

Farmacêutica Licenciada.

(by kalena, jan.2009).

IMPORTANTE : Isto NÃO SUBSTITUE O MÉDICO. De jeito nenhum !!!!!

kalena
Enviado por kalena em 28/01/2009
Reeditado em 29/01/2009
Código do texto: T1410200
Classificação de conteúdo: seguro