Seu Osório
Era dia 25 de abril de 1978, Vovô Osório estava sentado com seus 95 anos de idade numa cadeira antiga porém confortável. Vô Osório era bem sábio, sapiência ignorada pelos mais jovens que teimavam em tratá-lo como criança. Estava um silêncio absoluto na sala onde estava o velho, quando de repente o silêncio foi quebrado com o bater na porta. Toc! Toc!
- Entra! - Respondeu seu Osório.
Era seu bisneto com 25 anos de idade. Ele entrou cumprimentando o vovô e já foi logo sentando ao seu lado. Começaram a conversar. O bisneto, como sempre, começou a contar suas angústias, medos e tudo mais. O velho era como um conselheiro e o bisneto era um dos poucos que percebia a sabedoria do bisa. O bisneto reclamava:
- Vô estou angustiado! O tempo passa e não tenho nada na vida. Daqui a pouco farei 40 anos. Serei só mais um nesse mundo!
Respondeu o velho:
- Calma filho! Responda ao velho aqui! Depois dos 40 acabará sua vida?
- Não, mas...
- A vida é eterna filho. Seu corpo é passageiro, mas sua vida é eterna.
- Não entendi!
- Sua vida, isto é, seu espírito, a luz que te ilumina, a energia vital, nunca se acaba. Por isso encare a vida como um brinquedo, um brinquedo novo, que nunca terá igual, e que você brinca intensamente até quebrá-lo.
- Continuo sem entender vô. Vida, brinquedo...
- É filho, essa vida é passageira e frágil como um brinquedo, brinque com ela intensamente porque já, já, ela quebra. Se divirta, busque seus sonhos, mesmo que tenha 40, 50, 60, 90 anos. Ria do tempo, zombe dele. È claro que o tempo vencerá seu corpo, mas não deixe que ele vença seu espírito. Enquanto há vida há vida, não importa o tempo. O corpo é finito, mas eu sou eterno.
- Mas é difícil!
E se olharam por alguns segundos. Vovô Osório olhava aquele rosto jovem, por outro lado o bisneto fitava aquele rosto gasto pelo tempo. O velho rompeu o silêncio e perguntou:
- Veja filho, qual a diferença entre eu e você?
O jovem pensou, pensou, e respondeu:
- O senhor é mais velho que eu!
O velho sorriu e disse:
- Não entendeu nada não é? A diferença é que meu corpo está aqui há mais tempo que o seu, sendo assim sofreu mais com a ação do tempo. Não só isso! Meu corpo e minha mente já sofreram mais com as dificuldades da vida. Já fui traído; já trabalhei dia e noite; já sofri por amor; já sofri injustiças; já cometi-las também; já passei fome; já fui humilhado; já fui posto pra fora de casa pelo meu pai; vi minha mãe morrer; e muitas outras coisas que não vem ao caso agora. A mente das pessoas endurece com toda essa dor, outras vezes até o espírito. Meu corpo é mais velho e mais sofrido que o seu, por outro lado pode ser que meu espírito seja mais novo que o seu. Entenda isso: O espírito é real, o corpo é ilusão. Não permita que as ilusões da vida, ilusões essas que muitas vezes são criadas por você, te endureça. Não permita que seu espírito envelheça, seu corpo não tem jeito, ele vai envelhecer, mas não se iluda com o espelho, não acredite nele, olhe pra dentro que lá sim está você. Enquanto estiver nesse corpo, crie, invente, brinque, sorria, faça dessa passagem pela terra uma alegria. Você está de viagem nesse mundo, Que seja uma viagem no paraíso e não no inferno.
O Bisneto cansado de ouvir disse:
- Tá bom! Tô mais confuso ainda.
O velho Respondeu com bondade nos olhos:
- É meu filho, Você pode até entender um dia, mas também pode nunca entender, como muitos que não entenderam, não entendem, e nunca entenderão.
O bisneto se levantou, deu um abraço no velho e disse:
- Já vou vosão! Valeu pela idéia. Amanhã tenho que trabalhar. Afinal preciso pagar minhas contas.
Seu Osório olhou para o bisneto saindo e falou silenciosamente:
- Boa sorte!