Censos 1995, 2000, 2005, 2010 e Pesquisas normais – IBGE e a Aposentadoria 2011!
E quase sempre a mesma rotina ocorreram os Censos Agropecuários nos anos 5 (cinco) e os Censos Demográficos nos anos 0 (zero)!
Mas saliento destacando o Demográfico de 2010:
No meado do ano fui convocado para compor a Equipe do Paraná que receberia as instruções do CD-2000 lá no Hotel DalOnder, de Bento Gonçalves RS. Falei, por telefone com o Chefe do Setor dos Censos em Curitiba que eu estava na mira da aposentadoria após quase quarenta e um ano de serviços! Ele respondeu-me: - vais assim mesmo e, fui, peguei o avião em Maringá com destino à Porto Alegre, com outros colegas da região; lá seguimos de ônibus fretado. Chegamos na época da Fenavinho e fomos recepcionados pela Rainha e Princesas da Festa da Uva e Vinho, de Bento na porta do hotel. E, por 15 dias de instruções, passeios pelas vinícolas nos finais de semana (sábados e domingos): Vinícola Aurora (zona urbana), Panason, Miolo e tantas outras! Passamos próximo da casa onde fez parte do filme O Quartilho, visitamos casas originárias de paredes de meio metro de espessura de pedras brutas, porque no tempo das guerras o pessoal ficavam amoitado e, de fora não se ouvia as conversas! Ficamos sabendo que naqueles velhos tempos a dificuldade dos “retratistas” fazerem fotos de pessoas ou famílias era difícil e demorava dias para os mesmos chegarem ao destino, às vezes debaixo de chuvas constantes! Certa ocasião o “retratista”, ou fotógrafo, demorou tanto que ao chegar no domicílio o esposo, muito doente, faleceu justamente naquela manhã! Não se fizeram de arrogados e, de comum acordo, puseram o defunto em pé no caixão e, dê-lhe flash e mais flash do “perfumado”, saindo até jeitoso na foto e ficando eternizado no quadro de parede! Eheheh…
Ah, a Miolo tinha uns dez anos de fundação e no seu canteiro experimental tinha uvas, para aclimatação: da África, da Argentina, do Chile, dos Estados Unidos, etc.! Parreirais em volta da sede de perder de vista…! Os vitinicultores plantam tão somente as variedades industriais, vinhos, sucos e geleias e, não como em Marialva PR por exemplo, as uvas finas de mesa: Itália, Bordô, Benitaca, Brasil e outras! A Miolo também naquele tempo tinha áreas cultivadas no baixo São Francisco, estado de Pernambuco.
E o passeio de Maria Fumaça Bento Gonçalves – Pato X – Bento com o evento Epopeia Italiana, e os fandangos e shows no salão nobre do Hotel DalOnder quase todas as noites, e os ciganos em grande números residentes na cidade?
Os Chefes de Curitiba não queriam a minha aposentadoria mas, a mesma saiu em 02 de fevereiro de 2011… E, estou cansado de não fazer nada há 13 anos e alguns meses! Mas, ainda sonho trabalhando nas pesquisas do IBGE…
Jandaia do Sul, em 17 de novembro de 2024. Salve, salve…