Censos Econômicos 1985 - PNADS e POFs – IBGE

Continuando com minhas atividades na Agência em Jandaia do Sul PR, além das pesquisas normais que chegavam a mais de quarenta, os Censos geralmente mais “pesados” fez com que a força dos pratas da Casa se desdobrassem para orientar os recenseadores tais!

Foi nesta metade de década que nasceu o Victor Hugo Cipriano da Silva, nosso primogênito, em 25 de setembro de 1982, um “Penadinho”! Foi assim:

Fui escalado para as instruções da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, em Curitiba. A Luizabete já para dar a luz ao primeiro filho me disse: - eu também irei com você, porque no pré Natal o Dr. Massahiro Oga afirmou ser para o final de outubro! Teimou tanto que saímos no domingo à noite dia 19 e ficamos na casa do casal Pedro Teodoro e Divina, na Bairro São Braz, na entrada de Curitiba ou saindo para Campo Largo. Eu ia todos os dias cedinho, de circular, para o Centro e, voltava à tarde, idem!. Às vezes ela pegava a “jardineira” e nos encontrava na AIP – Associação Ibgeana no Paraná, em frente ao Cine Lido da Rua José Loureiro jantávamos ali perto na Rua das Flores ou Avenida Luiz Xavier.

Falamos com o tio Pedro que retornaríamos sexta, 24, mas o mesmo conseguiu que ficássemos para o churrasco de seu aniversário no sábado, 25.

Na sexta, dia 24, combinei com a Luizabete que ela fosse à tarde para o Centro e de lá fôssemos até o Carrefour, em Pinhais fazer compras, completar o enxoval, lanchar e, retornamos para o São Braz. Assim fez, pegamos uma circular no Terminal Guadalupe (antiga rodoviária) na Rua João Negrão, na hora do “rush” e das lotações; ninguém deu o lugar para a gestante na ida…, também não pedimos! Na volta, vimos folgados e pegamos outra circular para o bairro. Os tios ainda a nos esperar, dormimos e quando foi lá pela cinco da manhã rompeu a bolsa da gestante e tivemos que correr atrás de um táxi e o Victor nasceu às dez horas de manhã no HEC - Hospital Evangélico de Curitiba. O niver do tio já era…! Peguei o primeiro ônibus da Garcia da tarde para Jandaia do Sul e no “bate e volta” levei a minha mãe para cuidar da nora na casa dos tios; e, como tinha material para um setor da zona urbana de Londrina, peguei novo ônibus da Garcia para lá na noite de domingo! Apresentei-me na segunda-feira, 27, ao Chefe da Agência senhor Antonio de Gouveia e rumei para o local das Entrevistas, mas preocupado com os três que ficaram em Curitiba, para virem depois, no meio da semana talvez! Conheci melhor o orelhudo só no sábado, uma semana depois…! Que vida…