Censos Demográfico e Econômicos de 1980 – IBGE
Aí já como servidor público federal, pelo concurso público de Agente de Coleta no mês de outubro de 1973, na cidade de Curitiba, foi mais “mole igual geleia”! Vale lembrar que após o referido concurso, tão somente para o sexo masculino (não era inconstitucional na época), tomei posse em 07/11/1973, dada pelo Delegado do IBGE em Curitiba senhor Dr. José Beck Lorega, sendo que o adjunto do Setor Administrativo era senhor Emílio Grabowski me disse na escadaria da antessala do Delegado: - Não se submeta a nenhum “pistolão”, padrinho na verdade! Já empossado, lembro que assinei o termo, onde dizia no rodapé: “não sou e nem serei filiado a nenhum partido político”! Honrei e até hoje como aposentado!
Voltando ao tópico acima, digo que foi mais fácil porque os servidores efetivos não coletavam questionários, mas davam suporte técnicos e administrativos e, só entravam em campo, quando recenseadores desistiam e não tinham outros para realocar nos setores correspondentes! Os questionários coletados por esses servidores não eram ressarcidos pelo IBGE.
Já nessa época na Agência do IBGE, outrora AME - Ag. Mul.de Estatística, sito à Rua dos Patriotas, 454 salas 1 e 2 – Jandaia do Sul PR eram lotados: Antonio Jorge de Azambuja e Souza – Chefe, Adiones Gomes da Silva – Auxiliar e, Neusa Kyioko Yorinori – Auxiliar, mas às vezes tinham os Supervisores, os Recenseadores, que chegavam a quase trinta pessoas.
Ainda nesta época os Recenseadores dos Censos ganharam um bom dinheiro!