Você já correu de vaca? Histórias do Censo Agropecuário - abelhas, vaca, o pedalar!
Me cutucaram com vara curta, eheheh…ahahah! Será que tenho histórias para contar, com os quase quarenta de IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística?
Agência do IBGE em Jandaia do Sul sob a Chefia de Antonio J. de A. e Souza.
De Ago/Set1970 a Fev/2011, foi parte assim, dentre tantos causos:
O saudoso Professor Wilson Roberto Veroni, fez inscrição, passou no teste, recebeu instruções e trabalhou no Recenseamento Agropecuário de 1976 – ano base 1975., E então, o Veroni recebeu uns cinco questionários e teria de traze-los, para revisão, verificação dos preenchimentos, se faltavam alguns quesitos (não eram direcionados, não seguiam uma sequência, etc.). Seria serviço para um ou dois dias, no máximo.
Não apareceu! Terminou a semana e o Veroni nada de aparecer! Preocupações nossa, do Zamba, dos auxiliares efetivos e do seu Supervisor!
O Supervisor foi atrás do Recenseador Veroni e qual que, amigos e amigas, o mesmo ainda estava se recuperando de várias picadas de abelhas, “amiguinhas” de um dos setores do Barro Preto, ali nas bandas do confrade Vicentino Hermes Ambrósio!
Já o Odair Rozão, o Maizena, acho que na mesma época do Alfredo Barros, Ademir Pontara, e outros! O Ademir foi Supervisor, não trabalhando na coleta de campo do Censo Agropecuário de 1981 – ano base 1980.
Ah, a Sueli Reis, filho do amicíssimo e saudoso cartorário Dalmon Reis, era a outra Supervisora do CA. Mas é outra história.
Diz a turma do Jandaia dos Anos Dourados que o Maizena foi goleiro de futsal e campo, e “fechava” o gol, literalmente! No mesmo setor fatídico do Barro Preto o Maizena seguiu todos os ritos do CA e escolheu a sua área de trabalho, com muitos cafezais, lavouras temporárias (milho, feijão, arroz, etc).
Também ficou “sumido” uma semana, haja vista que correu de uma vaca, passou entre uma cerca de cinco fios de arame farpado, não olhou pra traz e, sem se arranhar, até hoje não se sabe onde foi parar os questionários e a pasta…!
Depois dos Censos, os amigos Odair e Ademir passaram em outro concurso, o da CESP –Centrais Elétricas de São Paulo, e foram trabalhar em Bauru SP. O Maizena aposentou-se e reside ainda lá e o Ademir, irmã da Nely e do Roberto, logo saiu da CESP após passar no concurso da PRF indo trabalhar no Estado do Mato Grosso.
Já, em Marumbi, acho que no Censo Agropecuário 1991 – ano base 1990 (CA), município esse jurisdicionado à Ag.do IBGE em Jandaia do Sul, na época, aconteceu um caso inusitado e digno de histórias censitárias!
O Recenseador Taboni (não recordo o pré nome), seguiu todos os ritos censitários, pegou seu material e foi trabalhar!
Passaram três dias, uma semana e, nada do Taboni! O saudoso Chico do Matadouro, Supervisor, foi atrás dele e o encontrando na residência, indagou:
- E daí, fizestes algum questionário?
-Não, nenhum…!
-Por que, Taboni?
-Não achei nem o p.p. do setor!
-Então vamos lá, que te mostrarei onde começa o ponto de partida.
Foram a pé e o Chico até supervisionou e o ajudou nas perguntas e preenchimento dos quesitos do primeiro questionário! Deixou-o lá…
O Taboni demorou uma semana e nada de aparecer no Posto de Coleta e o Chico tornou a ir na sua residência.
- E daí, Taboni, fez mais questionários!
-Sim! Mostrou uns dois, mas com muitos erros visíveis, faltando alguns quesitos obrigatórios, como área do estabelecimento agropecuário, etc..
E o Chico foi de novo com ele para arrumar os questionários “in loco”, deixando-o lá e voltou a pé para o PC.
Chegando no Posto eis que o Taboni já estava lá, veio por um atalho!
- E daí Taboni? Por que viestes tão cedo? Não queres trabalhar? Quais as outras dificuldades?
-É muito longe!
-Vá de bicicleta, disse o Chico.
-Mas tem que pedalar!!!
E o Chico tomou o material, dizendo:
-Muito obrigado e siga com Deus.
Fiquei sabendo que muitos desistiram e o Recenseador Iraclides Borges, saudoso amigo de Jandaia do Sul, foi pra lá, alongou-se por uns vinte a trinta dias e terminou vários setores! Um verdadeiro pé de chumbo, que veio a falecer em Maringá, por acidente da queda de um andaime, ao pintar as paredes de uma escola.
Obs.: 1ª) se alguém lembrar do nome completo do Taboni, me informe ou comente na minha página do Facebook. Sempre o via aqui nas duas lotéricas de Jandaia do Sul, até pouco tempo, não sabendo se está em Marumbi, ou se mudou para o Estado de SP.
2ª) Se houver divergências de datas, me informem, idem, Marcela Veroni (irmã do prof.), Odair Rozão e Ademir Pontara.
Jandaia do Sul PR, em 05 de abril de 2021.
Autor: Adiones Gomes da Silva, o Ponga.