PRATO PRINCIPAL
Data: 10/11/2024
Local: Propriedade da família Boniollo Machado, no bairro de Santa Efigênia, em Belo Horizonte – MG
Motivo: Encontro mensal dos familiares
Cardápio:
• Comidas: churrasco, tendo como prato principal, Talharim à Bolonhesa e Caçarola Italiana como sobremesa.
• Bebidas: sucos, refrigerantes e cervejas
Narrativa:
Próximo à churrasqueira e ao fogão industrial, uma mesa de 3,5 metros e cadeiras onde parte dos convivas se instalam.
Num plano superior, anterior ao ambiente retrocitado, instalou-se a denominada e já costumeira, “Mesa da Diretoria”. Posto onde se posicionam integrantes, que optam por estar em outra perspectiva.
No salão principal as crianças se divertiam em grande algazarra, com brincadeiras variadas
Em meio às conversas, causos, brincadeiras, molecagens, balbúrdia, eram servidas porções generosas de carnes assadas na churrasqueira, ao mesmo instante em que os preparativos para o prato principal eram providenciados: 3 quilos de carne moída, 4 pacotes de talharim, muitos tomates maduros, 2 molhos de manjericão, 2 molhos de cebolinha, 2 mãos de dentes de alho (assim mediu-se a quantidade de alho para a receita), um fio generoso de óleo de soja para o preparo da carne moída, punhados de sal e uma imensa panela com água fervente para cocção da massa.
Por volta das 15:30, anunciou-se que o talharim à bolonhesa estava pronto.
Aos poucos, um a um ia-se servindo.
Houve aqueles que, dado que já se encontravam saciados(as), preferisse reservar a porção que lhes cabia para apreciar em momento mais oportuno em suas próprias casas.
Chegada a hora da despedida, o prato reservado não foi encontrado. Ouviu-se então, em tom de desabafo:
“Ah não, gente! Esse povo aqui roba até coisa de cumê, cruz credo!” E com ar de desolação, o casal retornou para sua casa.
Eis que em dado momento alguém que se encontrava “jogado” em um sofá, visualizou o prato que havia sido posicionado meticulosa e preventivamente atrás de uma caixa de som e com um sobressalto quase heroico bradou: “olha lá o prato que tavam procurando!”.
“Liga pra eles agora, liga, pra eles verem que ninguém ‘roubou’ o macarrão deles!" Foi o que se ouviu em destaque.
Em aliviada ligação, obteve-se sucesso na comunicação.
Em menos de 20 minutos o almejado e polêmico prato resevado foi resgatado, para alívio de todos.
Mas...E o macarrão do Manel?
Ah! Isso já é outra estória!