O susto - BVIW

Na década 70, numa noite calma, o silêncio só era quebrado pelo cantar dos grilos e o ruído da fábrica de laticínios, que existe no centro da minha cidade. E de repente, quando todos dormiam, o solo estremeceu com um estrondo violento, uma explosão seguida de um clarão que iluminou o céu e espalhou o terror na cidade, que acordou sobressaltada. Sem ter noção do que havia acontecido, a visão do fogo causou o terror e a maioria das pessoas saiu em desespero pelas ruas, alguns de pijama, camisola, cueca... nas roupas simples de dormir, que não dava tempo para se preocupar com o pudor ou aparência. E de longe o clarão continuava, estouros cada vez mais violentos espalhando o medo entre as pessoas. Seria uma bomba atômica, o estouro das caldeiras da fábrica ou um avião que caiu no solo? Na falta de saber o que era, o melhor era fugir para o mais longe possível, sabia-se lá o que ainda podia acontecer... E era gente correndo para todo lado, gritos de pavor e pernas para que te quero. Quem tinha carro ou moto saía em disparada, sem destino, o importante era ficar longe. Na dúvida, muitos correram e se jogaram na lagoa, atração turística da cidade. Outros se embrenharam pelo mato, abandonando suas casas. Houve quem quase fosse degolado, ao sair correndo de moto ou bicicleta e se enroscar no arame farpado das cercas, invisíveis na escuridão. Houve colisão de carros, de motos, fraturas e desmaios... O caso mais chocante foi de uma velhinha que ao fugir se atolou num brejo, só sendo encontrada pela manhã. E no final, o que havia acontecido era que um caminhão carregado de fogos de artifício havia se incendiado e explodira, lançando labaredas e estrondos no céu, quem eram ouvidos a quilômetros de distância. Não se sabe até hoje se foi obra do acaso ou se foi sabotagem que causou o incêndio que atingiu as casas vizinhas e queimou os veículos próximos ao caminhão, do qual sobrou apenas a carcaça. Hoje a gente ri das loucuras daquele dia, mas foi realmente uma noite de terror. Afinal, essa questão dos fogos trouxe à tona a sensação do fim do mundo com a tão temida guerra atômica que sempre foi ameaça... Mas que os fogos que transformaram aquela noite num espetáculo quase que de ficção, não resta dúvida. Essa noite será sempre lembrança para alguns como risos, em outros, como lágrimas...

OBS: Tudo nesse causo é verdadeiro.

maria do rosario bessas
Enviado por maria do rosario bessas em 23/10/2024
Reeditado em 23/10/2024
Código do texto: T8180256
Classificação de conteúdo: seguro