A rezadeira

- Chame D. Maria, rezadeira!

- Já dei o remédio para ele.

- Esse remédio não serve. Isso é tosse convusca. Só a reza de D. Maria dá certo.

- Vou chamar... Chegou D. Maria.

- Dia, D. Maria.

- Dia, Seu José. Cuma vão as coisa?

- As coisa num tão boa, D. Maria. Tenho esse minino aqui com uma tosse que dá medo.

- Apois num tou aqui pra rezar, Seu José?

- Pois intão reze, D. Maria, que não me aguento mais ver o sofrimento dessa criatura.

- Deixe ver ele. Isso é espinhela caída mais quebranto, Seu José. Trouxe aqui u’as foias pra mode rezar e tirar todo o mal feito em cima dele... Mas óia, Seu José, vou lhe dizer u’a coisa, se me permite...

- Apois, diga, D. Maria...

- Tem munta gente de óio gordo no sinhô. Cuma o senhor tem mais proteção, as coisa pegou no seu fio que é um inocente.

- Isso já pressentia, ora pois, e eu não sei disso?

- Mas dessa vez foi trabaio feito mermo. Sinhô fique de óio aberto. Aqui, de minha parte, vou rezar pro minino e ele vai ficar bonzinho tinindo, mas o sinhô abra o óio. Vá fechar mais o corpo e faça arguma coisa para proteger sua casa e sua famia.

- Sim, sinhora, D. Maria. E agora, sacuda as foia. Já não me aguento mais de vontade de ver esse minino bom.

- Dê uma licencinha, intão. Me deixe só com ele.

- Pois não, D. Maria, faça o que é preciso.

- Tá rezado, Seu José. Tudo que é de ruim vai ser queimado nessas foia que tirou dele o quebranto.

- Quanto lhe devo, D. Maria?

- Os favores de Deus, Seu José.

- Pois vou mandar levar, pra sinhora, feijão, farinha, arroz, feijão de corda, milho e carne seca.

- Deus lhe pague, Seu José! Agora tenho que ir porque tem mais gente quereno meus sirviços. Inté mais ver, Seu José!

- Inté mais ver, D. Maria. Deus lhe pague.

Rodison Roberto Santos

São Paulo, 13 de dezembro de 2023

Rodison Roberto Santos
Enviado por Rodison Roberto Santos em 15/08/2024
Reeditado em 15/08/2024
Código do texto: T8129217
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.