O REI LEÃO E O ESPIRITO DA FLORESTA

 

1706114.jpg

 

Ao concluir o projeto de sua divina criação, Deus entregou aos seus recém criados “ homem e mulher Adão e Eva” o poder e o domínio de tudo que há sobre terra, os animais da floresta, a fauna e a flora, mas exigiu manterem equilíbrio e respeito, ao meio ambiente. Afirmando ser a natureza, a quem ele deu poderes para criar, recriar de até punir se necessário for. Sendo ela sua principal assessoria, o seu braço direito. Por muitos séculos foi maravilhoso. Tudo corria bem a obediência a Deus através da natureza foi fundamental. Ate que surgiu uma discórdia no meio ambiente.

Um impasse do vento com a brisa, vez e outra ele surtava e açoitava as flores, só pelo fato delas manterem a brisa sempre carregada de perfume. O ciúme envenenou sua alma e o conflito de gerações surgiu, desestruturando a ecologia no mundo selvagem.

O sistema de governo ambiental era a monarquia, mas com o falecimento do velho rei, o leão filho foi coroado e ocupou o trono herdado do pai .Apaixonado pela brisa, ele só tinha olhos para ela. E como se não bastasse para piorar a situação, o vento que também a amava, e a fraguou alisando carinhosamente a juba do rei leão. Enfurecido ele surtou completamente e passou a persegui-lo destruído tudo que passasse a sua frente arrasando a floresta na maior crueldade.

 

Devastada pelo vento, durante um longo tempo a desorganização foi desastrosa. E a floresta já não produzia o suficiente para a sobrevivência dos animais. O rei leão transformou num tirano sem coração e não se preocupava com as demais espécies.

Certo dia uma pombinha pousada sobre uma frondosa arvore visualizou o todo poderoso devorando cinco filhotes de capivara de uma única vez.

Revoltada ela o adverte dizendo:

- como pode você o rei da selva com atitude tão inconsciente?

– Quem é você sua pomba enxerida para vir me dar lição de moral-, vá se catar procure seu bando, eu sou rei e faço o que bem entendo!

- Majestade me desculpe pela intromissão, mas consciência sustentável e educação ambiental é uma questão de sobrevivência!

– Oba! Você me chamou de majestade, sabe que gostei? Ninguém nunca me tratou assim!

– Desculpe-me excelência palpitar na sua refeição, mas devorar cinco filhotes de uma só vez! Imagine daqui a um ano seriam cinco adultos, em vez de uma, seriam cinco refeições, além das crias que eles deixariam para futuras refeições! Desculpe-me se estou sendo intrometida, mas pense nisso.

- Ora! Ora! Sabe que não pensei nisso; você é palpiteira, mas tem razão!

A esta altura o rei leão já derretia de amor pela pomba

-Sabe que você é muito simpática de onde vieste?

– De onde eu vim não importa -, é cedo para eu revelar, mas saiba que vim apenas para ajudar a botar ordem nesta floresta e salvar as espécies em extinção!

– Acho esta missão muito difícil para uma pomba tão frágil!

– E quem diz que sou eu que irei reformular, são vocês, basta cada um cumprir com sua parte que a natureza completa o resto. Ela sim tem poderes mais do qualquer ser vivo que habita o planeta!

– Tudo bem sua sabichona então me apresente um plano!

- Olha majestade façamos o seguinte vamos promover uma grande convenção! Reuniremos todos os animais e proporemos as regras a serem seguidas, elaboramos um estatuto, e cada um cumprindo sua parte em pouco tempo esta floresta será um verdadeiro paraíso encantado

– Boa ideia. Mas como reunir tantos animais a floresta é imensa!

- Deixe comigo meu soberano encarrego=me de tudo.

 

E assim a pombinha conseguiu reunir não só animais vertebrados como todos os insetos da floresta. O rei leão todo garboso abriu a seção dando a palavra para a pomba que após ouvir cada animal o aconselhava como seria sua conduta a partir daquela data.

Criaram três forças tarefas para manter a sustentabilidade da floresta. Aos esquilos e outros roedores coube a missão de replantar as sementes, as formigas fizeram o compromisso de utilizar somente as folhas das arvores que estivesse no ponto de maturação, e já não eram mais necessárias na captação de clorofila e oxigenação da atmosfera. As abelhas ampliariam seu contingente de operarias para maior produção de mel própolis cera e geleia real, além é claro de uma politização mais eficiente e os frutos se multiplicarem. E assim teriam alimentação farta em todo o tempo. A abelha rainha como chefe de laboratório assumiu o comando na produção dos medicamentos alternativo, até as minhocas assumiram sua parcela de responsabilidades, ficando na incumbência de fertilizar a terra. E assim todos ficaram admirados com a sabedoria da pomba.

Apenas o bicho preguiça não compareceu. Preocupada a pombinha bateu asas até sua casa, para resgatá-lo também. Sua meta era unir todos para o mesmo objetivo, “todos por um e um por todos”; este foi slogan criado por ela. Mas antes de bater à porta, ela ouviu a preguiça velha dizer -, valha-me oh deus da floresta-, há três dias meu marido preguiça saio para buscar remédio para o preguicinha, ele vai morrer a míngua, preguiça não aparece santo deus!

– Deixa de muita conversa senão eu volto pra trás, respondeu preguiça que ainda estava na porta da sala. A pombinha ouvindo a conversa imaginou que com o bicho preguiça seria perda de tempo, não iria obter sucesso algum. Retornou para o local da reunião.

Com tudo acertado, ela encerrou agradecendo a presença de todos. Passando a palavra ao rei leão.

Muito contente ele alisou sua juba com as mãos e disse: Quero apenas uma única palavra, quem és tu sua pombinha sabida?

- Eu sou o espírito da floresta criada por Deus.

Vim nesta missão a mando do S,T.E. supremo tribunal da ecologia!

E Tchau para todos vocês e que sejam felizes!

 

 

OBS: Imagens (1ª do meu acervo pessoal 2ª do Google)

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 26/07/2024
Reeditado em 26/07/2024
Código do texto: T8115079
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.