Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Pelos relatos históricos Campos Belos, GO, teve desde o seu começo, a presença de grupos religiosos diversificados... a irmandade católica, ao ganhar seu terreno, deu o pontapé inicial na construção de um santuário para suas obrigações religiosas...

"Todos moradores entrevistados são unânimes em afirmar que a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, desde a primeira, foi sempre o centro de atração dos moradores da cidade, cujo povoado nasceu e cresceu em torno dela".

Assim, veio primeiro a Capela de Nossa Senhora da Conceição (1886); com a sua demolição em (1943), deu lugar a igreja alta, de paredes brancas, com a frente para o poente. Que foi demolida e erguida junto a si, a igreja atual; com a entrada inversa ao da anterior: com a frente para o nascente. Tendo a estátua de Dom Alano Maria du Noday, ao seu lado esquerdo.

— Bondoso e carismático pároco (que, os meninos do lugar ao avistá-lo pelas ruas da cidade, corriam ao seu encontro para tomarem a benção) com a sua influência nacional e além-fronteiras conseguiu recursos financeiros na França e na Alemanha.

E, no começo da década de 1980, com às obras do novo santuário, já iniciadas, esses aportes em finanças, deu uma maior celeridade na edificação; e o majestoso templo católico atual da cidade foi concluído com sucesso.

No livro "Campos Belos — sua história, sua gente" do Pe. Samuel Laureano Silva e Odiva Silva Xavier, paginas 38 e 39 têm algumas destas informações históricas, sobre essa temática e outras.

O tempo passou e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição está cada vez mais firme, forte e bonita; conta com 11 Capelas e completou no último 6 de maio, 61 anos (1963–2024). Nessas comemorações festivas, também é comemorado o Dia da Família. Geralmente conta com a presença de padres e religiosos de paróquias de cidades vizinhas. Acontecem: missa oficial, caminhadas celebrativas, cavalgada, missa do sertanejo, novenas, almoços; e a quermesse: leilões de prendas oferecidas e de animais doados pela comunidade. Os batizados, e as homenagens (à padroeira) e outras...

Desde os primórdios da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, um número expressivo de sacerdotes (párocos ou não) passaram para o panteão da história: Pe. Rosolino furtado de Freitas (sacerdote que benzeu a primeira Capela do lugar); Pe. Samuel Aureliano da Silva (pároco, professor e diretor da Escola Municipal Professora Ricarda; escritor e historiador que, escreveu com a Dra. Odiva Silva Xavier a obra mais significativa sobre a história de Campos Belos, GO); Pe. João Magalhães Cavalcante (vigário auxiliar, que recebeu o título papal de monsenhor e, cooperou também de maneira esplêndida no Sistema Educacional local; como professor de diretor da Escola Estadual Professora Antusa); Pe. Pedrocílio da Silva Guedes (que, mesmo sendo pároco de Arraias cooperava grandemente no evangelismo na cidade); Pe. Antônio José Claus, da paróquia da cidade de Taguatinga; Pe. Celso Cavalcante, vigário coadjuvante da paróquia de Arraias; o sacerdote Dom Alano, já citado; Pe. José Moreira da Silva (que se tornou Bispo e está a frente da Diocese de Januária, MG); Pe. Rubens de Almeida Gonçalves (que aos 35 anos teve sua vida interrompida drasticamente, ao defender questões ligadas à paróquia)...

Estes e tantos outros abnegados homens de fé e crença que, diante dessa paróquia estiveram deixaram suas ricas contribuições, seus legados a comunidade local. — Das mais variadas formas; de acordo com a chamada de cada um...

A todos os lideres sacerdotais do passado e do presente do passado e do presente que prestaram (ouprestam) assistências religiosas, educacionais e outras, à comunidade campos-belense ficam aqui as minhas homenagens por meio desta escrita!

Nemilson Vieira de Morais tam)

(04:07:24)

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 04/07/2024
Reeditado em 05/07/2024
Código do texto: T8099688
Classificação de conteúdo: seguro