Fofoca na janela

Hoje cedo, no meu quarto, escorreu uma conversa entre duas vizinhas do apartamento que fica atrás de casa, bem em cima do meu quarto. Falavam animadamente sobre como ter engajamento nas redes sociais.

Aparentemente, ambas estavam determinadas a se tornar influenciadoras digitais.

Suas vozes ecoavam claras na calmaria do sábado pela manhã.

Me debrucei na janela com uma xícara de café e um cigarrinho de artista atendo ao assunto;

As vozes dessas vizinhas não possuem rosto para mim, nunca as vi, mas já escutei diversas vezes pedaços de conversas soltas.

Uma delas é uma senhora, pela voz já gasta e pela expertise que só quem já viveu algumas boas décadas nessa planetinha azul possui. Sempre a mais entusiasta, iniciou a conversa:

— Você sabia que para ter engajamento é preciso postar todos os dias? Eu li que a constância é a chave! As pessoas querem ver você todo dia, a todo momento, senão te esquecem rapidinho. E o algoritmo gosta de quem movimenta a conta, ele ajuda a alcançar mais pessoas!

A outra vizinha, que possui uma voz e risadas de menina-moça, sempre um pouco mais cética, respondeu com uma risada suave:

— Ah, mas e o conteúdo? De que adianta postar todos os dias se não tiver nada de interessante? Outro dia vi uma moça que ensina a fazer doces. Ela falou que tem que ser autêntica, mostrar quem você é de verdade.

A senhora vizinha assentiu, concordando:

— Verdade! Não dá para ficar só postando foto de café da manhã. Tem que ter algo a mais, uma história, uma dica, alguma coisa que as pessoas achem útil ou engraçada. Eu até comecei a mostrar minhas plantas. Todo mundo gosta de ver as plantas crescendo e dicas de cuidado.

— E não pode esquecer das hashtags, tem umas específicas que fazem seu post aparecer para mais gente. Completou a Vizinha Moça

— Hashtags, claro! — exclamou Dona Vizinha, animada. — E tem os reels (pronunciando RIUUSS) também. São os que mais estão bombando. Parece que o algoritmo gosta mais deles.

— Mas também ouvi falar que é importante interagir com os seguidores. Não adianta nada ter um monte de likes e não responder os comentários. Tem que conversar com o pessoal.

— Depois de uma pausa a Dona Vizinha exclamou (acho que ela estava fumando) é, isso faz sentido. Acho que vou começar a fazer lives também. Dizem que as lives aumentam muito o engajamento, porque as pessoas adoram ver as coisas acontecendo ao vivo.

— Você vai arrasar! E não esquece de sorrir bastante. A simpatia é um charme que ninguém resiste.

As duas continuaram discutindo estratégias, passando por dicas de como bombar nas outras redes. Terminei meu café e o cigarro e decidi começar meu dia após essa aula sobre algoritmo que invadiu meu quarto.