Uma Conversa de Rozemberg Com Papai

Por Nemilson Vieira de Morais (*)

Rozemberg foi um bom profissional da carpintaria em minha cidade. Dava gosto a gente ver aquilo que ele produzia com esmero, em madeiras.

Com a sua chegada a Campos Belos — GO, abriu uma indústria de mobiliários, em frente à nossa casa, na Rua do Comércio, Vila Baiana. Num casarão antigo da família santos. — Onde morou e trabalhou nesse ofício por um tempo.

Fabricava mesas, cadeiras, tamboretes e camas torneadas (de casal e solteiro). Usava muito a sucupira (madeira nobre) e abundante por lá nesse tempo.

O negócio ia bem, mas havia se endividado bastante com as compras de alguns equipamentos para a pequena indústria moveleira.

Com o tempo, de inadimplência, alguns cobradores deu de visitá-lo; e isso o aborreceu demais. Pelas sucessivas cobranças e pela falta de condições financeiras naquele instante, para quitar os compromissos assumidos. — Sem contar a vergonha que passava.

Para a resolução do problema o Rozemberg lembrou-se de alguém muito especial para ele: o meu pai. Muito não, mas dinheiro pouco o velho sempre tinha. A conversa se deu mais ou menos assim:

— Seu Natã eu preciso conversar seriamente com o senhor...

— Pois não seu Rosemberg, o que deseja!

— Depois de algumas noites mal dormidas seu Natã e, pensando no pior...

Já quase no amanhecer, de ontem para hoje me veio uma luz e eu me

lembrei do senhor... "Seu Natã vai me salvar!"

Então, eu vim cá pro senhor me ajudar a salvar pelo menos uma alma. — Já é uma grande ajuda.

— Como assim?! Em que posso ajudar salvar essa alma? O que está acontecendo?

— São os cobradores, seu Natã que não me dão paz. Virou um inferno minha vida: volta e meia tem um lá em casa, enchendo minha paciência, a me cobrar. Não aguento mais tanta afronta... e os meus planos são de matar um a um; conseguindo matar o primeiro, os outros fogem. Vou furar o estômago deles e fazer uma meia-lua com a faca; e puxar as vísceras para fora e jogar pros bichos na rua.

Continuou falando...

— Tão jogando a minha moral lá na lama seu Natã; e isso eu não vou permitir. Ninguém nesse mundo havia me cobrado: porque nunca dei tal motivo. Agora estou servindo de chacota ao povo, por causa dessa gente que não tem modos de tratar os outros; eu vou dar um jeito nisso.

Meu pai rabiscava um jornal velho com caneta azul; aberto em cima da mesa em que atendia seus fregueses. Levantou os óculos de graus a testa e olho no olho reverberou:

— Rosemberg o que você deseja que eu faça, para evitar que uma tragédia dessa proporção, não aconteça?!

— Se o senhor, seu Natã me arrumar trezentos cruzeiros e eu juntar com mais um tanto que já tenho, lhe garanto que não vai morrer ninguém. Vou pagar todo mundo; cada dia um pouco. Até quitar todas essas dívidas. Do contrário, a carnificina vai ser grande... o senhor vai ver.

Papai voltou com os óculos para o lugar e deu um cheque-mate no assunto do seu interlocutor, uma tacada de mestre:

— Quanto a ter esse valor a lhe emprestar Rozemberg não vai ser tão dificil, mas eu pensei outra coisa:

Mata esses cobradores vagabundos, que a partir de hoje, lhe cobrarem!

Rozemberg jamais imaginaria ouvir do papai uma tão inusitada resposta sugestiva e o interpelou:

— Seu Natã?! Não esperava essa! De onde o senhor tirou essa ideia e por que, me dá um conselho desse?

Papai calmamente, em poucas palavras o explicou...

— Eu tenho uma esposa e um monte de filhos para criá-los... se eu lhe emprestar esse dinheiro, num futuro bem próximo, ao lhe cobrar, quem vai morrer sou eu.

Rosemberg deu às costas ao papai e ganhou a Rua do Comércio imaginando coisas...

*Nemilson Vieira de Morais

Acadêmico da ANELCA & ALB/MG/RMBH

(22:06:24)

Nemilson Vieira de Morais

Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 22/06/2024

Reeditado em 22/06/2024

Código do texto: T8091552

Classificação de conteúdo seguro

Nemilson Vieira de Morais
Enviado por Nemilson Vieira de Morais em 22/06/2024
Reeditado em 23/06/2024
Código do texto: T8091552
Classificação de conteúdo: seguro