A COPAÍBA E AS PEDRINHAS DE SANTANA

 

 

A COPAÍBA E AS PERINHAS DE SANTANA

 

 

 

 

Ai está uma relíquia do meu mundo criança, a imagem que ilustra este texto. Cuja foto é de uma copaíba. Que tomei a liberdade ilustrando com ela também a capa de um dos livros de minha autoria. Nos Caminhos do Vale, sendo ele uma das minhas publicações independente

Essa copaíba era um pequeno arbusto à beira da estrada, no alto do gompará quando eu criança, com apenas cinco anos, em tenta idade como ela, passava montado na garupa do cavalo de meu saudoso pai, ele muito carinhoso descia de sua montaria e apanhava para mim, no seu entorno, uma porção de pedrinhas de santana, com as quais eu brincava afirmando serem as minhas rapa durinhas fabricadas no engenho de cana, criado por meu imaginário infantil. Essas pedrinhas eu ainda as as tenho quaradas. São quadradinhas esculpidas com arte e perfeição pela natureza, uma obra prima ímpar-, inigualável. Mais de Setenta (70) anos se passaram. Voltando ao local, minha nora Telma, meu neto Otávio e eu, fotografamos a arvore, que felizmente foi poupada do desmatamento-, e com sua foto eu ilustrei essa minha saudosa recordação acima citada... Registrando-a como lembrança no meu relicário histórico que eu espero ser perpetuado pelo tempo às futuras gerações... A copaíba além de ilustrar a paisagem universal, pruduz um  oleo medicinal utilizado como medicamento homeopatico, principalmete pelos  povos nativos amazonense que a defendem e a  preservam.

 

*****************************************************************

OBS:: A palavra Gompará é usada denominando uma

elevação geográfica em nosso distrito, pesquisando

no dcionario não encntrei nenhum sentido definindo

seu sginificado,talvez ela seja uma distorção de nosso

mineirês da palavar Grão Pará.creio eu.

***************************************************************

 

 

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 29/05/2024
Reeditado em 05/06/2024
Código do texto: T8073957
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.