Luiz fiat lux...
E papai entrou na onda do mexa-se, talvez até antes de ela ser revelada, e ganhar publicidade. Já aposentado havia algum tempo e com tendência à engorda, apesar de seus exercícios quintalícios, que não eram poucos nem leves, frequentes caminhadas e atenção a mais obrigações domésticas à medida em que a filharada ia deixando a casa, velho resolveu entregar-se aos cuidados de uma terapeuta.
Moça jovem, duma simpatia proporcional aos seus quilos a mais, a fisioterapeuta convenceu papai a manter as caminhadas e a praticar exercícios caseiros ao alcance de todos. Ou seja, pelo menos aqueles aptos a se dobrarem - sem flexionar os joelhos - para apanharem, um a um, todos os palitos de uma caixa de fósforos vertidos propositalmente ao chão. E de preferência, procedentes de uma caixinha ainda não usada, com aquele rótulo característico de ...média de 45 palitos...
Não pude seguir o dia a dia da aplicação de papai, que já deixara de fumar havia décadas. Sei que ele era determinado e disciplinado, independentemente de seus já setenta e muitos anos. Mas quando o reencontrei, coisa de um par de meses depois, um tiquinho só mais rotundo, ma no troppo, vi um isqueiro, saliente, no bolso de sua camisa. Mas neca de cigarro...