Onde nasce o rio
Onde nasce o rio
Embarquei junto com outras pessoas em um grande jeep azul
com destino a nascente de um rio; o caminho era longo pela estrada, de repente avistamos um conjunto de montanhas, adentramos por uma estrada de terra em direção a elas.
Com calor intenso chegamos a um pequeno riacho que corria logo abaixo de sua nascente, lugar maravilhoso, seu fundo todo de pedras, raso e límpido, entramos e se assentamos nele em meio a grandes arvores que apenas deixavam passar por elas esparsos raios de sol, e ali ficamos por bom tempo.
Continuamos depois o passeio por vários pontos turísticos do local.
Hora da volta o grande jipe já nos esperava, a estrada de retorno margeava aquele pequeno riacho e a paisagem foi se modificando, ja surgiam algumas casas na beira do rio e e ele (rio) vai se avolumando.
Começo então a ouvir uma voz “Socorro, preciso de ajuda”, pergunto as outras pessoas se também estavam ouvindo aquela voz, apenas abanavam a cabeça sinalizando NAO.
Porque só eu estou ouvindo? me perguntava.
E o pedido de socorro ficava mais alto a medida que surgiam mais casas.
Saimos do caminho de terra e pegamos a estrada de asfalto em direção a cidade, agora além de casas apareciam , grandes chácaras, fábricas, condomínios, e o pedido de socorro continuava chegando em meus ouvidos.
Chegamos a cidade que era cortada por um grande rio, ao chegar perto dele o pedido de Socorro continuava, e de repente a mesma voz me dizia:
Ei, sou eu, não esta me reconhecendo,
fiquei espantado e perguntei eu quem?
e a voz respondeu:
- o rio que você conheceu la no alto da montanha.
Então disse, como você esta diferente, cheio de garrafas plásticas, pneus, e com cheiro estranho, ruim.
São esgotos, pesticidas, restos de tintas, animais mortos, que descartam em mim,
dizem que em SP no rio Tiete eles descartavam ate pessoas mortas consideradas indesejáveis, e que em Pirapora o descarte de sabões e detergente naquele rio, chegam a formar um volume enorme de nuvens de espumas que invadem a cidade levando também um odor horrível, disse ele.
Então perguntei :
mas para onde vai essa agua com toda essa sujeira?
Ele me respondeu:
Para sua casa, para sua torneira.
Nossa para minha casa?
Sim disse, e complementou:
Essa agua sofre um processo químico de tratamento com produtos tão fortes, que tiram todas as impurezas, e matam todos micros-bichinhos ate chegar a torneira de sua casa, assim diz o pessoal da Cia de Agua.
E continuo o rio a dizer: não existe ainda nenhum produto que substitua minha agua, sem agua não existiriam , plantas, animais e seres humanos; o socorro que peço, não e pra mim e sim para vocês, e completou:
- se eu ficar doente, vocês adoecem comigo, se eu morrer, vocês morrem comigo.
Mas por enquanto continuem tomando essa agua fétida, acida ,cara, ate que todos entendam meu grito de “Socorro”,
É tomar para não morrer ou morrer por tomar, a escolha é de cada um.
Ainda dá tempo de mudar ……. LMarcondes