COMPREENDENDO O QUE É ANOSPLEXIAS!

A palavra "plexia" é um substantivo feminino que se refere a um conjunto de nervos ou fibras nervosas que se entrelaçam ou se cruzam em um determinado ponto do corpo humano.

Aliás, e por falar em nervos, um velho amigo meu foi ao médico para ver o que ele tinha nas pernas, por que ele estava sofrendo demais com umas dores nos joelhos, então ao chegar ao médico, o médico lhe perguntou- como o Sr. está se sentindo, meu velho, ele disse tenho umas dores bem complicadas nas pernas mais especialmente nos joelhos. No que o médico logo atirou as palavras; Calma, isso é o nervo ciático! Sem demora o meu amigo tacou de primeira: Dr. o que eu que nem conheço a China, tenho a ver com alguma coisa que tem de ter vindo logo da Ásia? Ele entendeu que o Dr, tinha falado nervo Asiático, e não ciático!

Outro dia recebi uma paciência sem educação, nem comedimento, ou seja, sem parar nem para dar tempo a ela para tomar um pequeno fôlegozinho.

Espantado com a descrição dela sobre a tal dor, então pedi desculpa para ela e perguntei qual seria a sua idade, em meu consultório uma moça de uns vinte e poucos mais ou menos, que me reclamava de certa dor que doída em todo o seu corpo. Segundo ela, era uma dor sem trégua!

Com todo o respeito. Até por que se você perguntar a idade de uma mulher sem pedir licença, é o mesmo que jogar uma pedra num caixa de marimbondos daquele deste tamanho! Daqueles que costumam andar a pé, entende? Depois não tendo como correr da besteira que você fez, eles sempre te alcançam para lhe aplicar aquelas picadas cavalares de ferroadas até que você desmaia de tamanha dor! E só depois que você fez a dita besteira, é que você viu que não tinha nenhum matinho para você entrar para se esconder deles. Que maravilha!

Bem, assim sendo, então a moça me olhou com aquela carinha de espanto e mandou, escuta seu médico de araque, eu vim aqui para fazer algum tratamento, ou para ser execrada? Afinal, o que vai lhe ajudar o Sr. saber qual a minha idade? O que tem a ver isso com o grau da minha saúde? Será que a minha cara está me entregando assim, é?

Que coisa, não? Então com certo tato, é claro, eu sempre tento manter certo tato, lhe disse, olha minha amiga, como esta é a sua primeira vez, - minha primeira vez? O que o senhor sabe da minha vida para me dizer na cara dura que esta é a minha primeira vez?

Escuta aqui, afinal o senhor é um médico, ou um guru daqueles que acha que sabe tudo da vida dos outros?

Esta não é minha primeira vê, estamos conversados?

Bem, pedi mil desculpas e falei que não era nada daquilo que ela estava pensando, é que como eu não conhecia, precisava saber melhor de alguns detalhes sobre algo que poderia ter acontecido com ela durante certo período de sua vida. Bem um pouco mais calma agora, ela começou a me dizer. Doutor, mil desculpas, é que eu de fato nunca estive num médico, minha mãe não tinha esta coisa de me levar em lugar nenhum, o negócio dela era só procriar, procriar, sabe, como é esta coisa de mulher pobre sem informação, como que é. Eu já estava começando a me dar conta que aquela história não ia acabar bem. Dito e feito.

Pois quando ela me disse que o negócio da mãe dela era só fazer filhos, imagina o que passou pela minha cabeça.

Depois ela também me disse que o seu pai, o mais importante que ela já tinha feito, era ela! Caramba! Mas não dá pra entender certas coisas.

Se esta família era tão pobre e não tinha dinheiro nem conhecimentos, então como estas pessoas viviam la na roça? Ela me disse que naquele tempo não tinha TV, e muito menos internet.

Então tudo o que as pessoas casadas sabiam fazer e muito bem, eram filhos. E por isso ela embora tão jovem, era daquele jeito, toda raivosa, brava como uma porca de filhotinhos! E olha que uma porca quando dá a luz uma renca de leitõezinhos, ela vira outra coisa, menos uma porca!

Só sei que com isso naquele consultório, as cosas foram ficando feias até que cheguei a ponto de me obrigar a mandar esta paciente ir embora.

Mas depois como eu sou um excelente médico na área de fisiologia nuclear, ou seja já sei até como construir uma bomba atômica, então não deixei que minha raiva tomasse conta de mim naquela ocasião, apenas pedi para que ela se retirasse do meu local de trabalho. Então foi assim que ela me respondeu; olha aqui seu doutor de araque, o senhor não vai me consultar mesmo só por que eu falei com o senhor tão educadamente?

Lá em casa, eu não costumo falar não, eu tenho um costume é de pegar uma Mão de pilão e arrumar na cabeças dos meus irmãos quando fico com raiva deles, certo?

Sendo assim então dei logo um jeito de me retratar com ela, é claro. Pois a vida só se vive uma única vez!

Se o senhor não quiser me atender mesmo é isso o que vou fazer aqui e agora com o senhor, viu?

Foi assim que descobri sem esforço algum, o que era de fato a tal ANOSPLEXIAS! Uma mulher com certa idade e os nervos á for da pele!

Sendo que ela me falou com toda a educação, me senti constrangido em não atender ela da melhor maneira possível, pois afinal eu havia jurado no tratado de Hipócrates. “Disponho-me a ajudar todas as pessoas mesmo que elas estejam loucas, dementes, abcedadas, sem noção do perigo e coisas mais, e ser um médico a serviço das pessoas, queira elas sejam ricas, ou muito ricas, ou ainda muito bilionárias, eu sempre hei de atendê-las em quaisquer circunstâncias”

Sendo assim para não deixar um paciente ou uma paciente (gente, ainda tenho dúvida, por que paciente homem, não tem diferença de paciente mulher) sem tratamento, eu me esforço para mesmo enfrentando estas situações que põe a minha integridade em risco, faço tudo, quer dizer quase tudo no meu local de trabalho!

Charlis
Enviado por Charlis em 08/01/2024
Código do texto: T7971480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.