EXTREMA POBREZA


Eles eram  muito pobres e carentes.
Moradores do litoral, mais precisamente no Balneário da Barra do Sul/SC, década de 1950.
Não havia energia elétrica, comunicações, estradas (as vias de acesso eram pela lagoa da Barra) .
Cerca de 150 moradores fixos (que viviam da pesca) e uns 5 comerciantes que exploravam a economia crescente (pescados e fabricação da farinha)
O peixe que o pai pescava na  hora do almoço ia para um prato único e era dividido junto com o pirão(1) como se fosse uma pizza entre os familiares.
Formavam um casal e quatro filhos, duas filhas e dois filhos.
Vorazes, devoravam a delícia diária,  e sempre o mesmo cardápio.
Não conheciam talheres ou pratos mais sofisticados, diria  eu, até comuns.
As encrencas(2) durante as refeições eram constantes, normais. Vencia o mais famélico.
Na maioria das vezes saíam com fome da mesa pois as refeições eram frugais.
Por vezes alguns se saiam bem, conseguiam “roubar”parte da comida da parte que caberia ao irmão ou irmã.
Como vizinho de praia, observava-os constantemente.
Achava tudo ridículo, absurdo: a maneira dos seus comportamentos, a aparente  conformidade com a vida, a passividade com a situação...eu não sabia da miséria do mundo.
Pois eu era diferente, moço criado com mimos, fartura...devoções!
As férias se foram, esqueci deles todos e de suas “manias”!!!
O tempo, o senhor de todas as coisas soprou lentamente, ao futuro, novas ocorrências...
Tive notícias dos "miseráveis"...
O pai já velhinho falecera nos braços do único amor que lhe acompanhara por toda a vida.
A mãe falecera pouco tempo depois.
Os filhos, duas irmãs e dois irmãos?
Ivo, o mais velho, hoje chamam-no na cidade de Joinville/SC  de Dr. IVO, um especialista em gastronomia.
Helena, a moça de mais idade trabalha como assessora numa multinacional em Curitiba/PR.
Júlia a terceira filha é nutricionista numa grande rede de supermercados.
Marcelo o caçula está sendo procurado pela polícia.
Tem várias passagens nas delegacias dos Estados do Sul por tráfico, homicídios, tentativas de assassinatos, estupros e fraudes.
E a vida continuou...
Nada mudou!!!
 
 
(1) Pirão - Papa grossa de farinha de mandioca misturada em água ou em caldo.
(2) Encrencas – intriga, desordem

 

By:Maurélio Machado