Praga de mãe

Se alguém sabia o que aconteceu de verdade, morreu sem contar pra ninguém. O que todo mundo dizia era que o diabo tinha levado o corpo do desgraçado, e que assim aconteceu:

Princípios do século vinte, na região de Blumenau, Santa Catarina, numa colônia de italianos, povo católico raiz, quando alguma coisa dava errado era comum o cristão explodir e desfiar "blasfêmias" tipo "maledeto", "porca pipa", "porco diaulo", "xacramento", "...", chegando às vezes a palavras bem pesadas como "porca Madona", "porco Dio" e a corruptela "Orco Dio", como se essa alteração tivesse o poder de perdoar o pecado de chamar Deus de porco. Um dia alguém vai escrever um livro de História sobre esse vício em particular, porque a criatividade da italianada na hora de "bastiemare" era antológica.

Mas era tudo da boca pra fora, porque depois da explosão de raiva vinha o arrependimento e até a confissão ao padre, antes de comungar na missa de domingo. No entanto, teve um caso que ficou falado durante décadas, porque o Bepo - vamos fazer de contas que esse era o seu nome - xingava pra valer, amaldiçoava qualquer criatura existente entre o sétimo céu e o quinto inferno, e não se esquecia de vituperar também o Criador.

Bepo tinha câncer e quando as dores o atacavam sua morfina era blasfemar a plenos pulmões, disparando uma coleção de palavrões e frases que faziam corar até o satanás.

A mãe dele, coitada, ficava com o coração apertado e tentava consolar o filho mau, mas este não tinha jeito. Um dia, cansada de chamar a atenção do infeliz, ela perdeu a paciência e falou pra ele a mais pura verdade: "Ferma de bastiemare, Santa Madonna, che il diáulo vene torte le" (Pára de blasfemar, Santa Nossa Senhora, que o diabo vem te pegar.)

Todo mundo sabe o quanto uma praga de mãe é terrível, a pior possível.

Câncer é doença terrível, pior naquela época quando não tinha cura de jeito nenhum, e Bepo morreu.

Bepo morreu e o corpo dele sumiu. Desapareceu. Ninguém conseguiu encontrar. Como fazer o enterro? Colocaram um talo de bananeira no caixão, pregaram a tampa e assim os familiares levaram o blasfemo - simbolicamente - para sua última morada. O corpo, satanás em pessoa se encarregou de levar pro inferno. Não tinha outra explicação.

Se non è vero, lè bene trovato.

Marco Antonio Mondini
Enviado por Marco Antonio Mondini em 30/12/2023
Reeditado em 10/03/2024
Código do texto: T7965389
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.