Saudades ...

Lembro da mesa posta logo pela matina. Era a fartura que cheirava à terra. Era a festinha de ver tudo bem distribuído sobre a toalha de xadrez azul.

Tinha cará, batata-doce, bolo de macaxeira, cuscuz, leite morno e o café fumegante no bule velho e descascado de ágata.

A mãe acordava cedo com o canto do galo e preparava com muito cuidado toda a providência divina. O pai já estava arrumado saboreando a sua primeira refeição do dia. Depois ia para o trabalho resignado.

Eu acordava bem mais tarde porque a cama era o convite para a preguiça. Mesmo com a mãe chamando. E não tinha outro jeito, senão, levantar; esfregar os olhos; abrir a janela e sentir o cheiro do capim fresco e orvalhado com o sereno da noite. Sonolenta e cambaleante; me dirigia até a cozinha e me deparava com a alegria infantil da mãe que me oferecia um pratinho com um pedaço de bolo que eu tanto amava.

Acho que aquilo era a felicidade...

Mas nunca entendia o porquê dos pés do pai sempre ásperos e as mãos da mãe com calosidades. Um dia os vi chorando abraçados no mormaço e só pude oferecê-los a água fresca do poço. Mas nunca perguntei o que tinha acontecido. Era íntimo demais.

***********

Fagner - Canteiros.

Kathmandu
Enviado por Kathmandu em 15/11/2023
Código do texto: T7932693
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.