PASTOR NATURISTA VINDO D ALEMANHA EM 1953

 

 

Foi num clube naturista que encontrei um morador chamado Ingobert Niewöhner, que carinhosamente vamos chama-lo de Ingo, seu apelido como é mais conhecido. Ele por ser de origem alemã, nascido na Saxonia (Alemanha) ainda possui um visível sotaque. É um pouco calado, e fala de uma forma pausada e veio morar no Brasil em Janeiro de 1953. Quando bati um papo com o Ingo, ele estava passeando com os seus dois cachorros presos em suas guias. Era um passei para seus cães e para si mesmo, pois era o único exercício físico que ele fazia, graças aos seus cães. 

Ingo aprendeu antigamente função de aprendiz de rádio técnico com três anos e meio estudando, mas passou posteriormente a ser Pastor Evangélico, pois seus destino era  divulgar a  fé através do seu pastorado.   Formou-se na faculdade de teologia e ciências exatas, sempre se preocupando com a vida das pessoas, como é próprio de um verdadeiro religioso – como ele é, e que está sempre aborrecido com as injustiças e desigualdade dos seres humanos, e tem como seus melhores momentos vividos quando dirigia um asilo por oito anos na cidade de Trombudo em Santa Catarina.

Ingo sempre achou muito importante na vida, a saúde, família, realização profissional, religião e amigos, e por outro lado acha de pouca importância, realização financeira e  atividades físicas. E a sua maior mágoa, são as guerras. Eu também penso assim.

Como o Ingo fala a sua própria língua mãe que é o alemão, mas também fala inglês e português. É bem casado há 58 anos, tendo constituído uma bela família de cinco filhos, onze netos e quatro bisnetos.  Ele, o Ingo, é imotivado pelas bodas de ouro, os filhos e netos que lhe deram o melhor nesse muito tempo vividos. O que ele agradece por ter fé durante a vida.  Mas o que  gostaria de mudar, no mundo seriam as guerras e a miséria, é eu também acho que estas desgraças deveriam sumir do mundo. Quando?

 

 A mensagem de Ingo para os jovens seria que eles conseguissem integrar-se melhor na sociedade em que vivem, para poderem melhor se equalizarem suas vidas neste mundo.

Voltando um pouco a sua história passada, a começar pelo seu nascimento em Schmiedeberg/Saxônia, em 1930, filho de um médico de clínica geral.  se mudando para Dresde em 1932, onde cresceu parte de sua juventude e Ingo contava com 9 anos quando a sua cidade  foi palco da a 2ª Guerra Mundial, e ela fora parcialmente destruída pelos ataques com bombas lançadas pelos Americanos e Ingleses que posteriormente foi ocupada pelo exército vermelho Russo.

Um resumo da história do conflito de guerra contada pelo próprio Pastor  Ingobert:  Com apenas 10 anos fui incorporado na juventude nazista e quando eu tinha 13, fiz um curso de enfermagem e me apresentei na Cruz Vermelha como voluntário. Em 1943 foi bombardeada a cidade vivinha  de Leipziz , situada a 100 quilômetros de Dresde, e em Outubro de 1945, foi a própria Dresde violentamente bombardeada por duas vezes com a destruição do centro, onde morreram mais de 25.000 pessoas, mas talvez este número ainda não certo, podem ultrapassar algumas vezes esta cifra.

 Recebi uma moto com a incumbência  visitar os hospitais periféricos para verificar as vagas dos leitos, pois os contatos telefônicos não existiam pela destruição ocasionados pelos artefatos bélicos.

Em Abril de l945 veio o exército Russo, ocupando o leste da  Alemanha . Ao andar de moto fiquei gripado, e impedido de acompanhar o contingente da Cruz Vermelha na sua tentativa de fuga.

 Nos primeiros meses da ocupação Russa, nos os ajudávamos em vários tipos de serviços, como convocados pela ocupação Russa, onde fazíamos serviços de colocações de postes de luz, descarregamentos de mantimentos como batatas que serviam aos homens do Exército Russo. Em 1946  e eu completei os meus estudos fundamentais e em 1947 eu evadi-me da zona Russa para a Alemanha Oeste.

Então chegamos em 1952, quando o pastor Ingobert, emigrou para o Brasil, aportando na cidade do Rio de Janeiro, e posteriormente indo morar em Frederico-Westfalen e posteriormente em Palmeira das Missões no Rio Grande do Sul, Casando-se em 1954.

 

Em 1957, iniciou a sua aprendizagem da língua grega e 1958 ingressou na Faculdade de Teologia, mas só em 1964 teve a sua aprovação no 2° exame de teologia pró ministério, com ordenação em Horizontina. Em 1966 foi eleito para assumir o pastorado em Picada Hartz.  Após ter morado no Brasil por 15 anos, fez a sua viagem para a sua terra de origem, na Alemanha, em 1967 como visitante, e somente em 2006 refez a sua segunda e última viagem de oito dias, pois já tinha adotado o Brasil como sua moradia definitiva, pois foi aqui, no Brasil, que constituiu a sua família. E hoje aos 91 anos (2021) vive com sua esposa Matilde na Colina do sol.    

 

Neri Satter – Abril de 2013   -    CONTOS DO SCARAMOUCHE

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 20/10/2023
Reeditado em 22/10/2023
Código do texto: T7912927
Classificação de conteúdo: seguro