MAÍLSON, O SERVO DO DINHEIRO

A semana inteira Aureliano dedicava-se a entregar o seu suor numa empreitada: a construção de uma fábrica, uma luz de esperança para os desempregados do bairro.

Sua vida era osso! Dormia em uma cama de colchão fininho. Não sei como, mas dormia. E amanhecia na esperança de dias melhores para si e para o seu companheiro fiel, seu amigo Gervásio, o cachorro caramelo.

O bichinho estava tão magro...!

Seu divertimento era revirar o montinho de lixo próximo do Sítio do Tidinho, tradicional Recanto destinado ao lazer dos locais.

Durante os finais de semana, as festas no sítio animavam o bairro. Na segunda -feira, lá iam Aureliano catar latinhas e o cachorro Gervásio em busca de restos de comida.

Gervásio era um animal esperto, mas tão maltratado que dava dó. O bichinho era tão fiel ao dono...!

O nome Gervásio foi em "homenagem" ao atual marido da ex de Aureliano.

Alenka Jusi era uma atriz de renome, mui bela, acostumada ao requinte. Maria Dagmar, seu nome de pia, viu sua vida ir ladeira abaixo. Foi uma avalanche de tristes acontecimentos: Foi muito iludida pelos homens, teve partos complicados que culminaram na perda de três filhos, perdeu sua mansão devido a um incêndio criminoso ( ela era muito invejada), sua situação financeira entrou no vermelho. Enfim, a miséria bateu à sua porta. Foi o fim de Alenka Jusi, agora ela voltaria a ser uma simples mortal: Maria Dagmar ( ela detestava ser chamada assim ). Ela não aceitava, não admitia não receber mais convites para fazer novelas e filmes.

O que o destino reservou pra ela foi infelizmente partir para o mundo sombrio e degradante da prostituição. Teve que tirar proveito do seu corpo bonito para conseguir se manter na vida. Vida triste de se arriscar e ver a morte de perto! Ia para a cama com todo tipo de homem.

Aureliano a conheceu no bordel. Foi um dia em que tudo deu errado pra ele: foi demitido do trabalho no supermercado, descobriu que era corno da primeira namorada.... enfim, era só chororô. Então, para tentar amenizar, foi em busca de um divertimento. Esperava pelo menos alegrar uma parte do corpo.

Ao entrar no local já ficou no salão tomando umas geladas pra tentar espairecer. Correu os olhos para as mulheres e já foi surpreendido com a presença de Alenka Jusi. Ele reconheceu a atriz logo de cara. Já sentiu seu coração bater acelerado só de imaginar na cama com aquela deusa, seu sonho estaria prestes a ser realizado. Mas uma outra questão o deixava encafifado, o que a atriz estaria fazendo ali naquele lugar de gente de nível social totalmente diferente do dela? Ele não quis perguntar, não queria ser indelicado. No pensamento só havia um desejo: estar na cama com aquela beldade. E o seu sonho foi realizado. A junção dos corpos provocou o ardor, o fogo do desejo, Que mulher! Ele estava disposto a casar com ela e não largá-la nunca mais! O que ele iria fazer pra casar, sendo que não tinha um tostão! Alenka Jusi zombava da cara de Aureliano: Esquece, gato! A gatona aqui não é pro seu bico não! Nada de mais, nada além de um simples aperitivo! Casamento? Ah, duvido... Você não tem onde cair morto!

Enquanto a atriz tirava onda da cara do sujeito, ele estava com o pensamento longe, estava maquinando um plano pra conseguir um bom dinheiro. Dinheiro... era tudo o que precisava! Se casar com uma atriz do gabarito de Alenka Jusi iria dar uma guinada na sua vida.

Colocou, então, a cachola pra pensar. A bem da verdade é que quem é movido pelo coração não pensa. Aureliano começou a pensar besteira, um disparate de querer assaltar um banco, arriscar sua vida por causa de grana. Sentiu um frio na espinha. Não podia, por hipótese alguma, o plano dar errado. Alenka Jusi percebeu então a preocupação no semblante do malandro e o chamou para o quarto a fim de dar uma " massagem relaxante". Aureliano se entregou ao paraíso daquele corpaço. Então, lá pelas tantas da madrugada, ocorre um bate-boca na Casa das primas, e em seguida ouve-se três disparos. A casa estava lotada e o tumulto foi tão grande que não deu pra ver quem foi o criminoso.

A vítima era um homem na faixa de 35 anos, seu nome: Maílson.

Era um cara sem eira nem beira, um desajustado de mente. Era um cara que enchia o bolso de papel ( panfletos, papéis de lixo... ) e dizia pra todo mundo que tinha muito dinheiro, que estava rico. Ele entrou no bordel todo eufórico, gritando que iria casar com todas as mulheres da Casa, pois ele seria tal qual o Rei Salomão que foi o homem mais rico e teve muitas mulheres.

Maílson era um sujeito transtornado, foi pra cima das mulheres, queria porque queria possuí-las sem ter um tostão. Num mundo em que o povo já perdeu a paciência, já se pode imaginar o que aconteceu: Maílson foi alvejado com três tiros no coração.

O inferninho chamado de Lambedor foi abaixo. Três da manhã, madrugada quente ( nos dois sentidos). A polícia foi acionada. Aureliano foi se esconder no banheiro junto com a atriz. Alenka estava em prantos, por pouco não foi atingida pelos disparos. Aureliano a acalmou em seus braços. Ele teve a ideia de se apossar da identidade de Maílson. Para todos os efeitos, agora, ele era Maílson, o maluquinho tarado.

Não contou nada do que estava planejando para Alenka. Estava cego, Estava se metendo com o mundo do crime. O casal olhou pela fresta da porta. A polícia já tinha ido embora, nada do que acontece no mundo da ralé tem relevância. Até parece que visualizamos dois mundos: o mundo assistido e o mundo desassistido. Muitos que sofrem nesse mundo desprezado acham que o dinheiro é tudo e se vendem e fazem coisas inimagináveis para obtê-lo. Mudam não só de identidade como fez Aureliano, que se transformou em Maílson, mas mudam dentro de si. Trocam a humildade pela soberba. Maílson ( Aureliano) quase morreu na tentativa de assalto ao banco. Ficou em coma, tinha mínimas chances de vida. Por um milagre sobreviveu. Alenka não aguentou esperar por Mailson. Não queria ser lembrada como a atriz falida que se casou com um assaltante de banco. Então conheceu um ricaço chamado Gervásio. Aureliano saiu do hospital com a alma em trevas. Alenka Jusi não o amou de verdade, o tempo todo ficou atuando. Esta é sua sina: fingir. Agora finge que ama Gervásio. O dinheiro manda ela fingir que ama e ela obedece. O dinheiro, o dinheiro quem manda... Ele mandou Aureliano se passar por outra pessoa e assaltar um banco. O dinheiro mandou Gervásio humilhar Aureliano: Sua mulher está comigo porque você não tem onde cair morto! O dinheiro mandou Alenka Jusi ,renomada atriz que, após se encontrar em apuros financeiros, se enveredar no mundo da prostituição. O dinheiro faz muitos se perderem pensando que acharam a sorte grande.

Mas grande é o sofrimento de quem é servo do dinheiro.

( Autor: Poeta Alexsandre Soares de Lima)

Poeta Alexsandre Soares
Enviado por Poeta Alexsandre Soares em 20/10/2023
Código do texto: T7912774
Classificação de conteúdo: seguro