O Próximo

O Seu Murilo do feijão, apelido este por fazer um delicioso feijão com pele lá nas bandas do Quilombola do Capão, lugar onde vivem muitos roceiros afrodescendentes, estava na cidade para receber seu salário no quinto dia útil e lá ele na fila e impaciente. A fila estava longa e por carregar os seus 87 anos, as suas pernas já fracas pelo tempo se moviam lentamente para se ajeitar em uma posição.

E a atendente:

- O próximo!

E ele lá. Coçava a cabeça e os alaridos daquele jeito. Um falava da roça, outros de política e aquele que comentava sobre a crise e assim a fila ia minguando e sua vez de ser atendido se aproximando.

E a atendente:

- O próximo!

Aquilo foi irritando o Seu Murilo, que se foi, dizendo que voltaria no outro dia.

Como o de costume ele gostava de um boteco e de uma cachacinha e foi parar lá na Venda do Loucura, um senhor alegre e contador de causos. Cabra ajeitado que atendia a todos com muita calma e sem distinção.

Lá também se encontrava o Seu Paulo da Mirtes pescador, cabra que gosta das barrancas do Rio das Velhas e sempre pescava para fazer o tira gosto. Logo o Seu Murilo:

- Fui na lotreca pa mode receber a merreca do pagamento e a fila tava tão grande que rudiava o quartêrão. E o pió é toda hora a moça chamava: o próximo! E nunca que chegava neu.

Ouvindo aquilo o Seu paulo entrou na conversa:

- Uai! Murilo! Vi uma prosa que a gente pode mudá o nome da gente. Mode de quê o sinhore num muda o nome do sinhôre? E se eu fosse o sinhôre eu botava o nome de PRÓXIMO, uai!

Sem pestanejar o Seu Murilo logo respondeu:

- Uai! Moço! Me fala, dadonde eu tenho que recorrê pa mode esta mudança de nome?

E o Seu Paulo:

- Ora Murilo! No cartóro home.

O Seu Murilo pediu uma alambicada, jogou na goela e foi para o cartório. Chegando lá, o Oficial:

- O próximo!

E ele:

- Sô eu! Quero mudá o meu nome.

Educadamente o Oficial do Cartório:

- Pois não meu senhor! Com qual o senhor gostaria de se registrar?

Numa rapidez ele:

- PRÓXIMO DE OLIVEIRA BARBOSA!

O Oficial deu uma risadinha e trocou o nome do Murilo.

Ele logo perguntou:

- Só isso? Posso ir imbora?

O Oficial:

- Claro, Seu Próximo!

Olha, ele saiu em disparada e foi à lotérica. A fila neste dia estava até pior. E a atendente:

- O Próximo!

E lá do final da fila:

- Sô eu!

Mas foi uma bagunça... Uma xingação, uns se empurrando, outros até desmaiando.

Ele chegou à atendente e ela:

- Meu senhor. Pelo que estou vendo o senhor é o último da fila.

Ele retirou do bolso a certidão e entregou pra moça. Ela atentamente leu e:

- Gente! Silêncio! Ele tem razão. O nome dele agora é: PRÓXIMO!

Aquilo causou mais confusão e a Lenice do cimento – esta gostava de construir - que estava na fila foi logo indagando:

- Moço! Ocê num chamava Murilo?

E ele a toda altura disse:

- Sim! Mais quando eu venho receber a minha merreca de pagamento a minina grita só ansim: o PRÓXIMO! Eu fui lá e mudei o meu nome no Cartóro uai!

Ouvindo aquilo todos correram para o cartório para trocar de nome.

O que você acha que vai acontecer? Vai resolver a situação do Seu Próximo? Ou ele vai continuar no mesmo?

Acho que a atendente vai ter que mudar a forma de chamar o próximo da fila.

E se ela disser: Por favor, a vez é de quem?

O Seu Próximo poderá até desmaiar...

Coisas do dia a dia.

Inté!

Mestre Tinga das Gerais
Enviado por Mestre Tinga das Gerais em 05/09/2023
Reeditado em 05/09/2023
Código do texto: T7878480
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.