INTELIGÊNCIA E A FALTA DELA.

 

No decorrer da história, pessoas inteligentes têm contribuído significativamente para o avanço da humanidade por meio da educação, ciência e tecnologia. Os professores têm o poder de moldar mentes e inspirar gerações, enquanto cientistas e pesquisadores têm descoberto novos conhecimentos e desenvolvido inovações que melhoram a qualidade de vida. A inteligência aplicada de maneira positiva e construtiva pode trazer grandes benefícios para a sociedade.

Entretanto, é verdade que também existem casos em que pessoas inteligentes falharam ao criar armamentos, bombas e outros artefatos bélicos. Essas invenções trazem consigo consequências devastadoras, que todos conhecemos muito bem. É importante ressaltar que a responsabilidade não está na inteligência em si, mas sim na forma como ela é utilizada.

Da mesma forma, os automóveis foram criados por mentes brilhantes para resolver problemas de locomoção. No entanto, é lamentável que acidentes automobilísticos causem a perda de mais de um milhão de vidas a cada ano, deixando milhões de pessoas incapacitadas. Essas estatísticas são alarmantes e exigem uma reflexão profunda sobre como melhorar a segurança no trânsito e minimizar tais tragédias.

Quanto aos governantes inteligentes, é um desafio complexo resolver problemas globais, como a fome e a criminalidade. Embora muitos líderes tenham se esforçado nesses aspectos, ainda há muito trabalho a ser feito. A erradicação da fome exige ações coordenadas em nível internacional, enquanto a redução de assaltos e homicídios envolve questões socioeconômicas complexas. É importante lembrar que a solução desses problemas não depende apenas da inteligência individual, mas também da colaboração entre nações e da implementação de políticas eficazes.

Na ciência médica desenvolvidas por pessoas inteligentes ainda não conseguiram evitar a morte causada pelo câncer. Embora não tenhamos alcançado esse objetivo até agora, é importante valorizar os esforços daqueles que buscam melhorar a saúde e o bem-estar da humanidade.

Por fim, é injusto generalizar e menosprezar os não inteligentes por não inventarem nada. A inteligência é uma qualidade complexa, e cada pessoa tem suas próprias habilidades e talentos.

Em suma, a inteligência humana é uma faca de dois gumes. Quando aplicada de forma positiva e voltada para o bem comum, pode gerar resultados extraordinários. No entanto, é essencial lembrar que a inteligência por si só não garante sucesso ou soluções completas para todos os problemas. É a combinação da inteligência com valores éticos, colaboração e compreensão das complexidades do mundo que nos permitirá avançar como sociedade e enfrentar os desafios que temos pela frente.

Neri Satter – junho de 2023 CONTOS DO SCARAMOUCHE

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 23/06/2023
Reeditado em 25/06/2023
Código do texto: T7820573
Classificação de conteúdo: seguro