Barbebeiragem…?

Contos-->Barbeiragem -- 25/09/2013 - 05:26 (Brazílio)

Zito era barbeiro. Mais pela barbeiragem. Mas ia vivendo um dia após outro. Sem acesso às cabeças coroadas da Velha Serrana, disputava com outros fígaros de arrabalde a sacra tosa das demais ovelhas do rebanho, também filhas, e fios, de Deus.

E eram ainda os bons tempos antes que a praga do ie-ie-iê invadisse a praça. Portanto, tesouradas e navalhadas continuavam a ser demandadas.

Contudo, o sustento da família, prole numerosa como soía, advinha com mais certeza e segurança do trabalho da mulher, Dona Anjinha, corpulenta, morigerada, operária na fábrica de tecidos. Seu salário, conquanto mínimo, trazia a vantagem de não oscilar, como os ganhos parcos do marido. E a mente, muito menos naentrega aos devaneios.

E a meninada ia crescendo, indo à escola, dando a mão relutante nas obrigações domésticas, namorando e até buscando uma colocação que lhes viesse aliviar as despesas da casa, que também se avolumavam.

O Zito, entretanto,é que queria sair da rotina modorrenta, e um ânimo interior o impulsionava a aventuras que compensassem as durezas da existência . E depois duma cervejinha de fim de tarde então, tornava-se mais premente aquele desejo latente - que mais tarde um tal de Freddy Mercury andaria interpretando com o seu “I want to break free...". And free he broke, num fim de tarde em que a barbearia andava às moscas.

Na sua escapulida, Zito fora à zona do meretrício, que ficava numa das saídas da cidade. Queria variar. E variado já estava, após uma sucessão de golos. Caíra a

noite, e ele se divertindo, ainda que cambaleante.

E qual não foi sua surpresa quando alguém lhe soprou, em meio à farra, que dona Anjinha adentrava o quele antro pecaminoso à sua procura. Nem pensou, nem pestanejou, apenas a janela dos fundos mais próxima saltou.

E qual não foi o castigo, ao se projetar sobre a vegetação hostil que se encontrava ao sopé da janela: era puro mandacaru.

Sua recuperação física foi lenta. Entretempo, a freguesia se dispersou. E dona Anjinha, o coração lhe fechou. Ao qual um par de coxas se aliou. Menos mal para um par de bolas que poe pouco se poupou.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 14/06/2023
Reeditado em 11/04/2024
Código do texto: T7813432
Classificação de conteúdo: seguro