A mulher de pijama listrado e o julgamento dos fazendeiros.

Zé o ganancioso resolveu fazer uma reunião com os outros fazendeiros para desvendar o tal mistério da morta viva já que os boatos já estavam se espalhando pela cidade e isso poderia lhe causar prejuízos futuros desvalorizando as suas terras, à medida que o falatório se espalhavam por outros vilarejos os fazendeiros ficavam apreensivos com as incertezas das consequências.

Os mistérios continuavam a acontecer pois, à mulher de pijama listrado resolveu ampliar o seu plano de ação para outros fazendeiros que também foram culpados pelo ocorrido com seus familiares e a confusão continuo ela tocava fogo nas lavouras de cana, furava os pneus dos tratores entre outras coisas isso no intuito de espalhar o temor nos fazendeiros.

Passados alguns dias os fazendeiros resolveram se organizar e criaram uma associação onde eles se reunião organizando estratégias para solucionar o tal mistério pois, à população aflita com os fenômenos estavam cobrando providencias das autoridades policiais Genésio o delegado da cidade recebendo as queixas começa a intensificar as investigações.

A população resolve fazer passeata para chamar a atenção do ocorrido na cidade. Isso de certa forma não foi bem visto por parte dos fazendeiros nem do delegado as equipes de televisão montando acampamento na cidade para ver de perto o tal mistério. Enquanto isso a mulher de pijama listrado observava de longe o desenrolar dos fatos, mas sempre atenta para não ser surpreendida uma vez que os planos dela ainda estavam apenas no começo eles não tinham a mínima ideia do que estava por vir.

Dona Joana uma senhorinha que morava perto num lugarejo chamado poço do encantamento relatou ao delegado ter visto um vulto rodando suas terras temendo ser a tal morta viva foi até a delegacia registrar um boletim de ocorrência atento ao relato de dona Joana deu início às investigações começando por aquelas bandas.

Diante de tantas queixas ainda sem solução pois, a mulher de pijama listrando não ia deixar-se ser pega sem fazer realmente o que estava determinada resolveu se esconder em outro vilarejo próximo a cidade de Mutuípe atenta aos movimentos da população não ia facilitar a sua captura sem antes mostrar a população os culpados pela morte de seus pais.

Enquanto o delegado reunia o seu efetivo policial para iniciar as investigações na floresta a mulher de pijama listrado observava de longe toda a movimentação mas, como ela conhecia a floresta como a palma de suas mãos resolve dar um susto nos policias deixando pequenas pistas só para confundi-los.

Genésio o delegado crente que estava no caminho certo volta a cidade com as informações reúne a população e começa a dizer o que de fato viu.

O que tenho a dizer para vocês é que não tem como alguém sobreviver num lugar como a floresta por tanto tempo somente os animais é logico pois é seu habitar natural mas, humano não tem como sobreviver por muito tempo encontrei objetos como sacolas plásticas, copos descartáveis isso certamente deve ter sido deixado por aventureiros e caçadores que frequentam aquela região. Interrompendo o delegado a população agitada reclama dos tais fenômenos ocorridos com os fazendeiros e o delegado esperto que só não queria resolver fenômenos sobrenaturais diz: Acredito que pode ter ocorrido falhas de manutenção nos tanques e provavelmente as cercas de suas propriedades devem ter algumas brechas isso explica tudo.

Os fazendeiros diante das explicações do delegado sabiam que realmente tinha algo de muito estranho em suas terras, mas no momento as explicações vieram a favorecê-los era melhor aceitar a desculpa da falta de manutenção do que confirmar os boatos de assombração em suas terrar.

Dona Joana que já gostava de um mexerico não concordou com essa resolução uma vez que para ela seria até interessante que a cidade realmente tivesse a fama de cidade assombrada desta forma ela venderia suas confecções de bordados, jarros e objetos místicos o comércio na cidade não era muito atrativo pois, a cidade ela bastante movimentada no período das festas juninas fora isso não tinha atrativo pensando em lucrar junto com as bordadeiras da cidade elas organizam uma passeata deixando em evidencia o descontentamento dado pelo delegado da cidade.

Genésio o delegado irritado com esse movimento resolve chamar na delegacia dona Joana e as bordadeiras para pôr um fim em toda essa confusão, mas a mulher de Pijama listrado que se chamava Inácia aproveitando que as pessoas se concentravam na porta da delegacia em apoio as mulheres ela desliga toda energia da cidade por horar causando ainda mais transtornos e prejuízos depois ela dispara os alarmes das viaturas deixando o delegado intrigado.

O fazendeiro Zé presenciando tudo fica com muito medo pois, ele tem certeza de que realmente a cidade está diante de uma assombração contudo, não pode dizer nada para não amargar prejuízos ainda maiores. No interior sempre tem casos misteriosos lobisomem, mula sem cabeça, saci Pererê o veio do rio e tantos outros que fazem parte do imaginário das regiões rurais do interior.

Passando alguns meses a Inácia a mulher de pijama listrado como era conhecida resolve deixar a cidade um pouco sossegada mas, foi só um pouco mesmo porque ela estava disposta a colocar os culpados pela morte de sua família atrás das grades então ela resolve dar a cartada final e aparece em plana reunião dos fazendeiros na associação fundada por eles.

Eles acreditando que está diante de uma assombração resolvem pedir perdão a ela pelo feito, mas o delegado presente na reunião fica atendo ao diálogo da morta viva e os fazendeiros confessando os crimes feitos por eles diante de uma autoridade policial não restou outra alternativa a não ser o delegado dar a voz de prisão e encaminhá-los as autoridades para dar prosseguimento as investigações e solução do caso já que as confissões foram relatadas por eles.

E assim chega ao final dessa busca por justiça e recomeço de Inácia a morta viva de cidade de Mutuípe interior da Bahia.